Hoje, existem muitas tecnologias que permitem o cultivo precoce de batatas, aumentando o rendimento dessa cultura e combatendo suas pragas. Mas com a falta de solo fértil, por exemplo, em áreas pantanosas e rochosas, pobres em areia orgânica e outros inconvenientes, é difícil obter tubérculos de qualidade na quantidade adequada.
Em tal situação, será útil aprender a cultivar batatas em sacos. Esta tecnologia incomum é uma maneira de obter rapidamente uma colheita sob as condições mais desfavoráveis. Após a introdução de fertilizantes, a remoção do excesso de umidade e outras medidas levarão muito tempo e esforço, mas o rendimento da batata não será garantido.
Condições para o cultivo de batatas em sacos
A essência do método consiste em plantar batatas em sacos, onde ocorre o crescimento de arbustos. Como contêineres de pouso, você pode usar tanto sacos especiais com válvulas para amostrar tubérculos, quanto recipientes comuns de farinha ou açúcar.
A principal condição para o sucesso:
- fornecer batatas com um meio nutriente solto para o crescimento;
- rega suficiente;
- presença de iluminação.
Portanto, a primeira tarefa para o jardineiro, decidiu recorrer ao método de cultivo de batatas em sacos, é encontrar um lugar onde uma cama improvisada será colocada. As bolsas podem ser cavadas no chão ou instaladas perto do suporte. Recipientes com arbustos devem:
- bem iluminado;
- estar disponível para cuidados com a planta;
- Não fique sob os drenos dos telhados.
Com a falta de áreas de desembarque, as malas podem ser colocadas ao longo de caminhos de jardim, perto de terraços e paredes de edifícios. Mas é melhor se o revestimento sob os tanques puder absorver o excesso de umidade, drenando dos aterros após a rega.
Sequência de ações
Batatas são plantadas em sacos com o início do calor estável. Na maioria das regiões com clima temperado, esse tempo chega no final de abril ou maio.
- Preencha o solo nutriente com uma predominância de húmus para o fundo do saco escolhido para o plantio. Dependendo da profundidade do recipiente, esta camada pode ser de 10 a 35 cm.
- No chão, plantavam batatas inteiras ou pedaços de tubérculos com os olhos e depois plantavam-se cobertos com uma camada de 15 centímetros de solo leve.
- Os primeiros rebentos podem ser esperados após 8-14 dias. Quando os brotos de 15-10 centímetros sobem acima do solo, eles são polvilhados com a mistura do solo ao longo das folhas. Este método faz com que as batatas nos sacos forneçam novas raízes nas quais os tubérculos jovens se formarão.
- O procedimento de germinação é repetido até que um terço da altura do saco seja deixado no topo do recipiente.
É melhor não usar recipientes que sejam muito profundos, pois as plantas podem não ter umidade e força suficiente para crescer e formar novas batatas.
Se você estudar o processo de cultivo de batatas em sacos por vídeo, poderá perceber esse recurso e evitar cometer erros na prática.
Cuidado
Agora plantar requer apenas rega. E devemos lembrar que por causa de mais do que no solo, a evaporação da umidade de plantar batatas em sacos terá que ser mais frequente e abundante. Especialmente a água é importante durante a floração, quando a formação dos primeiros tubérculos começa.
Caminhoneiros experientes, com experiência no uso desta tecnologia, concentram-se nos benefícios da rega abundante, absorvendo todas as camadas de solo do saco.
É o acesso do ar e o fluxo de água excedente que muitas vezes se torna um problema quando se cultivam batatas em sacos.
- Se o material de que o recipiente é feito for suficientemente denso, é melhor fazer pequenas incisões no fundo do recipiente antes de aterrissar.
- Uma válvula especial na parte inferior do saco ou bolsa facilita muito a escavação dos tubérculos e a ventilação do sistema radicular.
Se falamos em aterrar fertilizantes, então o uso moderado de fertilizantes potássicos no cultivo de batatas em sacos tem um efeito benéfico no rendimento e qualidade dos tubérculos. Mas a partir da abundância de nitrogênio no topo, é melhor se abster, porque neste caso os tubérculos não amadurecem por um longo tempo e não formam uma casca forte, o que não permite colocar as batatas para armazenamento.
Colheita com esta tecnologia cai na segunda quinzena de agosto. E ao criar condições favoráveis com 4-5 tubérculos plantados, você pode obter até 5 kg de produtos de qualidade.
Prós de batatas crescentes em sacos
Ogorodniki, estudando a questão de como cultivar batatas em sacos, sempre nota a abundância de momentos positivos do uso da tecnologia.
- Os desembarques não afetam as pragas e doenças do solo.
- Os tiros são mais ativos e poderosos do que quando se plantam tubérculos em camas tradicionais.
- Redução significativa do custo de mão-de-obra do jardineiro, associado à remoção de ervas daninhas, hilling e desenterrar a plantação.
- Se houver umidade suficiente nos sacos, os tubérculos não apodrecem.
- Após a extração dos tubérculos, a mistura de solo liberada é usada para enriquecer o solo em canteiros de flores e em cultivos que não compartilham doenças com batatas.
A dificuldade de plantar batatas em sacos
Nenhuma tecnologia de cultivo pode fazer sem complicações. Plantar batatas em sacos não é exceção.
- Para o plantio, é necessária uma grande quantidade de solo nutritivo, ou a preparação da mistura do solo leva muito tempo.
- Todos os sacos precisam fornecer estabilidade, o que é mais fácil de fazer com o uso de sacolas oferecidas pelo comércio.
- Batatas em sacos requerem controle constante de umidade.
O período de vegetação nos arbustos de batata não é tão longo, por isso é importante que as plantas forneçam todas as condições para a formação de numerosos tubérculos de valor completo. Só neste caso a tecnologia não desapontará, mas dará ao camionista uma colheita rica de grandes tubérculos puros.