A batata é uma cultura de fileira larga. A partir do momento em que os tubérculos são fechados até as primeiras brotações, geralmente de 10 a 25 dias, dependendo da variedade. É esse fator que influencia o fato de que as batatas são muito pouco resistentes à agressão de ervas daninhas. Se o herbicida para batatas, após a germinação, não foi usado – então o rendimento pode diminuir em 75-80%. Além disso, as ervas daninhas são portadoras de doenças que podem matar toda a plantação de batata.
Qual é o efeito do tratamento com herbicida?
A ideia de usar agentes que combatem ervas daninhas tem um grão racional. O processamento mecânico não exclui a possibilidade de infecção infecciosa ao ferir partes verdes de um arbusto de batata. Além disso, cortando o topo da erva, você não tem uma garantia completa de sua destruição. Muitas ervas daninhas começam a crescer com força ainda maior.
É importante escolher o herbicida correto para se familiarizar com os termos de seu uso e considerar em que mistura para pulverização ele pode entrar como componente.
Antes de aplicar o herbicida na prática, você precisa ter certeza de que as seguintes condições para o sucesso do tratamento são atendidas:
- O aterro da terra, deixado como lixão após a capina, deve certamente se estabelecer;
- Quando enraizar tubérculos no solo, eles devem estar a uma profundidade de pelo menos dez centímetros. Caso contrário, a substância ativa pode entrar na zona de brotos de batata;
- A estrutura do solo cultivado deve ser bem granulada, o que ajudará os herbicidas a se espalharem uniformemente por toda a sua espessura;
- A umidade do solo deve estar dentro de 80%, somente neste caso a substância se mostrará com toda a eficiência.
A maneira como o herbicida será usado, assim como sua escolha, dependerá da estação de crescimento da batata e da variedade de agentes invasores que devem ser erradicados. Das ervas daninhas nas batatas, as preparações que podem ser usadas para processar plantações no período de pós-emergência são excelentes. Eles são projetados para combater ervas daninhas e dicotiledôneas.
No mercado agrícola, os herbicidas de nova geração estão amplamente representados, são preparações de efeito de solo nas quais o prosulfocarbe é a principal substância ativa. Faz parte do tratamento de emergência precoce e inibe o crescimento de muitas ervas daninhas anuais. Como se livrar de bétulas em pomares de batata? Do que deduzir de uma cama uma cama de um bedstrawer tenaz e pretinha preta? Tudo é muito simples – basta usar o herbicida no momento em que as ervas daninhas formam seus primeiros brotos.
Os benefícios do tratamento com herbicidas
Todo residente de verão sabe que o uso regular de herbicidas em plantações de batata dá bons resultados e efetivamente contra um enorme espectro de ervas daninhas. Mas neste caso não poderia fazer sem exceções. A coisa mais difícil de fazer com um bindwort, que não só impede o crescimento total de tubérculos, mas também deprime a parte acima do solo do arbusto, trançando-o com suas vinhas. Na nossa região, esse problema é especialmente urgente, e muitas plantações de batatas precisam, por isso, de capinar regularmente.
“Titus” é um herbicida de alta qualidade, cujo propósito principal são os cereais anuais e perenes. Mas, além deles, elimina com sucesso o problema da escalada perene, a saber – moitas de bétulas de campo. Este medicamento pode ser usado tanto a solo como em combinação com substâncias do grupo de metrônomos. Ao pulverizar plantas cultivadas, o produto químico não lhes faz mal, afetando apenas as ervas daninhas. Chegar à camada do solo – decompõe-se rapidamente e perde suas propriedades. É possível processar as parcelas mesmo em condições de tempo nublado, a atividade não diminui mesmo que a chuva tenha passado 30 minutos após a aplicação.
O herbicida “Titus” em camas de batata é muito eficaz devido à sua substância activa – o rimsulfurão. Fornecido no mercado sob a forma de grânulos solúveis em água. Além de batatas, também é usado para processar loteamentos com tomates e campos de milho. É classificado como herbicida pós-emergente, com ação seletiva.
Absorção ocorre por meio da superfície da folha, após o que a planta bloqueia a capacidade das células se dividirem. O crescimento prático da erva daninha pára imediatamente, e a própria morte pode ser observada dentro de cinco dias a partir do momento da pulverização. Não agride o meio ambiente, portanto, é absolutamente seguro.
Antes de remover a trepadeira no campo de batata, você deve ler atentamente as instruções anexadas ao herbicida.
Entre as vantagens do fármaco, pode-se notar que seu uso substituirá totalmente o tratamento com agentes pré-emergência e pré-semeadura. As ervas daninhas são destruídas após uma pulverização, o uso repetido é muitas vezes desnecessário. A meia-vida para a qual o medicamento é biodegradável no solo é de dez dias.
Os “Lapis” para campos de batata são usados não menos que outras preparações desse espectro de ação. Sua ação pode ser caracterizada como uma composição sistêmica, chamada de seguro. É um herbicida de solo de ação seletiva, em outras palavras – uma preparação de solo seletiva. É utilizado tanto como um meio pré-emergência como pós-emergência. Patenteado e fabricado na Rússia, está disponível como um pó molhável, embalado em embalagens de polietileno para pequenas embalagens. A vantagem inegável de “Lazurite” é o período de sua influência ativa sobre as ervas daninhas.
Após um tratamento de uma só vez, plantas incômodas não aparecem mais na área tratada durante esta temporada. Ela estimula a morte de ervas daninhas adultas e a morte de brotos germinados. A dose necessária é determinada com base na extensão da propagação das ervas daninhas, na condição do solo cultivado e no tamanho do terreno. O principal ingrediente ativo é a metribuzina, capaz de eliminar cereais e anuários de dicotiledóneas durante duas semanas. Em casos difíceis, pode ser necessário voltar a tratar, o que é realizado um mês após o primeiro em clima seco e quente, e depois de duas semanas – com alta umidade e chuva.