Uma maçã tropical veio até nós do distante México e América, além disso, está bem estabelecida em outros países, especialmente na Índia e na África. Que tipo de milagre é isso, uma goiaba? Vamos conhecê-lo melhor, porque alguns amantes exóticos conseguiram cultivar um alienígena mesmo em casa, e para isso vale a pena conhecer um pouco sobre o que é a cultura e quais são as demandas.
O nome científico da planta não é menos exótico e soa como “psidium”.
Características botânicas
A goiaba é uma árvore frutífera de tamanho médio, com uma copa alastrando, cuja altura é de 4 m, em condições naturais, pode chegar a 10 m, mas em cativeiro tem um tamanho mais compacto. Pertence à família dos murta, onde é representante da classe de plantas dicotiledóneas do departamento de angiospermas.
Folhas de goiaba não caem mesmo para o inverno. Cinco meses após a floração (às vezes – três) na árvore, a fruta grande pesa até 160 gramas. A propósito, o arbusto florido parece muito impressionante com suas inflorescências brancas. A árvore de fruta é bastante rica: de uma colheita é possível coletar até 100 kg de fruta. Há também uma segunda onda de frutificação, mas neste caso o tamanho das frutas e seu número é metade do tamanho.
Qualidades de sabor exótico
A goiaba parece um cruzamento entre uma maçã, um limão e uma pêra. Os frutos têm uma forma arredondada, como uma maçã, ou ligeiramente alongados, como uma pêra. Uma pele densa e irregular se assemelha a frutas cítricas, mas em frutas amarelas é mais como marmelo.
À medida que a fruta amadurece, eles são tingidos de amarelo ou bordô, mas algumas espécies permanecem verdes. Fruta madura se espalha em torno de si um forte aroma de limão.
Quanto mais espessa a pele da goiaba, mais amarga ela é, as frutas mais doces são aquelas com uma pele fina.
A polpa da fruta é bastante densa e suculenta, no interior escondem-se pequenas sementes duras de cor amarela. Há muitos deles, mais de 100 pedaços em um fruto, no topo são cobertos com uma casca dura, e neste contexto há algumas dificuldades ao cultivar goiaba pelo método de semente.
Para ter uma idéia de como as frutas parecem, sugerimos que você se familiarize com a foto da goiaba:
É muito difícil responder inequivocamente como é o gosto de goiaba. Depende da variedade particular. A maioria das espécies tem carne de cor branca, mas existem variedades nas quais é rosada, amarela e até vermelha. Por exemplo, variedades com frutas vermelhas são mais reminiscentes de framboesas, enquanto a casca delas tem gosto de coníferas. Mas a goiaba de morango, por conseguinte, tem o sabor de morangos com um leve sabor de abacaxi. Mas, independentemente da variedade, o psídio maduro é muito doce. Os frutos não amadurecidos são azedos e não é recomendado usá-los.
A fruta verde não só pode induzir problemas digestivos, mas também tem um efeito negativo sobre a função renal.
Como comer goiaba? A resposta é inequívoca – apenas fresca. O armazenamento a longo prazo de frutas só piora o sabor, mas eles podem ficar na geladeira por um dia ou dois, mas um freezer é outro assunto. A única condição: a presença de embalagem hermética, como frutas rapidamente absorvem odores estranhos.
De frutas frescas você pode cozinhar fresco – também é muito saboroso e doce. Fruta fresca ou congelada é adicionada a vários pratos ou preparada a partir deles geléia e xaropes, e de frutas secas é obtido o queijo oriental original. Polpa ainda suculenta pode ser marinada, e o enfeite original para carne será obtido.
E um pouco mais sobre o uso de frutas inteiras em alimentos, ou seja, como comer goiabada corretamente. Faça melhor cortando em fatias. É aconselhável comê-los juntamente com casca e sementes para obter o maior benefício. Neste caso, não devemos esquecer que a casca pode ser amarga ou com gosto de coníferas (então é melhor cortá-la), e as sementes têm casca dura. Portanto, nós comemos suavemente, engolindo-os inteiros, você pode e mastigar se tiver certeza da força dos dentes.
Não é uma fruta, mas uma bomba de vitamina
Os frutos de goiaba, apesar de sua doçura, contêm apenas 69 kCalls, mas há mais vitaminas e microelementos neles. Entre eles:
- ferro;
- cálcio;
- fósforo;
- magnésio;
- sódio;
- potássio;
- vitamina B, A, C e PP.
Como em outras frutas, a goiaba, acima de tudo, contém água (80,7 g por 100 g de polpa), mas os carboidratos são apenas 17,4, enquanto a proporção de fibra alimentar é de 5,4 g.
Qual é o uso de uma maçã tropical?
Graças a um complexo rico de substâncias úteis, recomenda-se usar o psidium para a prevenção e o tratamento de muitas doenças, a saber:
- com problemas gastrointestinais;
- para o tratamento de processos inflamatios na garganta;
- com doenças pulmonares;
- para a remoção de convulsões e crises epilépticas;
- em doenças do coração.
As propriedades úteis da goiaba também afetam sua pele: contém antioxidantes em quantidade superior à sua composição na própria polpa. O uso da goiaba como um todo, junto com a pele, ajuda a aliviar a dor e os espasmos, ajuda a remover a inflamação e atua como um agente antitumoral em combinação com a terapia básica.
Além de polpa útil suculenta, para fins terapêuticos, também use folhas. Em medicina popular, recomenda-se decocção de folhas de goiaba para tosse, doenças da cavidade bucal, disenteria. Chá de ervas de folhas frescas ajudará com tontura freqüente e servirá como um excelente tônico.
A goiaba é capaz de prejudicar o corpo?
Não há contra-indicações diretas para o uso de frutas exóticas, no entanto, precauções devem ser observadas mesmo a despeito das propriedades úteis da goiaba. Em primeiro lugar, isso se aplica a pessoas suscetíveis a reações alérgicas.
Com cautela e em quantidades limitadas, pessoas com diabetes devem ser incluídas em suas dietas de goiaba, pois o consumo de frutas doces, principalmente com a pele, causa um acentuado salto na glicemia.
Não é necessário apoiar-se em frutas suculentas, mesmo para pessoas absolutamente saudáveis - como você sabe, o excedente não é a norma, e frutas consumidas em grandes quantidades podem causar frustração, especialmente se o corpo as experimenta pela primeira vez. Um efeito semelhante será depois de comer fruta verde.
É possível cultivar goiaba na minha trama?
Recentemente, muitas frutas exóticas são encontradas em jardins locais, especialmente nas regiões do sul, onde o clima quente corresponde ao seu ambiente natural de cultivo. No entanto, é praticamente impossível cultivar a Goiaba em casa no campo aberto, já que a muda não sobreviverá ao inverno russo. Crítico para ele já são 3 graus de geada. Isso é o suficiente para que até uma árvore adulta morra.
Mas não se desespere, porque há outra opção – cultivar a goiaba como uma cultura em vaso, especialmente se houver um jardim de inverno, onde será quente e leve. Naturalmente, é improvável que uma colheita abundante de 100 kg de uma árvore seja agradável, assim como tamanhos grandes, mas ainda é possível comer frutas orgânicas usando variedades autopolinizantes.
Ao contrário da maioria das plantas, muitas vezes sofrendo de várias doenças, a goiaba tem imunidade natural e mais raramente. Esta é uma indiscutível vantagem a seu favor, uma vez que reduz o uso de produtos químicos para tratar a árvore ao mínimo e proporciona uma colheita segura e deliciosa.
Como uma planta da casa, o mais adequado é uma espécie de goiaba, como o Psidium Littoral, também é litorâneo. Das vantagens da marca vale a pena notar que ele:
- não requer polinização;
- resistente a doenças e pragas;
- lindamente floresce grandes inflorescências brancas;
- frutifica em pequenas (4 cm de diâmetro), mas saborosa fruta amarela com um aroma forte;
- reproduz bem tanto em semente como em modo vegetativo.
Um pouco menos de fruta na cultivar Catley (apenas 2 cm), mas eles têm o sabor de morangos. Esta variedade também é adequada como cultivo de goiaba como planta de casa.
Peculiaridades do crescimento
Alguns jardineiros acreditam que as sementes de frutas compradas para consumo no mercado interno ou na loja – um material adequado para a sua reprodução. De certa forma, eles estão certos, porque eles cultivam limões e tangerinas dessa maneira. Mas vale a pena considerar o fato de que nem todas as espécies de goiabas são autopolinizadoras, existem também variedades entre elas que não dão frutos sem polinização adicional, mas com isso já pode haver problemas. É melhor comprar material de semente em uma loja especial – assim haverá uma garantia precisa de que sua árvore produzirá frutos ou usar variedades comprovadas.
Ao plantar, não esqueça que as sementes têm casca dura. Para acelerar e facilitar a brotação, eles devem ser colocados de molho por 2-3 horas no regulador de crescimento. Além disso, não faz mal arranhar as sementes um pouco com papel de esmeril – assim será mais fácil germinar o broto.
Para o cultivo de mudas é melhor usar uma estufa ou focos, porque eles precisam de uma temperatura suficientemente alta, pelo menos 24 graus de calor. As sementes não precisam ser aprofundadas, basta simplesmente plantá-las em cima de um solo solto e polvilhar levemente com areia. Quando as plântulas crescem e atingem uma altura de cerca de 5 cm, elas devem ser comprimidas e transplantadas em vasos separados.
Como cuidar da goiaba caseira?
O cuidado adicional com a goiabada de frutas no interior é simples e inclui:
- transplante anual de plantas jovens com mudança da maconha para uma mais espaçosa;
- rega moderada, impedindo a secagem total do solo e não trazendo-o ao estado do pântano;
- banhos regulares sob o chuveiro ou pulverização abundante;
- adubação mineral complexa uma vez por mês durante a estação de crescimento.
Psidium, embora despretensioso, mas requer duas coisas: luz e calor. Na sala, ele deve tomar o lugar mais iluminado e no verão para expor ao ar livre. O teor de inverno da planta é um pouco diferente: para este período, a frequência de rega é reduzida e a temperatura é reduzida para 20-16 graus Celsius.
Com o advento da primavera, você pode começar a formar uma bela coroa no mato, mas vale a pena considerar que ela frutifica em brotos jovens. Mas os brotos das raízes devem ser removidos a tempo de evitar o espessamento. Um dos métodos de modelagem é beliscar os galhos dos galhos – isso estimula a ramificação e impede a extensão do tronco.
Aparentemente, o fruto da goiaba não é apenas muito saboroso e útil. O seu carácter simples e pouco exigente transforma na planta Casa exótica, que não crescem na adega. Plante-se alguns arbustos para cuidar de seus parentes com frutas suculentas. E, em conclusão, eu gostaria de acrescentar que é uma planta perene ornamental também pode limpar o ar na casa, cuidando de sua saúde.