Recentemente, o jardim francês, feito por próprias mãos, começou a ganhar a popularidade especial. Esse jardim trará um entusiasmo original ao seu site.
Como o jardim francês difere do habitual?
O jardim francês é baseado nas tradições dos jardins do tempo de Luís XIV. Simboliza harmonia, beleza, pureza e ordem.
A principal característica do jardim francês é a presença de elementos simétricos e figuras geométricas. Por tradição, é um retângulo, que é dividido em 4 quadrados idênticos. Escultura e um relógio de sol são colocados no centro do retângulo.
O jardim francês distingue-se pelas suas características decorativas: nos canteiros lindamente decorados, crescem não apenas vegetais, mas também flores, arbustos e árvores frutíferas. Entre os canteiros estão lindamente decorados caminhos de azulejos.
Planejando um jardim francês
Antes de começar a preparação de camas, é necessário decidir o que será a sua forma. Eles podem ter uma forma retangular tradicional ou ter a aparência de um círculo, quadrado, espiral ou tabuleiro de xadrez.
Plantas no jardim francês podem:
- estar no mesmo nível de todo o site;
- para subir 20-30 centímetros do chão. Neste caso, suas paredes são feitas de pedra, tijolo ou outro material. Para criar tais camas você terá que fazer esforços extras, mas o trabalho gasto se justificará: as camas adquirirão uma aparência original e atraente, o seu cuidado será facilitado.
O próximo passo será a identificação das plantas plantadas em canteiros. Terra nua não deve ser encontrada na horta francesa: vegetais se substituem organicamente e lugares livres são cheios de plantas ornamentais. Ao arrumar as camas, é necessário colocar as plantas de tal maneira que elas não interfiram umas nas outras. Neste caso, é necessário levar em conta a natureza amorosa das plantas, sua altura, o período de floração e frutificação.
Um atributo obrigatório do jardim francês é o acento vertical:
- paredes temporárias, decoradas com milho, tomate, leguminosas, anuários ornamentais cacheados;
- permanente – feito com a ajuda de bagas ou arbustos decorativos, perenes, pequenas macieiras.
Nós fazemos o jardim francês com nossas próprias mãos
Primeiro, desenhe uma figura geométrica na trama, cuja forma será seu canteiro de flores. Do centro da figura, desenhe os raios – você tem camas triangulares. Separe os setores com caminhos decorativos ou gramado. Para a terra não desmoronar, em torno de cada jardim, belamente colocar pedras, tijolos ou tábuas de madeira, instale uma cerca de acácia decorativa. Você pode plantar em torno da cama repolho decorativo, salada vermelha ou calêndula. Eles decorarão o canteiro de flores e os cravos também protegerão os habitantes do jardim das pragas.
Quando as camas estão prontas, você pode começar a plantar as plantas. Para dar aos canteiros uma variedade de cores, recomenda-se a plantação de diferentes saladas de folhas, repolho ornamental, manjericão perfumado, capuchinha, calêndula, calêndula, olho-de-leão, áster e outras plantas brilhantes. Ao redor do jardim você pode plantar árvores frutíferas e arbustos. Eles vão decorar o local e proteger as plantas dos ventos frios.
Estágios de preparação
Vamos resumir. Para arranjar um jardim francês é necessário:
- Mude a forma das camas.
- Selecione as camas visualmente.
- Cercar o jardim com uma cerca de meio-fio ou decorativo.
- Plante as plantas.
Com a ajuda do jardim francês, você transformará seu site em uma área de recreação. Se desejar, você pode colocar uma pérgola com clematis ou rosas de escalada perto do canteiro de flores, plantas de ampel decorativo, esculturas, lanternas.
O jardim francês criado por mãos próprias, causará inveja e admiração de todos os vizinhos e atrairá os pontos de vista dos transeuntes. E você vai deixar você relaxar no verão após um dia agitado e aproveitar os resultados do seu trabalho.
Vídeo: como fazer um jardim francês