Muitos jardineiros que crescem groselhas sabem que para obter uma boa colheita com grandes bagas fragrantes e doces, é necessário aplicar corretamente fertilizantes da groselha.

Groselhas não são arbustos muito caprichosos, mas ainda requerem cuidados adequados e aplicação atempada de fertilizantes. Se você lhe der tudo de que precisa, ele poderá dar frutos por várias décadas, dando 8-10 kg de frutas de um arbusto.

Começar o topo que se veste de groselhas é necessário no primeiro ano depois da plantação. Isto contribui para a formação de um forte arbusto ramificado com um número significativo de rebentos basais jovens. Os bons indicadores de produtividade atingem de 5 a 7 anos.

Dicas para fertilizar groselhas

Para obter altos rendimentos, é necessário fertilizar bem o solo, pois, dependendo do aumento do número de bagas, a necessidade de nutrientes necessários também aumenta. As raízes das groselhas chegam ao solo cerca de 1,5 metro, mas a maioria delas tem uma profundidade não superior a 35 cm. O melhor solo para um arbusto é solo solto e leve (a areia é a melhor). Portanto, é muito importante transmitir uma frouxidão ao solo.

Depleção específica e falta de nutrientes (especialmente nitrogênio), o solo é diferente no início da primavera. Durante este período, a planta é particularmente ativa: brotos e flores começam a florescer, então será necessário cuidar da fertilização do solo. O que fertilizar groselhas na primavera? Particularmente relevante neste período serão os fertilizantes nitrogenados.

No último mês da primavera e do verão, a groselha também precisa ser alimentada, o que ajuda a encher bagas e colocar novos botões de frutas. Se as folhas e ovários no mato caem muito cedo, isso indica uma falta de nutrientes. A maioria dos especialistas recomenda um fertilizante que contenha cloro. Este tipo de fertilizante é introduzido no outono. O fertilizante de nitrogênio (nitrato de nitrogênio) é introduzido no início da primavera.

Os residentes de verão recomendam três maneiras básicas de melhorar o solo para o plantio de groselhas:

  • Adubação periódica no solo planejado por dois ou três anos.
  • Adubação de solo única, produzida por círculos circulares.
  • Alimentação anual, em que a profundidade do tratamento do solo ao redor do mato diminui gradualmente.

Related  Variedades de abóbora com uma foto e descrição (parte 1)

Do que fertilizar uma groselha?

Muitos jardineiros iniciantes estão interessados ​​na questão de como fertilizar as groselhas. Durante o primeiro ano após o plantio, começando no período de floração e frutificação, o salitre é um fertilizante muito útil. Em um arbusto, você precisa cozinhar cerca de 250 g desse nutriente, dividindo-o em três refeições. A primeira vez que o arbusto é alimentado se o comprimento da parte aérea tiver atingido 5-6 cm.As próximas duas refeições são realizadas com um intervalo igual de 2-3 semanas.

Se falamos de uma planta de 2-3 anos, a quantidade de salitre aumenta para 300 gramas por bush (2-3 punhados). Metade do fertilizante é introduzida no início da primavera e metade em maio.

SuperfosfatoSe os fertilizantes de fósforo e potássio não foram introduzidos durante o plantio de groselha, é durante este período que é necessário produzi-los com fertilizante adicional (100 g de sal de potássio e superfosfato para um arbusto). Os fertilizantes devem ser dispersos uniformemente ao redor do arbusto a menos de 0,5 metro e não mais do que um metro da base.

 

A partir do quarto ano de vida do mato, os fertilizantes nitrogenados, potássicos e fosfatados devem ser pagos anualmente.

Nitrato de amônioPara compor a groselha, os fertilizantes nítricos são amplamente utilizados na forma de nitrato de amônio (60 g por bush) ou uréia (40-45 g por bush). Se falamos de fertilizantes de fósforo, então o superfosfato duplo (50-60 g por bush) é o melhor para groselhas. Mas deve-se lembrar que, se o solo é ácido, então, em vez de superfosfato, é necessário o uso de supertomasina ou termofosfato.

Fertilizantes de potássio para groselhas são sulfato de potássio (50-80 g por bush) e cinza de madeira (300-400 g por bush). Você também pode usar sais de alto potássio (100 gramas por bush).

Se a groselha rende rendimentos muito grandes e cresce pobremente, é necessário acrescentar salitre (200 kg por 1 ha) depois da colheita de bagas.

Related  À medida que cresce o “caixão” de micronutrientes úteis – o incomparável fruto real da romã

Positivo no crescimento e frutificação de groselhas afetam fertilizantes orgânicos. Como a maioria das raízes não é profunda, é apropriado aplicar o húmus. Portanto, para obter uma boa colheita de groselha, você precisa fazer um estoque de esterco. Em pequenas parcelas de propriedade, em vez de estrume, você também pode usar o composto.

O estrume deve ser introduzido uma vez a cada dois anos. Em um hectare você precisa de 200 centavos, nesta base, o suficiente para 10-15 kg por bush. Deve ser uniformemente distribuído por toda a área com groselha, você pode cavar, e você pode deixá-lo na superfície e usá-lo como um mulch. O estrume na forma de fertilizante é introduzido no solo no outono. Se não houver estrume, até mesmo os topos de batata podem ser abordados. Antes de aplicar o estrume, os fertilizantes de fósforo e potássio podem ser dispersos.

Em solos fortemente empobrecidos, as groselhas podem ser alimentadas com fertilizantes orgânicos líquidos. Este procedimento deve executar-se 2 vezes, o primeiro – depois da floração, o segundo – depois de reunir bagas. Antes da fertilização, esses fertilizantes são diluídos com água nas seguintes proporções:

  • A pasta é 1/7,
  • Mullein – 1/5,
  • Excrementos de pássaros – 1/12.

Para cada arbusto de groselhas tal solução, você precisa usar 10 litros. É introduzido nas ranhuras anteriormente escavadas nos dois lados do casquilho.

Se você seguir todas as recomendações sobre o uso de fertilizantes para cobertura de groselhas, então a planta será menos suscetível a doenças e pragas, e também para desfrutar de colheitas boas e de qualidade por muitos anos.

Segredos de groselhas em crescimento – video