Muito semelhante à couve-flor, o brócolis é altamente valorizado por seu baixo teor calórico, propriedades úteis e sabor maravilhoso. Como a horta principal é escolhida por muitos residentes de verão modernos, desde brócolis, crescendo e amamentando no campo aberto além do qual não é muito difícil, produz uma colheita boa até mesmo em regiões com verões curtos e frios.
Existem dois métodos principais de plantio de repolho de brócolis:
- inculto (a partir de sementes);
- mudas.
Cada método tem suas próprias vantagens e é adequado para o cultivo de brócolis na área suburbana e na horta.
Crescendo de mudas
Cultivar repolho brócolis ao ar livre a partir de mudas é a forma mais conveniente e comum que permite antecipar a quantidade de colheita e salvar tantas plantas quanto possível.
A preparação de sementes para o cultivo de mudas começa no início da primavera. Para obter plântulas boas e de alta qualidade, as sementes são classificadas, selecionando apenas amostras grandes e sem danos. Eles são semeados em caixas que são preenchidas com um substrato neutro ou ligeiramente alcalino.
O solo para semear as sementes deve estar solto e permeável à água, para que o material de drenagem seja colocado no fundo das caixas.
As sementes são colocadas no chão a uma distância de 2-3 cm uma da outra em sulcos rasos. Antes do aparecimento das primeiras brotações, a temperatura do ar na sala onde as plântulas são cultivadas não deve ser inferior a + 20 ° C, após a germinação das plântulas pode ser reduzida para + 10 ° C.
As mudas de brócolis se desenvolvem rapidamente, então em duas semanas elas devem ser mergulhadas. É melhor fazer uma seleção em pequenas panelas de turfa que, com o início do calor, juntamente com plantas jovens, podem ser plantadas no solo.
Normalmente, as mudas de brócolis são plantadas na cama não antes de um mês após a semeadura, quando o repolho aparece 5-6 folhas. Plantando brócolis no solo nos subúrbios, bem como em outras regiões com um clima frio, é produzido não antes de maio e apenas em um bem aquecido pelo solo do sol.
Tecnologia de cultivo de brócolis a partir de sementes
Para não incomodar-se com caixas e plântulas, pode cultivar brócolis em uma cama de sementes. Por via de regra, as sementes plantam-se no solo a uma profundidade de 2-3 cm no fim de abril. Que os primeiros brotos de brócolis aparecessem o mais rápido possível, ao plantar as sementes, o solo deveria estar úmido.
Cultivar brócolis no campo aberto dos Urais, bem como em outras regiões com um verão fresco e curto, deve ser produzido apenas com a ajuda de variedades resistentes ao frio e precoces de repolho. O uso de variedades de maturação tardia nessas regiões será inadequado, uma vez que o repolho não tem tempo para amadurecer. Plantar sementes de brócolis no solo aberto em áreas frias não pode ser anterior a maio.
Recursos de cuidado para brócolis
Crescer e cuidar de brócolis no campo aberto praticamente não se diferencia do cultivo de outras variedades do repolho e será capaz de todo residente de verão. Repolho de brócolis é uma das plantas despretensiosas. No entanto, para tornar a planta feliz com sua colheita abundante, o solo do jardim com brócolis deve ser afrouxado regularmente e o próprio repolho – fertilizar e regar.
Rega
O brócolis deve ser regado pelo menos uma vez por semana. Para o repolho cresceu suculenta e grande, você precisa de água não só as raízes da planta, mas também abundantemente pulverizar suas folhas.
Adubação adicional
Para fazer o repolho de brócolis satisfeito com uma colheita generosa, ele deve ser alimentado três vezes por temporada. A primeira vez – 2 semanas após o plantio de mudas no jardim. Neste caso, fertilizantes orgânicos (por exemplo, esterco de galinha ou verbasco) são usados como fertilizante.
O próximo curativo superior é feito com a ajuda de salitre algumas semanas após o primeiro. A terceira fertilização com fertilizantes de fósforo e potássio é realizada durante o aparecimento das primeiras inflorescências.
Pragas e doenças
Crescer e cuidar do ar livre de brócolis às vezes é complicado por pragas e doenças que podem ser expostas a esse tipo de repolho. As principais pragas do brócolis podem ser:
- lesma;
- borboleta-repolho-borboleta;
- mosca de repolho;
- pulgões.
Mudas, folhas e inflorescências podem infectar doenças como quilha, perna preta, podridão, mosaico, peronosporose.
Produtos químicos especiais são usados para controlar pragas. No caso das doenças dos bróculos, os espécimes doentes do jardim são removidos e as inflorescências saudáveis são tratadas com soluções especiais.
Colheita
Cortar as cabeças de brócolis deve ser verde, sem esperar pelo aparecimento de flores amarelas. Se brócolis no campo aberto floresceu, torna-se inadequado para comer. É melhor não cortar essas cabeças e deixá-las na cama para receber sementes.
Não rasgue o brócolis do chão depois de cortar a cabeça. O brócolis de seios laterais muito rapidamente cresce tiros, dos quais pode adquirir outra colheita.
Fotos apresentadas de brócolis em campo aberto mostram que, com a rega regular e a observância das regras básicas de cuidados, cada residente de verão poderá receber uma colheita generosa e de alta qualidade de tão útil e delicioso repolho.