estacas de crisântemoQuando crescem crisântemos de sementes, muitas vezes há uma perda de suas características varietais. As estacas são consideradas a maneira mais confiável de reprodução de variedades valiosas em grandes quantidades. Este método é uma espécie de reprodução vegetativa. Popular nos últimos anos, o crisântemo coreano é por vezes multiplicado e dividindo o mato. Com isto, a porcentagem de sua reprodução é bastante baixa. Estacas de crisântemos desta espécie facilmente criar raízes e preservar todas as características das espécies da planta original. Graças a este método, você pode rapidamente multiplicar qualquer variedade interessante.

Estacas “precoces” são aquelas cultivadas no inverno (janeiro-fevereiro) com um dia de pouca luz. Eles criam raízes por 1 mês. Estacas “tardias”, obtidas em abril-maio, formam raízes em 1-2 semanas.

Características de reprodução de crisântemos por estacas

O enraizamento de estacas e o crescimento dessas flores possuem certas características:

  • Plantas de flores pequenas se enraizam muito mais rápido do que plantas de flores grandes;
  • variedades nas quais brotos carnudos e grossos enraízam muito pior;
  • plantas de uma variedade quando cultivadas de estacas “precoces” e “tardias” entram no período de floração quase simultaneamente;
  • o tempo de propagação afeta muito somente o tamanho da planta (hastes muito altas crescem a partir de brotações “precoces”).

Como propagar crisântemos com estacas?

O processo de reprodução dos crisântemos começa com a seleção das melhores plantas adultas, chamadas de células rainha.

No outono, escolha arbustos saudáveis ​​com inflorescências perfeitas. Eles não devem ter sinais de doença ou pragas. No final da floração, as células da rainha são enterradas em estufas ou transplantadas em caixas. Arbustos de crisântemo são deixados em local fresco, protegido do excesso de umidade. Para seu armazenamento, terraços fechados, varandas ou galpões de luz são adequados. O armazenamento de células-rainha depende do nível da temperatura no inverno. Condições ideais para o período de dormência fisiológica de crisântemos estão dentro de 3-5 ° C. A regra principal da preservação bem sucedida – estas flores não devem estar em uma temperatura de menos de 1 ° C.

Para obter plantas jovens com um excelente nível de floração, é necessário vernalizar as células da rainha. Para este efeito, as plantas durante 3-4 semanas estão em salas com uma temperatura de 1-4 ° C. A ausência de tal procedimento muitas vezes leva ao fato de que algumas variedades de crisântemos não florescem.

Related  Tomate ensolarado e doce Caqui: características e descrição da variedade

Para obter um bom material de plantio, as plantas-mãe são transferidas para uma sala quente e iluminada e regadas regularmente. Alguns dias depois, os botões de renovação estão despertando em suas raízes. Ao mesmo tempo, o broto da raiz cresce a partir do licor-mãe. A eficiência das mudas é totalmente dependente da quantidade de novas mudas. Para obter um número suficiente de plantas, as células da rainha começam a se preparar para as estacas já em fevereiro. Na maioria das vezes esse procedimento é realizado no início da primavera.

apararPara estacas é adequado apenas aquele tiro que cresce a partir da raiz. É por isso que qualquer “cânhamo”, representando os caules lignificados da flor, deve ser cortado. Como o desenvolvimento das brotações radiculares é muitas vezes desigual, com um pequeno número de células-rainha é problemático obter crescimento jovem da mesma idade. Para resolver este problema, as estacas são armazenadas em serragem úmida no refrigerador (na prateleira inferior) por cerca de 2 semanas. Quando um número suficiente de cortes é obtido, eles começam a criar raízes.

Como cortar crisântemos?

Os brotos da raiz são cortados com uma faca afiada sob o nó da folha, quando 2-3 interstícios são formados sobre ela. As estacas resultantes são plantadas em caixas ou vasos baixos com um substrato fértil com uma reação neutra. É preparado a partir de solo fértil, húmus e areia, numa proporção de 2: 1: 0,5. A espessura do substrato deve ser de 3 a 4 cm, e a areia calcinada é despejada sobre ele. Sua camada deve ser de 2-2,5 cm.Você também pode usar uma mistura de perlita e areia grossa na proporção de 1: 1. Este substrato possui alta capacidade de umidade e permeabilidade ao ar.

Para o enraizamento rápido das estacas, elas são tratadas com uma solução de um estimulante de raiz. Para fazer isso, use a droga “Kornevin” ou ácido alfa-naftilacético (NAA).

talo de crisântemo crescidoAs estacas são enterradas no substrato a uma profundidade de 2,5 a 3 cm A temperatura ótima para o enraizamento das estacas é de 18 a 20 ° C. Na sala usada para estacas de enraizamento, é necessário manter um microclima ótimo. Para fazer isso, acima da capacidade de fazer uma “cúpula” feita de filme de polietileno, que fornece a umidade necessária.

Related  Como semear cenouras: vídeo, dicas, recomendações

Cultivo

Cuidado de estacas é a pulverização diária e rega regular. O sucesso do enraizamento é evidenciado pela aparência de um ganho na fuga. As plantas podem ser fertilizadas com fertilizante de nitrogênio. Aproximadamente 1 mês depois que o enraizamento das estacas começa, o sistema radicular se desenvolve sobre elas. Depois que se torna suficientemente poderoso, novas plantas são plantadas no campo aberto. Na maioria das vezes isso ocorre em maio-junho.

Estacas de crisântemo com raízesNo caso de brotações enraizadas não poderem ser plantadas no campo aberto em conexão com a possibilidade de congelamento, elas são mantidas em cômodos com uma temperatura de ar de 8-10 ° C. Sob tais condições, o “supercrescimento” das estacas será evitado. Em um lugar permanente eles são plantados somente depois que não há ameaça de geadas de primavera. Se você não pretende torcer as mudas imediatamente após o corte, elas são colocadas em um recipiente de água.

Estacas de crisântemos de flor grande são realizadas de janeiro a abril, e crisântemos de flor pequena de fevereiro até o final de maio. A reprodução de crisântemos no outono envolve o plantio de estacas entrincheiradas no final de maio e início do verão. Neste caso, a floração precoce do mato jovem será no próximo ano.

Reprodução de crisântemos por estacas – vídeo