Cultivar uma lavoura saudável no jardim às vezes é impedido por pragas. Às vezes, eles podem destruir completamente as hortaliças. Para evitar esses casos, você precisa conhecer algumas regras para combater insetos nocivos. Neste artigo, vamos falar sobre como combater uma colher de repolho.
A colher de repolho é uma borboleta com asas escuras. Sua sombra (asas) pode ser diferente. Por exemplo, uma colher de repolho, cuja foto é representada, é cinza.
Além disso, as asas deste inseto podem ter uma tonalidade marrom.
Vale ressaltar que apenas a prole da colher de repolho – lagartas – pode prejudicar a cultura. A borboleta se alimenta apenas do néctar das plantas.
O dano da colher de repolho
Como já mencionado acima, apenas as lagartas são perigosas para o repolho. Primeiro eles comem as folhas de cima e depois batem na cabeça, fazendo curvas. Tal vegetal não pode mais ser comido. Vale ressaltar que a prole da colher de repolho pode prejudicar não apenas o repolho, mas também outras hortaliças. Estes incluem ervilhas, beterraba, alface e também cebolas. Portanto, aparecendo nas folhas de pequenos buracos – este é o primeiro sinal indicando que é hora de começar a lutar com insetos nocivos.
Colher de repolho e métodos para combatê-lo
Por via de regra, três métodos de combate a colher de repolho distinguem-se:
- mecânico;
- biológico;
- químico.
Vamos falar sobre cada método de combater a colher de repolho.
Método mecânico. Este método é baseado na remoção manual de insetos de folhas de repolho. Essa ação é desejável após o pôr do sol – é no tempo escuro que as lagartas saem de seus abrigos e destroem a plantação. Este método não pode ser chamado de efetivo, já que mesmo uma praga não-anulada pode anular todos os esforços.
Para excluir uma fonte adicional de energia para as lagartas da colher de repolho, você precisa remover a erva daninha no momento. Também é necessário afrouxar o solo de vez em quando, isso irá eliminar a postura dos ovos.
O método mecânico de se livrar da colher de repolho inclui a construção de armadilhas especiais. Por exemplo, você pode organizar um recipiente cheio de água com algumas colheres de geléia. Cheiro específico atrai pragas, e eles escorregam para o lugar de sua propagação.
Método biológico. A essência do método é o uso de infusões de ervas especiais (elas são usadas para pulverização) e preparações biológicas (usadas para regar plantas). Vamos dar alguns exemplos ilustrativos:
Infusões de ervas: receitas
- Para preparar a solução de trabalho, você precisa de vagens frescas (100 gr) ou secas (50 g) de pimenta. Eles são cozidos por uma hora em um litro de água. No final do tempo, o líquido resultante é filtrado e insistiu em um pote fechado por 2 dias. Então é criado em 10 litros de água.
- Precisa ferver 10 litros. água e adicione 300-350 gr. absinto de floração (pré-picado). Deixe o caldo fermentar (6 horas) e, em seguida, adicione uma colher (mesa) de sabão líquido a ele. A solução de trabalho está pronta.
As receitas acima são usadas para pulverizar hortaliças. A peculiaridade das infusões de ervas é que elas, graças a um cheiro específico, têm um efeito dissuasor.
Aplicação de agentes biológicos
Até à data, as seguintes são as preparações biológicas mais populares:
- Lepidocid. Aos 10 litros. uma solução de trabalho é necessária cerca de 50 gr. preparação;
- Bithoxybacilin. As proporções de cozimento são as mesmas da versão anterior.
Todas as preparações biológicas são primeiro diluídas em um pequeno volume de água (uma polpa homogênea deve ser obtida) e depois diluídas com 10 litros de água.
Vamos adicionar, o método biológico de combater a colher de repolho tem uma vantagem indiscutível: é completamente seguro e não prejudica a planta tratada. É verdade que vale a pena notar que esse método nem sempre é efetivo. Isso é explicado pelo fato de que, na maioria dos casos, as drogas e as tinturas são repelidas, em vez de destruírem as pragas.
Método químico de combate a insetos nocivos
- Inta-Vir. 1 comprimido dissolve-se numa pequena quantidade de líquido, depois dilui-se 10 litros. água;
- Sherpa Aos 10 litros. a água precisa de 1,5 ml. preparação;
- Iskra-M Em um balde de 10 litros de água, basta dissolver um comprimido da droga.
Além dos exemplos acima, existem várias outras preparações químicas igualmente eficazes. Por exemplo, eles incluem “Decis”, “Bankol”, “Fury” e outros.
A solução de trabalho é usada para pulverizar vegetais afetados. Sua peculiaridade é que causa paralisia instantânea e morte de muitos insetos nocivos.
IMPORTANTE: Ao usar este método, vale a pena saber que as plantas tratadas desta maneira não podem ser comidas por cerca de 10 dias. Caso contrário, você pode se envenenar.
Excluir completamente a possibilidade de invasão de colheres de repolho na horta é muito difícil. No entanto, com o tratamento oportuno e adequado das plantas, você pode minimizar seu número.