A Sibéria é uma região com um clima continental acentuado. Por exemplo, as surpresas imprevistas do tempo geralmente apresentam moradores da parte oriental. Aqui, como regra geral, invernos severos e prolongados, verões curtos e uma alta probabilidade de retornar geadas no final da primavera. Nas regiões ocidentais, o clima é um pouco mais suave, mas também aqui os habitantes não são doces. Cresça nestas condições uma boa colheita é bastante problemática. Os jardineiros têm de inventar vários truques e procurar maneiras de sair da situação atual, de modo que o plantio de batatas na Sibéria foi bem-sucedido.
Dependendo do território, o momento das culturas agrícolas também muda. Neste artigo vamos falar sobre como cultivar batatas no clima siberiano.
Datas de plantio de batata
A época de plantar batatas na Sibéria vem uma ordem de grandeza mais tarde do que, por exemplo, na faixa central da Rússia. Anteriormente, todo o trabalho começa nas regiões ocidentais. Aqui as batatas podem ser plantadas no início de maio. Os moradores das regiões orientais começam a aterrissar apenas duas semanas depois, isto é, em meados de maio.
Plantio de batatas na Sibéria é feito apenas quando a temperatura do solo atinge 7-8 graus Celsius. Se você fizer isso antes, é provável que as raízes não se desenvolvam bem.
Escolha uma variedade de batatas
Para o plantio na Sibéria, geralmente usado batatas de semente. O principal é escolher o tipo certo – nem todos podem crescer em um clima severo. Nesta seção, vamos falar sobre as variedades mais populares. Então, aqui está a lista principal:
- Timo “é uma variedade holandesa de maturação precoce. A qualidade do sabor é bastante alta. Bem armazenado.
- “Lugovskoy” – uma variedade trouxe criadores ucranianos. As raízes são grandes, pesando 100-165 g, resistentes a muitas doenças, por exemplo, requeima, caule preto, sarna.
- “Adretta” é a variedade mais difundida entre jardineiros na Sibéria. Raízes são grandes, de cor amarela. Sob as condições apropriadas, a variedade é muito bem preservada.
- “Early Priekulski” é muito cedo. A este respeito, nas pessoas essa variedade é chamada de quarenta dias. Normalmente, essas batatas são cultivadas para o alimento no verão, porque é mal armazenado.
- “Setembro” é a variedade média inicial. A carne da raiz é branca. Ela cresce bem em todas as condições. Perfeitamente armazenado
- “Svitanok Kiev” – é um favorito entre muitos jardineiros. A variedade mostra bom rendimento, por exemplo, a partir de 1 cem podemos coletar cerca de 300 kg. Além disso, essas batatas são resistentes a muitas doenças, e também é notado que ela é menos danificada pelo besouro do Colorado.
Na verdade, existem muitas variedades que são adequadas para o cultivo na Sibéria. Todos os anos criadores criam algo novo. Escolha por si mesmo a opção apropriada não será difícil.
Determinar o local para o plantio
Quando o jardineiro decide sobre a variedade certa, você precisa cuidar de onde as plantações serão localizadas. Ao mesmo tempo diremos, uma batata – uma fábrica photophilous. Portanto, é mais conveniente para essa cultura escolher um território que não seja obscurecido por árvores ou arbustos. O solo deve ser leve e solto. Uma boa colheita pode ser coletada se, no outono, a escavação for introduzida na escavação.
Na primavera, o estrume não pode ser trazido de qualquer maneira – as batatas simplesmente perecem.
Maneiras básicas de plantar batatas
Até o momento, existem várias maneiras de plantar batatas na Sibéria. Vamos falar sobre o principal:
- Linha única – o método mais comum de plantar batatas. As culturas de raízes são plantadas em fileiras. Entre eles deve ser cerca de 60-70 cm, e entre os arbustos a distância é de 2 vezes menor – cerca de 20-25 cm.As batatas são plantadas em uma profundidade rasa: 7 cm é suficiente.A seguir, o solo é aquecido para os arbustos.
- Fita – via de regra, este método é usado em escala industrial. A principal diferença é que o plantio é feito em duas linhas. A distância entre eles deve ser de 30 cm Os sulcos seguintes estão localizados a uma distância igual a 110 cm A principal vantagem deste método é que quando o trator é montanhoso as raízes das plantas não são danificadas, porque a terra é retirada de grandes intervalos.
- Crestal – este método é muito semelhante ao método de plantar batatas em sulcos. A única diferença é que é criada uma altura artificial da série, que deve ser de aproximadamente 18 a 20 centímetros. Vamos explicar mais detalhadamente. O método pode ser usado em duas variações:
- as batatas são plantadas a uma profundidade de 8-10 cm, e então uma crista de 20 cm de altura é criada.
- Neste caso, os cumes são preparados com antecedência. Sua altura deve ser de 30 centímetros, a distância entre eles é de cerca de 80 centímetros, as batatas são colocadas nas trincheiras obtidas e enterradas.
Esse pouso permite que você colha cerca de duas semanas antes. No entanto, vale a pena lembrar que este método é adequado para solos umedecidos, se o local estiver em um outeiro, então os tubérculos podem não ter umidade suficiente e irão se desenvolver mal ou até mesmo morrer. Quanto à norma de semear batatas, é diferente. Se falamos de pequenas áreas, cem metros quadrados exigirão cerca de 300 tubérculos.
Termos de coleta de batatas
Algumas pessoas pensam que quanto mais cedo os brotos aparecerem, mais rápido eles vão colher. Na verdade, isso não é verdade. Não importa quantos dias as batatas surgem. O principal é que tipo foi escolhido. As variedades de maturação, que são destinadas à alimentação precoce, podem ser coletadas já em meados de julho (tudo depende novamente do tempo de plantio). Para escavar, colheres são usadas. Eles poddevat terra perto do mato. Normalmente, grandes raízes são encontradas imediatamente na superfície. As variedades de maturação média amadurecem por muito mais tempo. O melhor momento para coletar batatas é o final de agosto, início de setembro.
Jardineiros iniciantes não sabem como determinar se a batata amadureceu ou não. É bem simples fazer isso. Arbustos amarelados e caídos – o primeiro sinal indicando que é hora de começar a colheita. Resumindo, quero dizer que é possível cultivar uma boa colheita de batata mesmo nas duras condições da Sibéria. O principal não é cometer um erro com a escolha da variedade.