Surpreendentemente deliciosas maçãs em seu jardimTodo jardineiro aspira a cultivar em sua trama lindas, líquidas e doces maçãs. A tecnologia de plantio dessas árvores é simples e viável para todos. A sobrevivência e desenvolvimento das mudas depende da observância de algumas regras e recomendações simples.

Requisitos para o local de plantio de macieiras

Lote ensolarado para pomar de maçãsAntes de prosseguir com a instalação do seu site com plantações jovens, você precisa ter certeza de que ele atende aos requisitos a seguir.

  • A iluminação brilhante favorece a fruta. O sombreamento de mudas jovens pelas grandes árvores presentes nas proximidades leva a um desvio no desenvolvimento, uma diminuição na quantidade e na qualidade da fruta.
  • Um local protegido de ventos fortes e ao mesmo tempo bem ventilado é considerado bom.
  • A terra deve ser fértil, enriquecida com substâncias úteis.

Se várias mudas estão planejadas para serem plantadas, isso deve ser feito em um só lugar, sem alterná-las com outras plantações. Isto contribui para uma boa polinização e uma abundância de frutos. A luta contra doenças e pragas também é mais conveniente para realizar com um arranjo compacto de plantas.

Quando plantar macieiras

Mudas plantadas no outonoA melhor adaptação a novas condições é observada no período de cessação do movimento de seiva e a transição da planta para o sono. Neste estado, as árvores entram após o término da estação de crescimento (setembro-outubro) e estão nele até que os botões despertem. Portanto, o plantio de mudas é melhor realizado nos períodos de primavera-outono.

Invernando as mudasNo inverno, as árvores em geral estão em um estado de repouso completo. No entanto, eles não podem ser plantados nesta estação, uma vez que as raízes jovens morrem quando chegam ao solo congelado. A tecnologia de plantio de inverno é usada apenas ocasionalmente em certas regiões e somente para árvores adultas grandes.

Quando é melhor plantar maçã, primavera ou outono, a questão é ambígua e na maioria dos casos depende da zona climática específica. Em regiões onde a temperatura cai acentuadamente no final de outubro, é melhor realizar esse procedimento na primavera (abril a maio). Isso evitará o risco de congelamento do sistema radicular. Em zonas mais quentes o plantio de mudas é recomendado no meio do outono.

Related  Pragas e feridas de beterraba

Preparando a terra para o plantio de macieira

Preparando o poço para o plantio de macieiraInicialmente, é necessário preparar o solo para uma planta jovem. A terra dos buracos escavados deve ser empilhada em uma pilha e não espalhada pelo local. A largura e profundidade da fóvea deve ser ligeiramente maior que o sistema radicular da macieira. O fundo e as paredes do buraco devem ser ligeiramente fofos.

Em áreas com uma fina camada de chernozem, a terra deve ser dividida em duas partes, e enterrando as mudas, siga a mesma sequência.

Aplicação obrigatória de fertilizantesA terra escavada é misturada com húmus e cinza de madeira (700-800 g). Com um forte esgotamento do solo, você pode adicionar alguns fertilizantes minerais complexos, como a nitroammofoska. Na parte inferior da ranhura, recomenda-se colocar algum objeto de metal (para bloquear a armadura, canto, canal, pregos, etc.). Isso fornecerá às plantações o ferro necessário.

Como plantar uma macieira corretamente

Nós plantamos a macieira corretamenteAntes do plantio, as extremidades do sistema radicular, as pontas do tronco e os ramos da muda devem ser cortados com o podador. É mais conveniente realizar outros procedimentos sozinho. Tendo plantado a planta no buraco na posição vertical, uma pessoa deve segurá-la pelo tronco e a outra deve cobrir o sistema radicular com o solo preparado pelo solo. É importante, neste caso, seguir a direção de suas ramificações – elas devem estar voltadas para baixo ou estar na posição horizontal. Caso contrário, uma formação incorreta adicional do sistema radicular pode ocorrer, levando a uma falta de nutrientes.

Para adormecer, a muda deve ser de modo que o colo da raiz da planta fique acima do nível do solo em 3 a 5 cm, e a não observância desta regra afetará negativamente o desenvolvimento da árvore.

Tendo raízes adormecidas, é necessário abundantemente encher um buraco com a água. Após o assentamento do solo, é necessário adicioná-lo novamente ao nível desejado e, em seguida, verter novamente. Água (por sucção) executa o impacto do solo solto. Muitos jardineiros preferem atropelar o solo com os pés, o que não é certo e pode levar a danos ao sistema radicular. No dia seguinte após o plantio ao longo de toda a circunferência do buraco, aparecem rachaduras, que precisam ser soltas.

Related  Como escolher uma melancia sem nitratos na saída?

Ao realizar trabalhos na primavera, a primeira vez de plantio deve ser regada a cada dois ou três dias (dependendo das condições climáticas). Se uma cor for formada nas árvores após o transplante de primavera, ela deve ser cortada para permitir que as árvores consolidem adequadamente.

O plantio de macieiras no outono não requer mais irrigação, pois o fluxo de seiva durante esse período é interrompido, e a abundância de umidade só pode prejudicar (especialmente na véspera da geada que se aproxima).

Ao transplantar uma muda, é desejável observar e repetir com precisão a direção geográfica de seu tronco em relação a qualquer um dos pólos (sul / norte).

Plantar macieiras no verão é muito raro. Na maioria das vezes isso é uma medida forçada para mover a planta de um lugar para outro. Mesmo com cuidadosa preparação do solo e cuidados abundantes, a sobrevivência das árvores durante a vegetação ativa é muito baixa. Plante a macieira no verão somente se o sistema radicular estiver fechado.

A fim de salvar as mudas do impacto dos ventos fortes, perto delas (a uma distância de 20 a 30 cm), você pode martelar uma pequena vara e amarrar um barril nela.

Distância entre maçãs ao plantar

Distância entre macieirasEm busca de um alto rendimento, muitos jardineiros tendem a plantar o máximo possível de árvores frutíferas no local. Contudo, a colocação densa, por via de regra, leva a tais consequências:

  • Reduzindo a colheita total
  • Deterioração da qualidade dos frutos
  • Derrota de folhas e brotos com doenças fúngicas
  • Estimulação da população de pragas

Ao formar um jardim, é importante aderir estritamente a um determinado esquema de plantio, que depende das características de uma determinada variedade. No cálculo, as dimensões máximas (largura e altura) que podem ser alcançadas por plantas adultas devem ser tomadas. O esquema ideal para o plantio de variedades de baixo crescimento em um porta-enxerto anão é de 2,5 x 4. As macieiras enxertadas em um porta-enxerto selvagem devem ser colocadas em um padrão de 3,5 x 5. A distância entre árvores altas deve ser de pelo menos 4,5 m.

Colheita abundanteCompletamente diferentes esquemas de plantio são tomadas em relação às novas espécies dessas árvores. Macieiras em forma de cólon (a forma da coroa é como um álamo, cipreste, etc.) podem ser plantadas mais grossas do que as variedades clássicas. Não requer muito espaço e plantações anãs.

Colocar mudas em um padrão xadrez permitirá que eles aumentem um pouco o seu número no site. No entanto, tal esquema irá complicar significativamente a retirada (especialmente quando se utiliza equipamento motorizado).

Se estas recomendações forem seguidas, as plantas se acostumarão rapidamente às novas condições e continuarão o desenvolvimento normal e a formação da coroa. E muito em breve as plantações jovens poderão agradar seus donos com deliciosas maçãs maduras.

Related  Características de reprodução e poda de amora no país

Vídeo sobre plantio de macieira