Entre os habitantes das hortas, as abóboras não ocupam o último lugar em popularidade, mas por causa da simplicidade de cuidado e capacidade de armazenamento por um longo período, elas não têm nenhum igual. Talvez seja por isso que os jardineiros frequentemente não prestam atenção suficiente à cultura, permitindo que o crescimento e o desenvolvimento de plantas poderosas cresçam por conta própria.
Como resultado, devido à fraca polinização ou erros no cuidado, o rendimento não é tão abundante quanto desejado. As frutas não são agradáveis com sabor, decaem no estágio do ovário e são mal armazenadas.
Como cultivar uma abóbora que seria realmente saborosa? Quais atividades incluem cuidar da cultura? E em quais sinais você deve prestar mais atenção, observando como a abóbora cresce?
Presendo atividades
Como será doce e suculenta a abóbora cultivada em seu sítio, inclusive, depende das sementes escolhidas para semear e das preparações que elas farão antes da semeadura.
As sementes, obtidas das frutas cultivadas em sua horta, devem ser vestidas antes do plantio, desinfetando-se de doenças e pragas com a ajuda de uma solução de permanganato de potássio. No líquido, as sementes são até 30 minutos. Depois disso, uma semente viável é selecionada imergindo uma solução salina a 25%:
- Sementes vazias, insuficientemente amadurecidas se soltarão, surgindo na superfície.
- Imerso – pronto para dar brotos grandes e saudáveis.
Sementes saudáveis seleccionadas são lavadas em água pura e cerca de 3 horas, secas a uma temperatura de 55-60 ° C e aspergidas durante 18-24 horas.
Como a abóbora cresce: as condições e características necessárias
Para cultivar uma abóbora doce e suculenta em seu site, você deve seguir as regras de rotação de culturas e os requisitos da cultura para as condições nas camas. Por via de regra, as plantas da família da abóbora só podem voltar ao seu tempo de cultivo original depois de 4-5 anos. E o melhor rendimento pode ser obtido plantando sementes após leguminosas ou crucíferas.
Como cultivar uma abóbora no país, que condições são necessárias para essa cultura? As abóboras de todas as variedades, sejam abobrinhas, rasgadas na fase verde ou noz-moscada, são muito exigentes em condições de iluminação.
Quando há falta de sol, o número de ovários diminui, as plantas são alongadas, o risco de doenças fúngicas, a podridão e o ataque de pestes aumentam.
No estágio de crescimento ativo, isto é, a partir do momento do aparecimento dos primeiros brotos até algumas folhas reais, as plantas devem ser mantidas à luz por 9 a 10 horas. Tal regime tornará possível aproximar a formação de flores femininas. A duração ótima de um dia leve de uma abóbora já frutificando é 10-12 horas.
O vídeo sobre o cultivo de abóbora em campo aberto nos conta em detalhes sobre as agrotécnicas e truques de cultivo desta valiosa cultura vegetal. Em terrenos privados, onde a abóbora é muitas vezes regada no campo aberto, a cultura é cultivada em amplos, até 3 metros de leitos.
O arranjo de cumes altos ajudará, mesmo em condições climáticas adversas, a obter uma colheita antecipada e proteger os frutos de apodrecer em um verão chuvoso e frio.
Para variedades de restolho de abóbora, intervalos bastante grandes entre plantas de 150 a 300 cm são necessários.
As formas arbustivas são mais compactas e não requerem grandes áreas para a alimentação dos frutos, pelo que a distância entre as abóboras neste caso é reduzida para 70-100 cm.
Uma das maneiras mais eficazes de cultivar abóboras doces e suculentas em seu local pode ser considerada como o uso para o plantio em campo aberto não é semente, mas sim mudas. Se as sementes são semeadas em vasos de turfa ou grandes comprimidos, quando eles entram no solo, o sistema radicular não é ferido, o que significa que a colheita pode ser esperada 3-4 semanas antes:
- O pouso no solo aberto é realizado quando o solo está suficientemente aquecido. Abobrinha e variedades mais comuns de abóbora de grãos sólidos são cultivadas a uma temperatura do solo de 12-14 ° C.
- E para a abóbora muscat calorosa, o solo deve ser aquecido a 15-16 ° C.
Abóbora cuidados no campo aberto
Para brotos, mesmo geadas de curto prazo são fatais, quando no solo a temperatura cai para sinais negativos. Para o crescimento normal e a formação de frutos, as abóboras precisam de uma temperatura entre 22 e 28 ° C. Se o ar é mais frio, o desenvolvimento da planta diminui, a taxa de aparecimento de flores e ovários diminui.
Proteger jovens brotos de manifestações de clima instável no começo do verão ajudará a filmar ou cobrir o material.
A semeadura ou plantio de mudas é realizada em uma cobertura espalhada no solo, na qual são feitos cortes transversais. À medida que crescem, eles se expandem. Como resultado, devido à menor evaporação da umidade e um aquecimento maior de 4-5 ° C do solo, a abóbora se desenvolve mais rapidamente e mais rapidamente frutifica. Custos reduzidos e de mão de obra para cuidar de abóbora.
Enquanto as plantas são pequenas, é extremamente importante manter a frouxidão do solo e evitar a umidade que quebra a penetração de umidade e oxigênio. Como uma medida de cuidar de uma abóbora, é útil cobrir o espaço entre as plantas nas cristas com serragem, areia se o solo for argiloso ou palha. Durante o segundo afrouxamento, realizado 30 dias após a emergência, remova a vegetação daninha e espalhe os cílios em crescimento.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas são convenientes ao mesmo tempo que a irrigação, e o solo não deve ser cultivado mais fundo que 5-7 cm para não danificar as raízes superficiais.
Quantas vezes molhar uma abóbora ao ar livre?
O sistema radicular da abóbora é organizado de tal forma que, mesmo em períodos de seca, é capaz de fornecer à planta a quantidade necessária de umidade. Evitar a secagem da parte verde é ajudado por uma pilha dura notável cobrindo as hastes jovens, estacas, placas de folhas e até mesmo parcialmente a corola de flores.
E, no entanto, a cultura precisa de muita umidade, e o cronograma de irrigação rara, mas abundante, deve ser consistente com o desenvolvimento da planta e a manutenção das plantações de abóbora. Antes do primeiro afrouxamento e amontoamento, dependendo do tempo, as abóboras são regadas abundantemente uma ou duas vezes. E depois fazem uma pausa de 2 a 3 semanas para estimular a formação ativa e o crescimento das raízes.
Assim que as flores das mulheres aparecem nas plantas, e a formação de frutos começa, a abóbora deve ser regada com mais frequência, por exemplo, após 7-10 dias.
Este modo é mantido enquanto as abóboras são derramadas e adicionadas em tamanho. Em agosto, a rega de abóbora torna-se menos frequente. Tal medida é projetada para fazer os frutos acumularem açúcar e formarem uma casca sólida, que o armazenamento no inverno terá que suportar. Observando como a abóbora cresce, por 20-25 dias antes da colheita, a rega é interrompida por completo.
Como resultado, durante a estação de crescimento, as abóboras são regadas de 5 a 10 vezes. O curativo superior, combinado com a rega, é realizado no momento da primeira matança, durante o florescimento das plantas e no início da formação em massa do ovário.
Os fertilizantes minerais são usados limitados, alternando com orgânicos. Uma boa reação, especialmente em áreas com solos pobres, as plantas são mostradas para alimentação com cinzas, infusões de grama e manutenção regular de abóboras.
Por que a abóbora apodrece na cama?
A floração da abóbora começa 50-55 dias depois da emergência. O primeiro sobre as plantas revela flores masculinas, que em varas são até 90% do número total, e em abóboras arbustivas cerca de 50-60%. Se você observar como as abóboras crescem, flores femininas, após a polinização de que o ovário é formado, podem ser vistas apenas 7 a 10 dias mais tarde do que as masculinas.
Uma vez que vários grupos de insectos polinizadas abóbora, em condições adversas, por exemplo, em tempo frio, de chuva ou vento, a probabilidade de transferência de pólen com apenas um dia de flor vivendo em outra flor cai drasticamente. Como resultado, a polinização não ocorre de todo, ou o ovário enfraquecido morre junto com a corola da flor.
Em alguns casos, esta é a razão pela qual as abóboras apodrecem na cama e o rendimento diminui. A situação pode ser corrigida pela polinização artificial. Para fazer isso, remova as pétalas da flor do homem rasgado e transfira o pólen para a flor feminina com movimentos suaves. Realize este procedimento melhor no início da manhã, protegendo o pólen da umidade.
Jardineiro experiente observa que a remoção oportuna de flores desbotadas e ovários não formados ajuda a proteger as plantas contra o ataque de pragas e o desenvolvimento de bactérias putrefatas que podem matar os frutos já maduros.
As abóboras não toleram o sobre-aquecimento do solo. Portanto, a saúde das plantas e frutas depende de quantas vezes a água da abóbora no campo aberto. Especialmente perigoso se em um frio, saturado com umidade a terra em dias chuvosos já está ganhando frutos de peso. Sob tais abóboras deve ser antecipadamente para colocar suportes fortes, resistentes à umidade, não ferindo a casca.
Beliscar uma abóbora ao ar livre
A razão pela qual as abóboras apodrecem nos canteiros, pode haver uma densidade excessiva de plantio e nas variedades de arbustos – a abundância do ovário, que impede o desenvolvimento de um outro.
Para destruir a abóbora, para garantir melhor penetração de ar e luz a todas as partes das plantas, bem como estimular a maturação de frutos já formados, a cultura deve ser submetida à formação. Tipos de arbustos não são necessários. Neste caso, remova apenas o ovário em excesso, deixando 3-4 frutas na planta, e certifique-se de que as flores desbotadas não causam o apodrecimento das estacas, caule e frutas.
No campo aberto, beliscar de cabaças em conserva é realizado em julho, quando há 1-2 ovários de um diâmetro de 10 centímetros nos cílios. O flagelo é encurtado através de 4-6 folhas após o último dos frutos. A carga máxima na bucha é calculada com base nas características da variedade e no peso das abóboras maduras. Normalmente, quanto maior a fruta, menos deve permanecer depois que a planta é picada no campo aberto.
Todos os brotos ociosos e vazios são cortados, e apenas um par dos mais fortes é deixado do lado, encurtando-os para 50 cm.
Para aumentar o tamanho das abóboras recebeu suporte adicional, juntamente com beliscar, vários interstícios dos cílios decompostos são polvilhados com o solo e umedecidos. Dentro de 8-10 dias, sob o solo, raízes fortes são formadas, alimentando o flagelo. Esta medida a céu aberto protegerá a planta do vento, e os chicotes e frutos de dano.