Beterraba de mesa, bastante simples em cultivar um frequenter de canteiros de jardim, às vezes apresenta surpresas desagradáveis a cottagers. Mesmo de camponeses experientes, você pode ouvir reclamações sobre a morte de apenas plantas emergentes, amarelamento ou vermelhidão de folhas, retardar o crescimento das raízes e a deterioração de sua qualidade.
Quais são esses problemas relacionados? E se a beterraba crescer mal e como manter uma cultura vegetal insubstituível?
As razões para o besouro ficar para trás em crescimento, letargia e tops incomuns dos topos, bem como o mau gosto das colheitas de raízes colhidas podem ser várias. E com a sua detecção atempada através do cuidado e fertilização da beterraba, não é tão difícil resolver rapidamente a situação e recolher uma boa colheita no Outono.
O problema com a seleção de um site para camas de beterraba
Beterraba de mesa, como áreas iluminadas e bem aquecidas, com drenagem suficiente para que o sistema radicular da planta não se molhe e apodreça. Se o jardim é quebrado à sombra ou na planície, onde a umidade se acumula, não é necessário esperar por um bom resultado. Todo o poder da planta pode ir para os topos e as raízes não se formarão. Para fazer as beterrabas se sentirem melhor, são feitas camas altas nas quais a planta não seria deficiente em oxigênio ou luz solar.
Se o enredo é pequeno, este habitante vegetal pode distinguir entre culturas de beladona como berinjela e pimentão. Bem-estar beterraba ao lado de cebola e alho, plantações de pepino, abóbora e abobrinha, nos interstícios de ervilhas e aspargos.
Se no jardim da estação anterior, rabanete ou rabanete, couve ou couve foi cultivada, então a razão pela qual a beterraba não cresce no jardim é uma violação das regras de rotação de culturas.
Má qualidade, baixa produtividade de culturas de raízes e vermelhidão da folhagem podem ser causadas pela acidez excessiva do solo. Se esse for o caso, a farinha de dolomita é introduzida no local de plantio da lavoura, o que resolve o problema. Mas não exagere também. Quantidade excessiva de cal pode causar outro problema – a sarna, que também não reflete a qualidade da beterraba.
E se a beterraba crescer mal logo após a semeadura?
Problemas com o crescimento e formação de tubérculos em beterrabas podem começar e logo após a semeadura. Por que a beterraba cresce mal e o que o jardineiro deve fazer nessa situação?
Ao preparar as camas para a beterraba, o solo é escavado a uma profundidade de 20-25 cm e, a partir do outono, eles trazem matéria orgânica a uma taxa de 15-20 kg de composto ou húmus por metro de área. Se a cultura é semeada para o inverno, então as substâncias orgânicas são aplicadas na semeadura, no valor de 5-6 kg por metro, na primavera, os brotos recebem 30 gramas de uréia. A quantidade de fertilizantes minerais é retirada do cálculo de 30 gramas de cloreto de potássio e superfosfato por metro do leito.
O cuidado adequado e a cobertura de beterrabas em um estágio inicial são especialmente importantes. O não recebimento dos nutrientes necessários para a planta, especialmente quando há falta de umidade, pode causar enfraquecimento das plântulas, atraso no desenvolvimento e acentuada queda no rendimento.
Se as plantas não receberam o requerido para o plantio, é necessário compensar esta omissão o mais rápido possível.
No entanto, a alimentação excessiva e o cuidado aprimorado com a beterraba às vezes traz danos. A introdução de esterco fresco nas culturas provoca uma queimadura severa do tecido tenro de brotos e brotos, portanto é mais seguro realizar a fertilização nitrogenada na forma de rega com infusão verde ou na forma foliar.
A qualidade da parte aérea e seu desenvolvimento é influenciada pelo momento da semeadura:
- Se as sementes começarem a ganhar vida a +4 ° C, e ocorrer crescimento adicional a 16-23 ° C e rega regular, então não há nada a temer. As mudas aparecerão no prazo e darão raízes grandes e de alta qualidade.
- Se as sementes estão embutidas no solo não aquecido, caíram em geadas ou o início da vegetação teve que estar em um tempo quente e seco, então a probabilidade de formação não é de raízes, mas caules de flores.
Uma das razões pelas quais as beterrabas crescem no jardim é a falta ou o excesso de umidade.
Não devemos nos esquecer de molhar as camas, durante as quais 15-20 litros de umidade devem ser por metro de área. Mas aqui existem algumas peculiaridades:
- Se as plantas jovens que começam a formar raízes, reagem acentuadamente à secura do solo, enfraquecem e desbotam, então a rega restaura rapidamente a sua vivacidade.
- No último mês antes da colheita, o excesso de umidade afeta negativamente a doçura das raízes e sua qualidade.
A profundidade de sementes de plantio na primavera é de 2-3 cm, durante a semeadura de outono eles são fechados um centímetro mais profundo. Se as sementes se tornarem mais profundas, os brotos gastam mais energia na superação da camada do solo e, no final, ficam enfraquecidos.
E se a beterraba já crescer mal, começando na primavera? Para acelerar a germinação e dar brotos de força, as sementes pré-embebidas em água morna ou uma solução de microelementos ajudam. Uma vez que as grandes sementes de beterraba são, na verdade, várias sementes combinadas, não é menos importante reduzir o aparecimento de plântulas.
Se a cultura é cultivada no local em mudas, o transplante requer extrema cautela, porque o menor dano ao sistema radicular afetará imediatamente o desenvolvimento da planta e a formação de beterraba.
A morte de plantas muito jovens às vezes causa uma cornodéia, uma doença causada por um fungo prejudicial. O caule da muda infectada na zona basal escurece e murcha. Como alimentar beterrabas para o crescimento de mudas e sua cura? Nos primeiros sinais da doença e para prevenção, os leitos são tratados com fitoesquina, sem esquecer de plantar beterraba e desbastar.
Este procedimento é realizado duas vezes:
- no período em que a planta deu um par de folhas reais, um broto é deixado para cada 3-4 cm;
- quando a beterraba já tem 4-5 folhas, e as próprias raízes atingem o tamanho de uma moeda de 10 rublos, aumente a distância para 7-8 cm.
Como alimentar beterraba para o crescimento?
Como outras culturas hortícolas, as beterrabas devem receber substâncias minerais. O que fertilizar as beterrabas e em que período a planta deveria receber essa fertilização?
A necessidade básica da cultura é composta de fertilizantes de potássio, fósforo e nitrogênio, cuja falta afeta necessariamente o rendimento.
É conveniente combinar com cuidado o molho de beterraba, por exemplo, com capina e rega. Os beterrabas são alimentados duas vezes durante a estação de vegetação:
- A primeira aplicação de fertilizantes recai na primeira sacha e consiste em uréia ou outro agente contendo nitrogênio, a uma taxa de 10 gramas por metro quadrado.
- O segundo curativo superior pode ser feito quando as folhas das plantas vizinhas estão fechadas. Neste momento, 8 gramas de superfosfato e 10 gramas de cloreto de potássio são aplicados por metro de plantio.
Como alimentar beterraba para o crescimento da folhagem? No início do verão, empurre a formação dos tops pode nitrato da infusão de verbasco ou fertilizante verde, mas você não pode abusar desta ferramenta. Quanto mais próximo do final da estação de crescimento, mais a tendência da beterraba a acumular nitrogênio nas culturas de raízes, e isso afeta negativamente tanto o sabor quanto a capacidade de armazenamento.
Os cuidados de verão para as beterrabas e os desembarques de fertilizantes com minerais e oligoelementos ajudam a obter uma colheita abundante no outono.
A cultura é particularmente sensível à deficiência de sódio, boro, cobre e molibdênio. Compensar a deficiência pode ser por meio de sementes de imersão no estágio de germinação e, em seguida, como curativos foliares.