Frutas laranja brilhantes, aparecendo nas prateleiras apenas no final do outono e inverno, não podem ser vistas nos jardins do cinturão do meio. Como o caqui cresce? Onde está a terra nativa dessa planta e quais são as características de seu cultivo?
Um hábito habitual para o caqui são as regiões tropicais e subtropicais da Ásia. O extenso gênero de árvores de folha caduca pertencentes à família Ebony inclui mais de setecentas espécies que são distribuídas da China e da Transcaucásia até a Malásia.
Onde cresce o caqui?
O homem apreciou por muito tempo o sabor dos caquis maduros, e hoje diferentes variedades de plantas são cultivadas em todo o mundo, onde as condições climáticas permitem. Graças à seleção e ao surgimento de mudas resistentes ao frio, o caqui ampliou significativamente seu alcance natural. A cultura com uma longa estação de crescimento encontrou seu lugar nos jardins do sul da Europa, no continente norte-americano, no Japão e na Austrália.
Nas lojas russas, as frutas doces são mais encontradas na Turquia, em Israel, nos países da Transcaucásia e no norte do Cáucaso, onde árvores cultivadas de espécies locais e despretensiosas são cultivadas desde tempos imemoriais.
Desde o início do século passado, o cultivo de caquis foi estabelecido na Criméia. A plantação de uma valiosa safra de frutas é colocada no Jardim Botânico Nikitsky. Aqui, foi iniciado um trabalho científico sério sobre o desenvolvimento de novas variedades resistentes de inverno adaptadas às condições russas.
Entre as realizações dos criadores da Criméia são os Russianska e Nikitskaya Bordovaya, com sucesso fruto na península e sem quaisquer perdas de transferência do frio a -25 ° C. Estas variedades possibilitaram o cultivo de caquis na Ucrânia.
Como árvore, flores e folhas de caqui se parecem?
As plantas que compõem o gênero Khurma são árvores bastante grandes e de vida longa que, sob condições favoráveis, atingem uma altura de 8 metros e uma altura de 500 anos. As variedades culturais mantêm as características dos ancestrais selvagens. As árvores têm uma coroa larga e larga, com longos galhos caídos.
A peculiaridade da cultura é a presença de plantas masculinas e femininas, aparentemente diferentes em forma e caráter das flores. Portanto, para aumentar o rendimento próximo ao plantio com árvores frutíferas, vários polinizadores são plantados. Descubra como o caqui floresce, você pode por foto. As flores femininas, únicas, distinguem-se por sépalas largas e a forma da corola é de até 2-3 cm de diâmetro.
As flores masculinas sentam-se em tiros amontoados, às vezes com pequenas inflorescências de 2-5 partes. Eles têm uma forma mais estreita, semelhante a vidro, e pétalas branco-amareladas. Em diferentes regiões, o caqui florido pode começar de março a maio.
Folhas simples, alternadamente sentadas em brotos de até 7 cm de comprimento, podem ser encontradas:
- por forma oval-cordada;
- pela cor verde clara, tornando-se mais escura à medida que cresce;
- Uma superfície lisa com uma grelha bem definida de veias.
No outono, as árvores são pintadas em tons de amarelo e vermelho. Assim, as folhas que caem praticamente não influenciam a aparência da árvore de caquiz, porque todas as ramificações são revestidas de frutas cor de laranja, amarelas e quase vermelhas.
Características de frutas de caquis
Para aqueles que estão interessados em como um caqui cresce, será útil aprender um pouco de informação sobre seus frutos. No lugar das flores femininas, após a floração, forma-se um denso ovário verde, dentro do qual pode haver até 10 grandes ossículos alongados. À medida que a fruta amadurece, os frutos adquirem uma forma oval, pontiaguda ou arredondada em forma de coração. Existem variedades com bagas achatadas.
Dependendo da variedade e espécie, a cor do caqui maduro varia, variando de amarelo claro a quase marrom. Maturação começa em setembro e dura até dezembro, então caqui quando crescido na Criméia, na Ossétia do Norte e na Ucrânia é, por vezes, sob a neve.
Na maioria das vezes nos jardins crescidos leste, caqui caucasiano e americano. Especialmente popular entre jardineiros e consumidores são variedades com frutas doces não adstringentes.
Para todos que amam o doce sabor dos caquis, sabe-se que os frutos se dividem em duas categorias.
- O primeiro saboroso mesmo quando não está muito maduro. Eles têm uma carne macia sem fibras pronunciadas, tornando-se gelatinosas em frutos maduros.
- Na segunda categoria de caquis, os frutos tornam-se comestíveis somente após cair sob o primeiro congelamento ou congelamento artificial. A carne de tais variedades é mais grossa, contém mais fibras.
Ambas as variedades têm seus prós e contras. Caqui com frutas delicadeza suave não pode tolerar armazenamento longo e transporte. O menor dano à pele é ameaçado com danos rápidos. Frutas sólidas, adstringentes, podem ser armazenadas por até 30-40 dias e, depois da exposição a temperaturas abaixo de zero, desfrutar de um tratamento útil.
Como cresce o caqui: requisitos para o campo aberto
Na natureza, um caqui cresce em regiões quentes com um longo período quente do ano. Variedades modernas resistentes à geada permitiram empurrar a fronteira norte do crescimento confortável para as regiões do sul da Rússia. Como crescer um caqui em seu jardim?
Observando o caqui cresce na Crimeia, na costa do Mar Negro, o Cáucaso ea Ucrânia, na Ossétia do Norte, pode-se notar que as árvores ao ar livre preferem áreas bem iluminadas com proteção contra o vento e inundações nos períodos de primavera e outono.
A cultura é pouco exigente quanto ao tipo e composição do solo, enquanto o excesso de orgânicos pode responder à queda do ovário já formado. O principal é que um sistema radicular poderoso obtenha ar e umidade suficientes.
Se um caqui estiver em condições áridas, a qualidade da colheita se deteriorará, um déficit prolongado de umidade fará com que o ovário e a folhagem caiam.
Nas regiões onde o caqui cresce em condições naturais, as árvores já florescem na estação quente, e os frutos têm tempo para encher e praticamente amadurecer antes das geadas sérias. Norte do caqui precisa de proteção contra o congelamento e o perigo do preli da primavera. Isto aplica-se tanto a árvores frutíferas como a plantas cultivadas para fins decorativos.
Para colher de uma árvore 6-10 metros de altura não se transformou em uma aventura arriscada, coroas de caqui começam a se formar a partir dos primeiros anos após o plantio. Além da restrição de crescimento, a poda de galhos jovens, muito finos, muitas vezes não suportam a gravidade dos frutos e o primeiro congelamento nos invernos frios.
Como crescer um caqui por conta própria?
Tornar-se dono da própria árvore frutífera no site é bastante simples. Para fazer isso, você precisa comprar uma muda de caqui resistente à geada, plantá-la e cuidar até que frutas maduras apareçam.
O caqui pode ser propagado cultivando uma fruta madura de um osso. Infelizmente, as mudas não retêm propriedades varietais, portanto, para frutificação abundante e obtenção de bagas doces, a planta precisará de uma vacinação.
O melhor caldo é o caqui caucasiano, caracterizado pelo aumento da resistência do inverno, pouco exigente ao solo e resistência. A árvore tem uma raiz poderosa e muscular, graças à qual a planta transfere facilmente o transbordo para um vaso maior. Na primavera, quando o caule atinge uma espessura de 1 cm, uma muda forte pode ser plantada com uma cultivar de qualquer tipo. Na árvore crescida é conveniente fazer uma inoculação adicional do polinizador.
Na maior parte da Rússia e nos subúrbios, o cultivo de caquis no campo aberto é problemático. Verão curto não é suficiente para que os frutos tenham tempo para se juntarem e amadurecerem, durante e após a floração, o risco de geadas é alto e, no inverno, as geadas são muito fortes, mesmo para variedades estáveis da Crimeia. Portanto, é melhor cultivar caqui em cultura de vasos. Neste caso, é fácil cuidar de uma árvore com uma altura de até um metro e meio e, mesmo com bons cuidados, obter uma boa colheita.