No verde fresco de salsa contém um monte de vitaminas, magnésio, potássio, fósforo e outros, substâncias insubstituíveis para o corpo. Tal aditivo para muitos pratos os torna mais úteis e saborosos. Mas com o início do inverno, as camas ficam sob a neve, e as verduras compradas na loja não são melhores para o melhor daquele cultivado em seu próprio terreno.
Compense a deficiência de vitaminas e não deixe o tédio na mosca ajudar a salsa cultivada no apartamento. Como cultivar salsa em um peitoril da janela, e que condições são necessárias para obter uma folhagem forte e suculenta? A planta é bastante despretensiosa e, sob certas regras de cuidado, tolera facilmente o crescimento em um recipiente ou vaso de flores.
Condições para o cultivo de salsa em uma janela
Antes de plantar salsa, você precisa cuidar do solo para isso e recipientes adequados.
O solo para a salsa deve ser leve, solto e nutritivo o suficiente para que, em um volume limitado, a planta se desenvolva ativamente.
Esta cultura é adequada mistura de uma parte de turfa, a mesma quantidade de húmus e duas vezes a quantidade de terra do jardim. Antes de misturar, a terra é derramada com uma solução de permanganato de potássio para eliminar patógenos. Quando a mistura está pronta, se necessário, ela é calada e aditivos de fósforo e potássio são adicionados ao solo. Se você puder usar pequenos vasos de turfa ou mudas para plantar salsa, então uma planta que forma uma raiz-tronco poderosa precisará de um recipiente mais profundo.
Escolhendo um pote para o cultivo de salsa no peitoril da janela, é melhor usar aqueles que têm:
- profundidade de 20 cm;
- orifício de drenagem;
- volume suficiente para o número requerido de plantas.
Na parte inferior do tanque, faça uma camada de drenagem de 1,5 a 2 cm. Agora, você pode plantar e depois crescer e cultivar a salsinha no peitoril da janela.
Como crescer salsa em um peitoril da janela de sementes
Se você produz salsinha com sementes, experimente as primeiras folhas verdes do seu próprio jardim no peitoril da janela 1,5 a 2 meses depois que as sementes caírem no chão.
Este método requer mais tempo e esforço, mas as plantas durante dois anos agradarão com gorros luxuriantes de verdura. Antes de plantar a salsa, você deve escolher as sementes. De acordo com os caminhoneiros experientes, é melhor dar preferência às variedades de maturação precoce, que trarão o primeiro corte de vegetação pelo menos por uma semana. E a salsa encaracolada no peitoril da janela mostra-se menos sensível tanto à rega insuficiente como à secura do ar, o que é muito importante nas condições de um apartamento e no funcionamento do aquecimento.
As sementes de salsa são caracterizadas por uma longa germinação, você pode acelerar o bicar, mergulhando-as por um dia em água morna, que terá que ser trocada periodicamente. Antes do plantio, as sementes, para garantir os futuros brotos, são baixadas por vários minutos em uma densa solução cor-de-rosa de permanganato de potássio. Como plantar salsa em um apartamento:
- A distância entre os furos é de cerca de 5 cm.Se os brotos são mais grossos, eles terão que ser eliminados, quando duas ou três folhas aparecem nos rebentos.
- Selar as sementes preparadas em um solo úmido a uma profundidade de 0,6-1,5 cm, polvilhado com terra e novamente cuidadosamente regada.
- Os potes são cobertos com um filme e colocados em um local iluminado com uma temperatura de 17-20 ° C.
- Até agora, em 10-15 dias, nenhum broto aparecerá, você precisa se certificar de que o solo não seque, ou que o bolor não apareça na superfície do solo.
Os brotos parecem se desenvolver rapidamente. Neste momento, o filme é removido, e é dada especial atenção à rega e iluminação das plantas. Salsa de água no peitoril da janela deve receber 2-3 vezes por semana, e adubação combinada com rega e realizada 1-2 vezes por mês, a partir do momento em que a planta formou uma boa roseta de verduras.
Cultivo de salsa de tubérculos
Para obter vegetação por meio do plantio de raízes, é melhor escolher grandes rizomas saudáveis, pesando cerca de 65 gramas.
Se a raiz for muito longa, não dobre nem dobre. Antes de plantar a salsa, essas raízes são podadas com uma faca afiada de modo que até o broto apical tenha 12-15 cm.
O local do corte é pulverizado com carvão batido e processado com raiz de milho, para o enraizamento mais rápido.
- Os rizomas de plantas podem ter intervalos de 3 cm, assegurando que os pontos de crescimento da folhagem ao encher ficam acima do nível do solo.
- Enquanto a aclimatação está em andamento e o sistema radicular de salsa é restaurado, os vasos são escurecidos e colocados em um local fresco onde a temperatura estaria nas altitudes de 12-16 ° C.
- A aparência do primeiro verde é um sinal de que é hora de colocar salsa no peitoril da janela, onde a temperatura é um pouco mais alta, 18-20 ° C.
A partir deste momento, a salsa no peitoril da janela pode ser regada e começar a se alimentar uma vez por mês, dissolvendo 5 gramas de fertilizantes complexos por litro de água.
Cuidado de salsa no peitoril da janela
Descrevendo como crescer salsa em uma janela, você não pode ignorar a questão de cuidar de plantas, enquanto eles estão ativamente dando verde. Para a folhagem era brilhante, suculenta e exuberante, você não pode fazer sem molhar regular, e é melhor não usar a água derramada da torneira. Ele contém muitos elementos que afetam negativamente a condição das plantas e a qualidade da folhagem.
- A umidade, destinada à irrigação, deve ser defendida e monitorada para que não esteja fria.
- Em dias quentes e também no inverno, quando o aquecimento funciona nos apartamentos, a salsa é pulverizada no peitoril da janela com água morna.
- Quando as crostas são formadas no solo, o solo cuidadosamente, tentando não danificar a raiz, solta.
Se a salsa for cultivada no peitoril da janela no outono e inverno, quando a luz natural claramente não for suficiente, especiais, por exemplo, LED ou lâmpadas fluorescentes brancas pairam acima das plantações.
A duração de um dia de luz para salsa deve ser de pelo menos 13 horas, caso contrário os pecíolos começam a se esticar, a folhagem fica menor e piora.
Especialmente importante é a iluminação de plantas jovens no estágio de formação de folhas reais. Recolher os greens pode ser, quando cresce para 10-17 cm, a folha é bem formada, e para substituí-lo há outros mais jovens. O corte começa com as folhas mais baixas, cortando-as suavemente e deixando os pecíolos de 3 a 5 cm de comprimento e, com atitude e cuidado atenciosos, a salsa no peitoril da janela dá um toque de qualidade durante todo o ano.