Os residentes de verão iniciantes nem sempre sabem o que plantar depois de beterraba ou outras hortaliças para obter uma boa colheita a cada ano. Depois de quanto tempo você pode cultivar outros vegetais e o que exatamente depois da colheita da beterraba foi colhida? As iguarias da organização dos desembarques no local não são familiares a todos, por isso os guardiões enfrentam frequentemente um problema como a falta de colheita ou frutos de má qualidade.
Iniciantes devem primeiro estudar e aderir às regras de rotação de culturas. De fato, a abordagem correta para o plantio de hortaliças contribui para muito:
- Cultive uma boa colheita.
- Proteção de colheitas de doenças e pragas.
- O solo está em excelente estado.
- Reduzindo a quantidade de produtos químicos e fertilizantes minerais usados.
Conceitos e princípios básicos
Rotação de culturas é a alternância de culturas no jardim. Para obter uma boa colheita consistente, você precisa desenhar corretamente um padrão de rotação de culturas! Se algumas pessoas pensam que não serão capazes de lidar com essa tarefa, então estão enganadas. Para a correcta elaboração do regime, basta conhecer os princípios básicos da rotação de culturas, o que explica claramente quais os vegetais que podem ser plantados e quais as culturas.
A regra mais importante: Não é recomendado plantar a mesma planta da mesma família, mas há exceções. Também é indesejável plantar colheitas com a maior demanda por nutrientes, à frente das que têm menor necessidade de nutrientes.
Separação de plantas ao nível de exigências de nutrientes:
- Alto nível – batatas, abobrinha, repolho, espinafre, aipo, abóbora. Uma característica da rotação de culturas é batata, repolho – essas culturas podem ser cultivadas em um só lugar por várias temporadas consecutivas.
- O nível médio é de pepino, melão, rabanete, berinjela, tomate, beterraba, cenoura.
- Baixo nível – feijão, cebola, rabanete, alface.
Assim, o que plantar após a beterraba pode ser calculado a partir desta lista.
Culturas que podem ser plantadas após beterrabas
Ao mesmo tempo é necessário dizer, que em todo o caso, é necessário dar a terra para ter um resto, e também fertilizar. Beterraba de mesa pertence à família do Marev. É despretensioso e cresce bem em solos ricos em minerais. O principal requisito da beterraba é uma boa rega.
Batatas
Então, depois das beterrabas você pode plantar batatas. Ela cresce muito bem sob quaisquer condições climáticas. Para cultivar uma boa colheita, as batatas devem ser plantadas em solo solto com um regime normal de água.
Alho
Depois da beterraba, você pode plantar alho. Esta planta gosta muito de luz. Na maioria das vezes é cultivado em camas separadas, mas com falta de espaço, o alho pode ser plantado com outras culturas. Um vizinho excelente será morangos, cebolas, batatas, tomates, framboesas. Algumas flores também preferem a vizinhança dessa cultura – elas são rosas e tulipas.
Tomate
Os tomates também podem ser plantados depois das beterrabas. Antes de plantar tomates, você precisa preparar bem o solo, isto é, ele precisa ser fertilizado. Como um molho superior para o solo, turfa adequada, húmus.
Cenouras
Um maravilhoso vegetal vitamínico que cresce bem depois da beterraba. As cenouras gostam muito de umidade e sol, no entanto, em quantidade moderada. Pode ser plantado não só depois de beterraba, mas também tomates, pepinos, cebolas, repolho.
Beringela
Lindas beringelas brancas e violetas também podem ser cultivadas se o precursor for beterraba.
Pepino, abóbora, abobrinha
Estes vegetais únicos podem ser plantados após a beterraba, mas primeiro é preciso muito bem fertilizar o solo.
Para obter sempre uma boa colheita, você precisa fazer uma tabela em que o jardim deve ser dividido em setores com os nomes das culturas plantadas nesta temporada. E no ano seguinte para usar esta dica ao planejar a colocação de legumes, frutas, flores.