Óleo de rabanete – uma cultura anual de forragem e mel. Refere-se à família cruciferous. Amplamente utilizado como fertilizante siderat – verde. Nas sementes da planta contém até 50% de óleo vegetal. É usado na culinária, na indústria alimentícia, na farmacologia, na cosmetologia e na produção de biocombustíveis.
O rabanete com óleo é uma planta com cerca de 1,5 m de altura e as folhas têm uma forma de corte. O fruto do rabanete é uma vagem de 6-8 cm de comprimento, cheia de sementes. Ao contrário de um rabanete comum, o óleo de rabanete não forma uma safra de raiz. Sua raiz é uma haste espessa na parte superior com ramos. A cultura é apreciada pelo acúmulo intensivo de massa verde no tempo frio. Adequado para sementeira tardia em áreas com clima frio. Pode ser cultivado em solos argilosos, resistentes à seca.
Óleo de rabanete como siderat
O uso do rabanete verde-oliva como siderata nos últimos anos está se tornando de importância estratégica devido ao esgotamento dos solos em larga escala.
Proteção do solo e enriquecimento
O rabanete de azeitona tem um poderoso sistema radicular. A raiz longa fornece uma subida das camadas inferiores do solo até a superfície dos nutrientes. Quando apodrecendo, a massa verde cortada é transformada em um fertilizante rico em húmus e orgânico.
Pancake rabanete é uma das culturas mais eficientes utilizados para proteger o solo da erosão no Período da Primavera e Outono, e se as plantas não estão limpos no inverno, eles mantêm a neve, contribuindo para o acúmulo de umidade no solo e menos de zero.
A cultura tem um bom efeito na estrutura do solo, soltando-o e fornecendo drenagem mesmo em camadas profundas. Como resultado, a umidade e permeabilidade ao ar do solo aumenta.
Dos restos de raízes, o solo é enriquecido com elementos minerais. Em média, por hectare de área terrestre recebe:
- azoto – 85 kg;
- fósforo – 25 kg;
- potássio – 100 kg.
Qualidades fitossanitárias
A manutenção em uma fábrica de óleos essenciais promove a oposição a destruidores e doenças fungosas. O rabanete de óleo é usado para luta preventiva contra wireworm, sarna de batata, rizoktanioz, nematóides. A folhagem densa reveste bem o solo e suprime a germinação de ervas daninhas. O rabanete verde-oliva é a principal cultura usada na luta contra ervas daninhas difíceis de remover, como o wheatgrass. Os topos apodrecidos servem como um excelente terreno fértil para vermes e outros organismos biológicos que têm um efeito favorável no solo.
Não use rabanete como uma siderata como precursor do repolho.
Rabanete verde-oliva como uma colheita de forragem
Como cultura forrageira, o azeite de rabanete é valorizado pela precocidade e por rendimentos consistentemente elevados. A colheita média é de 300-400 c / ha e, ao aplicar fertilizantes, é possível atingir um indicador de 700 c / ha. O período da semeadura até a formação é de apenas 40 a 50 dias. Por uma estação é possível fazer até 3 segando. A massa verde é alimentada ao gado em forma fresca, silagem, haylage, briquetes, farinha de erva também são preparados a partir dele. Azeite de rabanete, geralmente com outras ervas anuais, é introduzido na composição das misturas aveia-do-monte e ervilha-aveia. A cultura no estágio de 3-4 folhas é uma boa adição ao milho.
Como cultura forrageira, as sementes oleaginosas de rabanete devem ser cultivadas em mistura com girassol, feijão e cereais.
O cultivo do nabo-da-azeitona possibilita a caminhada de animais no final do outono. A vegetação de fábricas continua até em uma temperatura de + 5-6 ° C. O óleo de rabanete não morre em geadas a -4 ° C, e plantas mais fortes são capazes de tolerar temperaturas negativas a -7 ° C.
De acordo com a nutrição, a semente oleaginosa de rabanete tem qualidades semelhantes às forragens combinadas, alfafa, sanfeno e trevo. Tem um alto teor de proteína – até 26%. Para comparação: no milho este indicador está no nível de 7-9%. A proteína é bem equilibrada por aminoácidos. A cultura é rica em fósforo, potássio, cálcio, magnésio, zinco e ferro. Durante o período de floração, um quilo de topos contém 30 mg de caroteno e 600 mg de ácido ascórbico.
Azeite de rabanete como uma planta de mel
A semente oleaginosa de rabanete é uma cultura de mel reconhecida. Suas principais vantagens são a floração longa (até 30 dias) e a liberação do néctar em um tempo frio. O Medosbor é produzido no início da primavera e no meio do verão, quando outras culturas melíferas já se desvaneceram. O conteúdo de sacarose, frutose e néctar de glicose é de 20%. O mel tem um aroma forte e altas propriedades curativas.
Devido à rápida cristalização do mel, não é recomendado deixar o mel nos favos de mel durante o inverno.
As abelhas preferem visitar o campo focal de manhã e o tempo nublado. De manhã, as flores desabrocham às 6-7 da manhã.
Cultivo de um rabanete
A resposta à pergunta “quando plantar sementes oleaginosas” depende dos objetivos. As sementes podem ser semeadas de abril a meados de setembro. As maiores plantas de rendimento rendimento plantadas em abril. Para alimentação e como siderate, o rabanete é semeado em linhas após 15 cm. O consumo de sementes é de 2-3 g / m2. A profundidade da sementeira é de 2-4 cm.
As culturas tardias requerem mais consumo de sementes. Quando a semeadura ocorre após 10 de agosto, a norma é dobrada, já que no outono o crescimento das plantas é significativamente mais lento. As culturas tardias não são adequadas para a sideração.
Quando a semeadura mista com ervilhaca de primavera, a proporção de sementes de rabanete para wiki 1: 6 é usada. Sob este esquema, as hastes de rabanete servem como suportes para a planta de escalada.
Para mel e sementes, as sementes oleaginosas de rabanete são espalhadas por 40 cm entre as fileiras.
Os primeiros rebentos aparecem apenas após 4 dias e em 40-50 dias é possível produzir a primeira forragem de corte. A floração ocorre aproximadamente 40 dias após a emergência.
Quando siderar em culturas de inverno, o rabanete é cortado 3 semanas antes da semeadura.
Para a decomposição e formação de húmus a partir da massa verde, é necessário que o solo esteja úmido.
Ao preparar o solo para as culturas de primavera, o rabanete é deixado a geada.
As sementes são colhidas no final do outono. As vagens mantêm sua forma e a secagem das sementes ocorre em condições naturais, o que economiza os custos da secagem artificial.
Na Rússia, você pode comprar sementes de rabanete de variedades populares de azeitonas: Sabina, Nika, Prygazhunya, Brutus, arco-íris, Tambovchanka.