O sonho de todo jardineiro cultivando tomates – para conseguir, como dizem, não uma simples colheita, mas “dourada”. Todo mundo quer que as plantas contornem doenças, e as frutas se tornaram grandes, saborosas e em grande quantidade. Um dos principais fatores que podem atender a esses requisitos é a escolha certa de material de semente, ou seja, variedades de tomate de alto rendimento. Especialmente valiosos são esses tipos de tomates para os donos de pequenos lotes de terra, porque eles podem fornecer sete legumes frescos, plantando alguns canteiros de tomate. O excedente, em tal caso, não acontece – as frutas que não foram comidas, podem sempre ser preservadas ou vendidas aos vizinhos. O que dizer sobre o cultivo de uma cultura em escala industrial, quando o lucro depende diretamente da quantidade dos bens.
Hoje queremos compartilhar com você pequenos segredos de como coletar as sementes de tomates e o que fazer ao escolhê-las, e também dizer que tipos de tomates são reconhecidos como os mais produtivos e muito populares entre os jardineiros.
Critérios para escolher uma variedade
Antes de ir à loja para comprar sementes, é necessário decidir sobre algumas questões, a saber:
- Onde os tomates crescerão?. Se o pacote de sementes diz que eles são destinados apenas para cultivo de estufa, então tal variedade não deve ser plantada no campo aberto. Naturalmente, os arbustos nas camas não serão perdidos, mas não agradarão a colheita prometida. Para estufas, escolha apenas variedades com efeito de estufa e as correspondentes, mais resistentes ao solo aberto. Se você planeja cultivar tomates em vasos nos peitoris das janelas, pare a sua escolha em tipos compactos: eles são pequenos, mas são capazes de dar uma boa colheita para seu tamanho.
- Qual deve ser a forma do arbusto? As mais produtivas são espécies de cultura de alta produção, entre as quais a maioria é de frutos grandes, mas ocupam uma área maior e exigem mais cuidados, em especial ligas e instalação de suportes. Se você decidir parar com tomates raquíticos, para obter muitas frutas, você precisa plantar mais plantas, que, por sua vez, também terão um terreno decente. Então pense se vale a pena a ovchinka, e é melhor plantar uma dúzia de arbustos altos do que cinquenta.
- Qual é o propósito de cultivar uma colheita (para comida ou para conservação)?. Alguns dos mais deliciosos são os tomates salgados com polpa doce, mas para conservas, especialmente em toda a forma, eles não se encaixam. Mas os tipos de tomates salgados ou enlatados com pele densa e carne forte toleram perfeitamente o processamento e não se desfazem, portanto, considere isso ao escolher sementes.
- Quando conseguir uma colheita. Normalmente, muitos vegetais são necessários no momento da conservação, quando as preparações de inverno estão em pleno andamento. Para esses fins, compre variedades de tomates enlatados, médios e tardios. E, a fim de diversificar sua dieta de verão com vitaminas, escolha algumas variedades iniciais de saladas.
Seja qual for a variedade de tomate que você não tenha parado, o mais importante, deve ser zoneado, isto é, adaptado às condições climáticas locais.
Mesmo as espécies de alto rendimento que gostam de calor, abundantemente frutíferas na faixa sul, perderão essa capacidade nas latitudes do norte, além disso, elas começarão a doer.
Os melhores tomates para cultivo em estufa
No início da primavera para o primeiro tomate fresco terá que pagar uma quantia decente, mas mesmo esse fato não garante a qualidade dos vegetais. Bem, se os tomates são “locais” e chegou ao mercado a partir da estufa mais próxima. Se os anfitriões são pessoas decentes, há pelo menos chances de haver um mínimo de “química” nas frutas. Mas nos supermercados existe o risco de se obter tomates importados, que não têm gosto nem cheiro. Os benefícios de tais “vitaminas” – zero, mas eles podem fazer muito mal, variando de alergias simples e até o desconforto intestinal.
Muitos jardineiros, para não se preocuparem com esses problemas, cultivam hortaliças em estufas por conta própria. Tendo em sua posse até mesmo um pequeno abrigo de filme, é fácil fornecer metade da rua com tomates se você usar variedades abundantes de frutas. É importante que, em tais condições, tanto os tipos de mesa quanto os tomates cresçam bem, usados na colheita de inverno.
Usando variedades com diferentes períodos de maturação, você pode filmar legumes frescos quase todo o ano.
Variedades de salada de tomate para a estufa
Algumas das mais deliciosas e produtivas variedades de salada de tomate para cultivo em estufa são:
- Presente fada. Variedade precoce de tamanho médio (até 1 m) com frutas laranja em forma de coração. A polpa é doce e densa. Resistente ao fusarium, mosaico do tabaco e verticilose. Requer pasynkovaniya, ligas e a formação de três hastes. Abundantemente frutifica em estufas e em camas.
- Um anjo rosa. Outra forma de maturação precoce de uma forma compacta. Cresce quase de forma independente, não requer pasynkovaniya. Frutas com peso até 80 gramas são doces, de forma redonda, pintadas em uma cor rosa escuro, o ovário no mato muito. A polpa é doce, densa, com uma pele forte, graças à qual tolera bem o transporte e é boa tanto na forma fresca como na salga.
- Pérola Rosa. Os arbustos são baixos, mas dão muitas frutas pequenas pesando até 110 g (de uma planta você pode remover cerca de 4 kg da colheita). Por causa dos cachos recheados, as plantas precisam de uma liga, uma vez que elas podem quebrar sob o peso da colheita. Os tomates são redondos, rosados e doces. Uma característica da variedade é a capacidade de dar frutos abundantemente, mesmo nas estufas amadores mais primitivas e não aquecidas. Quase não afetado pela requeima, tolera bem a falta de iluminação.
- Gueixa. Os tomates grandes levemente rosados com manchas verde-amareladas no pedúnculo pesam até 200 gramas, e a polpa é doce e suculenta, ideal para saladas e não apenas. A variedade é de maturação média, o arbusto não cresce mais que 70 cm de altura, mas é forte e facilmente suporta escovas com 3-5 frutos, mesmo sem uma liga. Quase não fica doente com requeima e fusariose.
- Pesquisa F. Um arbusto mais alto subindo para 1 m dá um grande número de tomates avermelhados redondos com a pele densa. A variedade tem boa resistência às principais doenças do tomate, pode crescer tanto na estufa como nos canteiros do jardim. A colheita é abundante, mas sem a formação de um arbusto sua quantidade diminui.
- Andrômeda. Variedade precoce híbrida com bom gosto e características de rendimento. Frutas são amarradas com pincéis grandes, sua forma é arredondada, ligeiramente achatada. Pode ser vermelho ou amarelo, dependendo da espécie (tomate amarelo é duas vezes maior). O arbusto na estufa cresce até 1 m de altura, semi-espalhando, requer uma liga.
- Amana Orange. Frutos carnosos de cor laranja com uma polpa suculenta crescem para uma média de 0,3 kg cada. A variedade é de maturação média, alta, requer a formação de 2 troncos e pasynkovaniya, mas desta forma você pode cultivar um tomate com peso de até 1 kg. Possível desembarque no campo aberto.
Variedades de alto rendimento de tomates para conservação
Em estufas colocar não só tomates salada. Para os moradores das regiões do norte, é uma boa oportunidade para se abastecer de vegetais para a colheita de inverno.
Escolhendo espécies de tomate para conservação, é necessário dar preferência a variedades abundantes de frutos com frutos densos.
Algumas das variedades mais produtivas de tomates cultivados em uma estufa para conservação são:
- Auria. Um arbusto lianato alto ficará satisfeito com a abundância de tomates grandes, que pesam de 100 a 200 gramas, e crescem em escovas de 8 pedaços em cada, sendo que apenas 15 cachos são amarrados no mato. Frutas vermelhas são longas, rechonchudas, ligeiramente bifurcadas na ponta, carne é densa, carnuda. Os tomates são ideais para a costura como um todo. A variedade é meio madura, resistente a doenças.
- De Barao Tsarsky. Um arbusto alto que cresce até 2 m em estufas produz o maior rendimento – até 20 kg de fruta podem ser removidos de um único arbusto com a condição de alimentação. Tomates levemente oblongos, rosa-avermelhados, pesando de 150 a 170 gramas A polpa é suculenta, mas densa. A variedade é adequada para preservação e salga, com boa imunidade a doenças, mas requer pasynkovaniya e instalação de suporte.
- Pés de banana. O arbusto na estufa cresce a 1,5 de altura, com a formação de 3 hastes dá uma colheita abundante. Tomates amarelos compridos com polpa muito densa e sabor cítrico são adequados para conservação e conservação.
- Passas rosa. O mato é bastante alto, com mais de 1,5 m de altura. Laços escovas multi-frutas complexas com pequenos tomates ovais, em um pincel pode ser de até 50 peças. Os frutos são doces, cor-de-rosa, com pele e carne densas, comportam-se perfeitamente quando enlatados inteiros (não racham).
Tomates de colheita para terreno aberto
As regiões do sul não precisam de estufas para o cultivo de tomates: a abundância do sol, o clima quente, o verão prolongado, e elas próprias criam condições ideais para o desenvolvimento e a frutificação da cultura. No entanto, para não depender dos caprichos da natureza, também é melhor usar variedades comprovadas que, não em detrimento do rendimento, tenham maior imunidade às mudanças climáticas e suportem o calor e o verão chuvoso.
Variedades de tomate salada para crescer ao ar livre
Muito popular entre os jardineiros são variedades de tomates para o campo aberto para fins de refeições:
- Anastasia. A variedade indeterminada a médio prazo é mais frequentemente usada nas regiões do sul, onde os seus rendimentos estão no máximo. Arbustos em altura de até 1 m ficarão satisfeitos com frutas de cor avermelhada com acidez leve, que são consumidas tanto frescas quanto salgadas e totalmente roladas. Com 1 quadrado Você pode obter mais de 10 kg de tomate, enquanto as plantas não são exigentes no solo.
- Gigante de framboesa. Os próprios arbustos não são muito grandes (até 1 m), mas ficarão satisfeitos com grandes frutos cor-de-rosa. O peso de um tomate suculento e carnudo pode chegar a 0,5 kg, mas apenas um arbusto pode levar até 6 kg de colheita. A variedade é precoce, não requer beliscar, é resistente à requeima tardia.
- Verde gigante. Distingue-se por grandes (de 0,3 a 0,6 kg) frutos verdes com uma leve tonalidade amarela. A carne é tenra e doce, cheira a melão. Uma planta pode levar até 5 kg de fruta. O mato é alto, mais de 1,5 m de altura, precisa pasynkovaniya.
Tomates enlatados em conserva para terreno aberto
Embora tomates salada e muito saboroso, nem todos eles podem ser usados para peças de inverno. Por exemplo, para salgar e enrolar em frutas inteiramente grandes não funciona (elas simplesmente não cabem no frasco), outras têm carne muito mole e pele fina.
Neste caso, escolha por mudas de tomates de tamanho médio com frutas densas, cobrindo abundantemente o mato, ou espécies com frutos longos.
Um dos tomates enlatados mais viáveis e deliciosos para terrenos abertos é considerado como sendo essas variedades:
- Roma. Híbrido firme, baixo, mas poderoso agradará com pequeno, até 100 gramas de creme de tomate de cor vermelha com carne elástica. Uma escova consiste em 20 desses cremes.
- Gaspacho. Com um pequeno arbusto que cresce a 45 cm, pode retirar uma boa colheita – até 5 quilogramas de tomates vermelhos pequenos na forma de um cilindro com a carne densa. A variedade é meio madura, magra, resistente a mudanças de temperatura e doenças.
- Diabólico. Um poderoso arbusto de até 1,5 m de altura requer suporte e pasynkovanie, mas amarrarão densos pincéis de 10 tomates vermelhos, semelhantes a cremes alongados. As frutas são ideais para decapagem e laminação inteiramente graças à polpa densa. A variedade é caracterizada por altos rendimentos, independentemente de alta ou baixa temperatura (até 20 kg por metro quadrado), e resistência à maioria das doenças de culturas solanáceas, incluindo o nematóide da raiz.
Para transferir variedades de alto rendimento de tomate lata por um longo tempo, mas devemos entender que a qualidade ea quantidade da safra depende das condições específicas de cultivo de tomates e cuidar deles. Se você quer que as plantas lhe agradeçam pela abundância de frutas deliciosas, dê-lhes um pouco de atenção, mas você ainda pode se concentrar em variedades especializadas.