cereja maduraNas últimas décadas, devido à disseminação de doenças das plantações de frutas de caroço, os jardineiros enfrentaram uma queda acentuada nos rendimentos e até mesmo a necessidade de reduzir as plantações recentemente exuberantes. Não surpreendentemente, entre as questões candentes, o lugar principal é ocupado por doenças da cereja ea luta contra eles, fotos e descrições de doenças perigosas ajudará os proprietários de lotes familiares a tempo de identificar o problema, lidar com ele e estabelecer prevenção.

Até meados do século passado, cerejas despretensiosas, crescendo em jardins em toda a antiga União Soviética, praticamente não eram inimigos sérios. E as velhas e comprovadas variedades regularmente agradavam aos aldeões, embora não fossem as maiores e mais doces, mas numerosas bagas. Mas desde os anos 60, em várias regiões, as cerejeiras, cada vez mais próximas do meio do verão, ficavam quase sem folhagem, e as bagas eram amarradas cada vez menos. Assim, a coccicomicose introduzida no norte da Europa se mostrou. Três décadas depois, os jardineiros russos encontraram outro adversário formidável das plantações de frutas de pedra – a moniliose. Hoje, essas doenças são os principais, mas não os únicos inimigos dos pomares de cerejeiras no território da Rússia. As árvores e a colheita nelas são ameaçadas por uma crosta, uma mancha de ouro, uma devastação e outros infortúnios.doenças de cereja

Na zona da maior disseminação de doenças de cerejas e pragas estão os jardineiros do Noroeste do país, Região da Terra Não-Negra e regiões próximas. Em relativa segurança, a plantação de cerejeiras de territórios com climas mais quentes e secos, por exemplo, o Cáucaso, a região do Volga, o Kuban e o sul da região de Chernozem. Mas mesmo aqui, sem a devida atenção, cuidado e prevenção, existe uma alta probabilidade de doença das plantas.

Cockcomicosis: uma descrição da doença da cereja com fotos

coccomicoseO maior dano à colheita é causado por doenças fúngicas da cereja. Uma das mais perigosas e insidiosas é a coccomicose. A propagação da doença é promovida por longos períodos de chuva, quando o ar é aquecido a 20-24 ° C. Essas condições ajudam o agente causador da infecção, o fungo Coccomyces hiemalis, a se desenvolver sem obstáculos, multiplicar e danificar plantas.

A doença se manifesta no verão, e seus traços característicos, em primeiro lugar, são visíveis na folhagem:

  1. No lado da face das placas da folha, formam-se manchas redondas castanhas ou avermelhadas.
  2. Gradualmente eles se expandem, os tecidos no meio secam e no lado de trás da folha aparecem áreas com um revestimento rosado.
  3. A folhagem da coccomicose afetada morre e cai na segunda metade do verão, deixando os galhos quase nus.

queda precoce de folhagemA julgar apenas por sinais externos, a coccomicose pode ser considerada uma doença das folhas de cereja. Mas esta opinião está errada! Por causa da perda precoce da parte verde da copa, as cerejeiras estão enfraquecidas e despreparadas para o inverno. Como resultado, uma parte dos brotos para a primavera morre, o dano é encontrado no tronco e ramos esqueléticos.

Já no primeiro ano após a infecção, a cereja reduz o rendimento, a qualidade do pilaf diminui. Se você não resolver a doença com urgência, a cereja, como na foto, morre nos próximos anos.

A queda prematura de folhas no meio do verão deve alarmar seriamente o jardineiro. Todas as folhas caídas são necessariamente coletadas e destruídas, e as plantas são tratadas com licor de Bordeaux, solução de sulfato ferroso ou fungicidas sistêmicos. O re-tratamento é realizado de acordo com as instruções em 7-14 dias no campo primeiro.

doença fúngicaAs principais medidas para combater a doença fúngica das cerejas visam destruir o patógeno e impedir sua disseminação para árvores saudáveis.

Como prevenção na zona de risco, bem como no clima úmido propício para a propagação da coccomicose, a pulverização de cerejas é realizada na primavera, mesmo antes da abertura dos botões florais, e no final do florescimento em massa das plantas.

Neste caso, deve-se lembrar sobre a possível toxicidade dos produtos pulverizados. Os frutos restantes nos ramos retiram-se, as mãos, os órgãos que respiram protegem-se com luvas e um respirador. Para maximizar a eficácia dos medicamentos, eles devem cair na folhagem seca e agir sem obstruções por 2 a 3 horas. Portanto, para o tratamento, é melhor escolher uma manhã sem vento, de manhã ou à noite, quando não há perigo de queimaduras solares.

Related  Instruções detalhadas para o cultivo de um tomate em uma janela no inverno e no verão

Moniliose de cereja: foto da doença e luta com ela

monilíase da cerejaA monilíase ou queimadura monilial já é familiar aos jardineiros do cinturão do meio da Rússia, Kuban, Chernozem, regiões do sul da Sibéria e dos Urais. Em algumas áreas, quase todas as plantações de cerejas estão infectadas com um fungo prejudicial, mas, além disso, a doença fúngica da cerejeira, causada por Monilia cinerea, é igualmente perigosa para outras culturas frutíferas.

A infecção primária da árvore ocorre durante a floração, quando os esporos do fungo penetram e germinam através do pistilo e pedicelo nas profundezas dos tecidos da madeira. No entanto, percebendo o mal-estar da primavera das cerejas, os jardineiros costumam levar seus sintomas aos efeitos do congelamento ou do manejo malsucedido de produtos químicos.

De fato, secando sob a influência de espalhar galhos de fungo, flores e folhas jovens são como se fossem queimadas. E as lesões de monilíase do lado parecem grandes manchas sólidas nas copas de árvores recentemente completamente saudáveis.

a árvore está feridaA infecção secundária ocorre através da fruta em que os esporos do fungo amadurecem. Lá fora, as bagas parecem secas, mumificadas, muitas vezes cobertas com um revestimento acinzentado. Eles se agarram aos galhos e, se não forem removidos, permanecem até a primavera, tornando-se um novo foco de infecção.

Contribui para molhar o clima primavera-verão, o corte irregular da coroa e violações da tecnologia agrícola. Se a prevenção da doença e seu tratamento não receber a devida atenção, por vários anos as árvores murcham e morrem.

Para minimizar o número de focos de infecção, é necessário:

  • remova as folhas caídas, e o chão sob as árvores soltam com cuidado;
  • Corte, pegue um pedaço de madeira saudável e destrua os ramos afetados da monolitose;
  • remova e queime a fruta restante.

Related  Instruções para o uso de inseticida Kanonir Duo

a folhagem secaNa primavera, antes da abertura dos botões, as plantações de cereja são pulverizadas com um líquido Bordeaux ou outro fungicida de contato. O reprocessamento é realizado na segunda metade do período de floração. É dada especial atenção às plantas que já foram atacadas por fungos nocivos no passado. Se a doença da árvore de cereja se observar na primavera em árvores anteriormente sãs, será necessário recorrer à ajuda de fungicidas sistemáticos, por exemplo, Skora, Topaz ou Fundazol.

Flor de cerejeira e tratamento de doenças

clasterosporiumO buraco está localizado no terceiro ponto mais pernicioso. Klyasterosporiosis também se refere às doenças fúngicas da cereja e afeta não só a folhagem e brotos, mas também flores. A princípio, a doença se manifesta pelo aparecimento de manchas marrom-acastanhadas. À medida que crescem, os tecidos internos secam e desmoronam, deixando grandes buracos redondos. A folhagem doente seca e cai, as bagas afetadas também não enchem e murcham. Esporos do inverno cogumelo nocivo:

  • no solo;
  • nos frutos mumificados restantes;
  • dentro de rachaduras na casca;
  • em resíduos de plantas.

Além de limpeza regular e destruição de folhas caídas e poda da copa, para prevenção e tratamento da doença, cerejas e solo ao redor da primavera são polvilhadas com uma solução de sulfato de cobre ou Hórus.

Desenvolvendo de acordo com a descrição, como na foto, a doença da cereja requer medidas urgentes. Neste caso, use fungicidas complexos ou fluido de Bordeaux. O processamento em escala real é realizado em vários estágios, começando com o estágio do cone verde, terminando com os dias de verão, quando restam pouco mais de 20 dias antes da colheita.

Medidas similares são tomadas para revelar sinais de manchas marrons e ferrugem nas árvores frutíferas. Em ambos os casos, o jardineiro encontra a aparência nas folhas e nos ovários de manchas marrons, marrom-avermelhadas ou vermelhas, que são a manifestação da atividade de fungos nocivos. Todas essas doenças afetam negativamente o rendimento e as propriedades de consumo dos frutos, enfraquecem as plantas. Portanto, ao menor atraso, o jardim exigirá não só a luta contra as doenças da cerejeira, mas também com as pragas pelas quais as plantas afetadas se tornam cobiçadas e fáceis presas.

Flor de cerejeira: descrição da doença e seu tratamento

sarnaA maior parte da sarna, também causada por fungos, ocorre em maçãs e peras, mas em parcelas particulares pode afetar e apedrejar as culturas. Se você encontrar, como na foto, uma doença em uma cereja, a luta contra ela deve ser levada a cabo tão seriamente quanto com moniliose ou mancha marrom.

Escuridão com crostas no meio de uma rachadura crescem não apenas na folhagem. Eles capturam as bagas e reduzem drasticamente a qualidade da colheita, tornando os frutos praticamente impróprios para a alimentação e processamento.

Uma boa medida de prevenção e controle da doença fúngica das cerejas é:

  • coleta e destruição de folhas caídas;
  • formação oportuna e aparagem sanitária da coroa;
  • cavando o solo sob as árvores;
  • pulverização de plantas e troncos com uma solução de fungicida, cloreto de cobre ou líquido Bordeaux.

Related  Variedades de cenouras com foto e descrição

Como em outros casos, o tratamento é realizado em várias etapas, de acordo com as instruções para os meios escolhidos pelo horticultor.

Gommoz: uma descrição da doença da cereja com fotos

flor de cerejeiraAs gotas de chiclete que aparecem no tronco e ramos da cereja também são uma doença. A gomose ou o aumento da gengiva podem ser causados ​​por vários motivos:

  • queimadura solar;
  • exposição ao gelo;
  • uso indevido de adubação;
  • esquerda sem a devida atenção aos danos mecânicos no córtex.

À primeira vista, um fenômeno que é inofensivo para a vida das plantas é, na verdade, um prenúncio das conseqüências mais desagradáveis. Na área onde o câmbio é quebrado, o desenvolvimento adequado da madeira é dificultado ou parado, mas o acesso a fungos nocivos, outros patógenos de doenças de cerejas e pragas é completamente aberto.lesão no tronco

Neste caso, é igualmente importante não permitir o aparecimento de novas fissuras, e também curar as disponíveis da forma mais rápida e eficaz possível. A fim de evitar gomas após a poda sanitária e a formação da coroa, a horta é obrigatória. O dano formado é preliminarmente irrigado com uma solução a 1% de sulfato de cobre.

Medidas gerais para proteger as cerejas de doenças e pragas

árvore saudávelInfelizmente, as infecções fúngicas e concomitantes são tão comuns hoje em dia que não será possível obter uma boa colheita, esperando apenas por características varietais e cuidados de rotina. O uso preventivo e curativo de fungicidas em lotes familiares é a norma. Mas até os meios mais eficazes têm seus pontos fracos. O fungo já no segundo ou terceiro ano é capaz de se adaptar a um medicamento anteriormente eficaz. Portanto, os produtos químicos precisam ser mudados regularmente, sem esquecer a observância da tecnologia agrícola e a atenção básica ao plantio.

Além de pulverizar com fungicidas, as cerejeiras precisam:

  • na poda sanitária realizada na primavera;
  • no rejuvenescimento regular de árvores frutíferas ao nível de 3-4 anos de madeira;
  • na limpeza das folhas caídas e na remoção de frutos secos, mesmo que não comestíveis, deixados nos galhos;
  • em fertilizante competente e irrigação obrigatória do jardim.

Se a doença é perigosa para as culturas de pedra na região, o jardineiro é melhor para garantir a seleção de variedades resistentes regionais e híbridos já na fase de plantio de um jardim.

Mais sobre doenças da cereja – video