A lenda da Grécia Antiga diz que a hortelã é uma linda ninfa que a Minta transformou em uma planta. A deusa Perséfone, tendo aprendido que seu marido Aida era atraído por uma jovem beleza, impôs uma maldição à ninfa. Desde então, Creta e outros cantos do Mediterrâneo apareceram hortelã.
Onde a hortelã cresce hoje? Infelizmente, este é apenas um belo conto de fadas, caso contrário, haveria uma variedade tão variada de plantas aromáticas, perfumadas, picantes e medicinais no mundo unido sob o nome comum de hortelã. Hoje, mais de 25 espécies pertencentes à família dos Yakovtkovs têm algumas características comuns, mas também têm diferenças importantes. Que tipo de hortelã cresce em diferentes partes do mundo?
Se para fazer uma descrição geral para a maioria das espécies, a hortelã é uma planta herbácea com caules retos ou defasados, dependendo da espécie, de 20 a 150 centímetros. Hortelã-pimenta oval, ovada ou alongada, com cerca de 4-8 cm de comprimento, muitas vezes, como caules, pubescentes. Além disso, a hortelã é distinguida por uma forma especial da flor, que deu o segundo nome para toda a família – Gubotsvetnye.
Do número total de espécies existentes, não mais que um terço é ativamente cultivado, mas plantas perfumadas e até mesmo ornamentais, que são parentes muito distantes, são algumas vezes consideradas como hortelã.
Prado hortelã
O prado mais popular na Rússia é o prado ou o Mentha arvensis. Esta espécie pode ser vista como plantas silvestres em países europeus e quase em toda parte em nosso país, desde suas fronteiras ocidentais até o Extremo Oriente. Esta espécie é também chamada de menta nobre ou Lapónia.
O óleo obtido da cultura contém 60 a 92% de mentol. Apesar disso, o sabor da menta de prado é suave, o que permite o uso de folhas e topos de brotos para cozinhar e para fins medicinais. Os caules desta espécie perene crescem até 80 cm. Os rizomas, como os das plantas relacionadas, são rastejantes, poderosos. As flores têm uma cor rosa ou lilás, pequena, recolhida nas hastes localizadas ao longo do caule de espirais falsas. O tempo de floração prado de hortelã começa em junho e termina apenas em outubro.
Jardim de hortelã: foto e descrição das espécies
Hortelã-pimenta ou Mentha spicata é uma erva perene, que não tem um sabor tão vívido como hortelã-pimenta, mas é de massa incomparável em plantações europeias. Nas espécies silvestres, as espécies podem ser encontradas no sudoeste e sul da Rússia, onde hortelã cresce em áreas úmidas e sombreadas.
Este tipo de menta tem um tronco tetraédrico anual, atingindo um comprimento de cerca de um metro, no qual estão localizados oblongo-ovados, com pontas pontiagudas, folhas. Como pode ser visto na foto da hortelã do jardim, a parte superior da folha é perfeitamente lisa, os pêlos mais pequenos são apenas veias na parte de trás. A altura da planta não excede 45 cm, mas a largura do arbusto cresce para 90 cm, e pequenas flores roxas de hortelã do jardim, como na foto, aparecem em julho e florescem apenas no final do verão.
Os usos culinários são folhas de menta secas e frescas, com um aroma pronunciado e um sabor reto e levemente afiado.
Hortelã encaracolado
Hortelã, crespo ou Mentha spicata crispa – uma espécie de hortelã jardim com uma forma específica de folhagem. Apesar de encontrar esta planta atraente no selvagem era apenas em partes da Ásia, Europa, Sul e Norte da África, hortelã encaracolado rapidamente mudou-se para regiões de clima temperado e é cultivada não só nos países da Europa e da Rússia, mas também na América do Norte.
A altura da planta perene é de 30 a 100 cm, os caules são poderosos, eretos, assentados com folhas esverdeadas, irregulares ao longo da borda, folhas verdes brilhantes. As flores de hortelã-pimenta encaracolada diferem pouco das cores das espécies próximas, têm uma cor rosa pálida ou branca e são coletadas em inflorescências rodopiantes.
Hortelã marroquina
Menta marroquina ou Mentha spicata crispa Marroquina – isso não é nada mais do que uma menta encaracolada. O nome especial é de origem francesa e refere-se aos tempos em que o Marrocos, entre outras províncias do norte da África, era uma colônia da França. As especiarias, frutas e plantas trazidas por este país pareciam europeus estranhos.
hortelã marroquina é cultivada em mais quente do que no clima do Velho Mundo, que continha mais óleos essenciais e mentol, também tinha uma invulgar chapas de papelão ondulado, e, portanto, merecia nome posição.
Peppermint
Mentha rotundifolia ou folhas de hortelã são chamadas egípcias, douradas e confeitaria. Muitas vezes, um híbrido interespecífico entre uma hortelã de folhas longas e hortelã perfumada é chamado de hortelã-pimenta. Inicialmente, a espécie vem da Ásia Menor ou do Norte da África.
E no cinturão do meio e no sul da Europa, nos países da Transcaucásia e na Rússia, onde a hortelã cresce como uma horta, a planta é apreciada por seu sabor agradável e refrescante e sabor suave.
Para fins culinários, não apenas folhas jovens são usadas, mas toda a parte verde da planta. Além das formas usuais de hortelã-pimenta com folhagem verde, hoje as variedades variegadas são combinadas, combinando qualidades decorativas e temperadas. Ambas e outras variações de hortelã-da-maçã formam arbustos gramíneos, de 50 a 70 cm de altura, cobertos com folhas ovais redondas ou largas características, nas quais a pilha densa é claramente visível.
Chocolate de menta
A crescente popularidade do chocolate mint ou Mentha piperita citrata Chocolate representa uma variação de hortelã-pimenta, combinando o sabor mentol com tons claros de frutas cítricas e chocolate.
A impressão de que a menta está realmente relacionada com a amada por muitas iguarias suporta a coloração da planta, na qual existem algumas antocianinas presentes.
Peppermint
Distribuído no Mediterrâneo e nos países da Ásia Menor, bem como em vários países europeus, a hortelã perfumada ou Mentha suaveolens é uma planta perfumada perene encontrada na culinária e na medicina. Na natureza, a planta toma sol, mas não as arestas secas.
Nos países onde este tipo de hortelã-pimenta cresce, alcança uma altura de 30 a 100 cm, os caules são eretos, pubescentes, cobertos de folhas verdes de tamanho médio, em forma de coração. Chapas de folha são frisadas, com pequenos dentículos nas bordas. Floração de hortelã perfumada, formando uma inflorescência densa em forma de cone, consistindo de pequenas flores brancas.
Menta japonesa: descrição e foto
A japonesa Mentha ou Mentha japonica, que não é familiar para os europeus, é uma planta perene encontrada apenas em duas ilhas do arquipélago japonês, Hokkaido e Honshu.
Os lugares onde a hortelã japonesa cresce são principalmente florestas pantanosas ou úmidas. Altura raro mesmo para a planta Japão não exceda 40 cm, as hastes são eretas ou prostrado, folhas são pequenas de comprimento quase atingindo 2 cm. As pequenas flores são tons de lilás brancas ou pálidas reunidas em inflorescências esparsas. O tempo de floração da menta japonesa, na foto, chega em agosto e dura até o meio do outono.
Tal como outras espécies da família, a planta contém óleos essenciais e é utilizada no fabrico de cosméticos, sendo também utilizada como tempero condimentado.
Forest Mint: descrição e foto
Menta floresta ou incenso em nosso país é chamado de uma planta que pertence à família do aviador, mas é apenas um parente distante da casa da moeda habitual. Este orégano ou Origanum vulgare. Na Europa, e especialmente nos países da região do Mediterrâneo, a hortelã da floresta representada na foto é conhecida como orégano.
Na Rússia, onde o orégano ou a menta da floresta crescem quase selvagens em todo o país, a cultura é usada como planta medicinal. Na parte central da parte européia e na Sibéria, o orégano pode ser encontrado nos prados e na derrubada das várzeas, nas florestas de carvalhos e ao longo das margens das florestas de coníferas.
Na França, Itália e EUA, o orégano ou orégano florestal é valorizado como tempero de pratos de legumes e carne, doces e marinadas. Portanto, nessas regiões, a herbácea perene é ativamente cultivada. As hastes da menta da floresta começam a se ramificar acima do nível do solo, crescendo de 30 a 70 cm, no orégano as folhas oblongas ovais são escuras no topo e visivelmente mais claras no lado de trás. Inflorescências não são redemoinhos ou carpal, como em hortelã, e scutellaria, consistindo de pequenas flores roxas rosadas ou claras.
Peppermint Mexican
A hortelã mexicana, a maior parte da qual cresce no continente norte-americano, vem com uma hortelã de jardim em uma família e até mesmo um grupo, mas tem um nome diferente. Para botânicos e jardineiros, esta planta é mais comumente conhecida como lofant, multicolor ou Agastache scrophulariifolia.
É uma planta perene espetacular, formando arbustos de até um metro e meio de altura e possuindo um aroma bastante forte, que deu motivos para chamar a planta de menta mexicana.
Lofant nas regiões russas é cultivado como uma cultura decorativa atraente, uma magnífica planta de mel e plantas medicinais. É verdade que a hortelã mexicana na parte européia do cinturão médio, na Sibéria Ocidental e nos Urais experimentou o inverno, uma cultura precisa de abrigo e uma garantia de que na primavera as raízes da planta não estarão na água.
Em um lugar, o multicolor cresce bem para 6 anos. Hoje muitas variedades com cores de vários tons de lilás e azul rico para laranja e carmesim são deduzidas.
Hortelã: foto e descrição das espécies
Se hortelã mexicano ou orégano, não se aplica ao parente mais próximo de variedades hortícolas familiares, ainda é usado como uma planta medicinal e especiarias, a casa de hortelã pertencente ao gênero Plectranthus – é exclusivamente plantas ornamentais.
Para reivindicar o direito de ser chamado de hortelã doméstica, um grande número de plantas é reivindicado, o gênero de suas zonas tropicais da Ásia, África, Austrália e América do Sul.
Plectrants são perenes, alguns dos quais são encontrados em casas, como plantas de casa, e alguns são cultivados como plantas de jardim ornamentais. E entre as plantas herbáceas também há arbustos altos.
Plectranthus fruticosus ou crescer até um metro de arbusto alto é uma das espécies de hortelã. O arbusto é constituído por raízes superficiais rasteiras, ramificações pubescentes, forradas com folhas pontiagudas em forma de coração com 10 cm de comprimento. As folhas mostram dentes arredondados.
Em casa hortelã, como na foto, flores perfumadas lilás, combinadas em inflorescências soltas no topo da parte aérea.
Coleus ou urtiga com folhagem heterogênea brilhante também se refere à mesma espécie, como na foto, da casa da hortelã.
Outro arbusto, atingindo um recorde para uma altura de 2,5 metros, é chamado Plectranthus ecklonii. Na África do Sul, onde a hortelã cultiva essa variedade exótica, a planta prefere áreas iluminadas ou sombra parcial. O arbusto cresce lentamente, florescendo anualmente, dando nas extremidades dos brotos uma inflorescência exuberante de azul, lilás ou branco. Multiplicar tal plectro pode ser cortes ou cortes. Na Rússia, é necessário abrigar para o inverno e aparar tiros, para que o crescimento seja bem amadurecido ao frio.
Plectranthus da espécie Plectranthus oertendahlii é uma planta pequena, cujos ramos não crescem mais de 50 cm e têm uma aparência de plumagem. As folhas da pimenta da casa apresentadas na foto têm uma forma arredondada ovóide e coloração incomum. O tom geral das folhas é verde escuro e as veias são muito mais claras. As flores dessa cultura são brancas ou com um tom lilás pouco visível, pequeno, coletado em inflorescências friáveis apicais.
Plectranthus verticillatus ou Plectrantus whorled tem folhas ovais lisas de cor verde clara. Neste caso, os caules e até os pecíolos das folhas são roxos ou roxos. Floração é acompanhada pelo aparecimento de flores brancas adornadas com borgonha ou manchas roxas dentro da corola.
Uma das espécies mais semelhantes às hortelã-pimenta é a Plectranthus madagascariensis. Um pequeno arbusto de até 1 metro de altura com brotos rastejantes ou rastejantes é cultivado como uma cultura de ampel e bem estabelecido nos jardins da parte européia do país.
O híbrido Plectranthus “Mona Lavender” é uma forma híbrida surpreendentemente bela. Como você pode ver na foto, em casa hortelã dessa espécie ergue brotos formando um arbusto compacto de até 50 cm de altura, folhas ao longo da borda têm dentes entalhados. Floração é abundante, muito atraente. Flores individuais, como a lavanda, têm um lindo tom lilás. As folhas com até 5 cm de comprimento possuem uma cor verde ou mesmo púrpura, que é mais comum na folhagem jovem.