Uma planta de produção de frutas bonita, saudável e bem sucedida é distinguida principalmente por um sistema radicular desenvolvido. No modo vegetativo de propagação, as estacas não se enraizam principalmente devido à fraca formação das raízes, e os bioestimulantes podem ajudá-las nisso. O kornevin é uma das drogas mais populares, contendo em sua composição tudo o que é necessário para a formação da massa radicular. Para garantir que se beneficia e não prejudica, antes de usar você precisa aprender todas as sutilezas do aplicativo.
Descrição da raiz e seu efeito nas plantas
Kornevin é um estimulante do crescimento da raiz, um análogo melhorado de todas as heteroauxinas conhecidas. Sua ação é baseada na irritação dos tecidos da cobertura vegetal, resultando na formação de células calosas (uma incisão no corte ou fratura das estacas ou folhas) e raízes.
Este efeito tem ácido indolil-butírico (IMC). Entrando no solo, é convertido em um hormônio natural da formação das raízes da heteroauxina. Esta droga difere do seu antecessor por uma ação mais longa.
A composição do porta-enxerto, além do CMI, inclui macro e microelementos, que promovem a formação de raízes – potássio, fósforo, manganês e molibdênio.
A droga está disponível em embalagens de 4, 5, 10, 125 e 250 ge é um pó de cor creme. Aplique-o na forma seca e líquida.
O estimulador tem a seguinte ação:
- promove a germinação rápida e amigável de sementes;
- estimula a formação do sistema radicular em estacas;
- reduz o estresse e melhora a sobrevivência de mudas e mudas;
- aumenta a resistência das plantas a fatores naturais desfavoráveis - falta ou excesso de umidade no solo, mudanças bruscas de temperatura.
Tudo isso não significa que a planta tratada com raiz de milho não seja exposta a pragas e doenças. Ele não substitui a fertilização por fertilizantes orgânicos ou minerais, mas apenas contribui para o desenvolvimento de um poderoso sistema radicular, que é a base da própria existência da planta. Na foto abaixo: no sistema radicular direito das estacas, que foi tratado com raiz de milho, à esquerda – uma amostra controle.
Como usar o produto de acordo com as instruções
O criador de raízes é capaz de se beneficiar apenas com o uso adequado. Para fazer isso, siga as instruções para usar a raiz. Para preparar os trabalhadores com uma solução, apenas argila, esmalte ou material de vidro é usado.
Quando usado em uma forma seca, as estacas são mergulhadas em pó e, depois de um tempo, são mergulhadas na água ou imediatamente enterradas no solo. Estacas, fatiadas para vacinação, também são recomendadas para pulverizar o porta-enxerto.
Os jardineiros experientes são aconselhados a misturar o medicamento com qualquer fungicida numa proporção de 10 para 1. Este aditivo activa a imunidade da planta e protege as secções contra danos por fungos.
Para preparar a solução para 1 litro de água morna, tome 1 grama de pó. A substância resultante é bem misturada e usada imediatamente. Tubérculos e bulbos são embebidos na solução de trabalho por 20 horas, tanto quanto é possível mergulhar na raiz e nas sementes. Em seguida, o material de plantio tratado é plantado no solo. Para uma melhor sobrevivência das plântulas, os poços são derramados primeiro com água limpa e depois com solução radicular. Em seguida, plante as mudas, compacte o solo e regue novamente a raiz. Ao molhar as seguintes recomendações:
- 2-3 litros para mudas de árvores e grandes arbustos;
- 0,3 l para arbustos de baixa e média dimensão;
- 40-50 ml para mudas de flores e vegetais.
Antes de plantar mudas de maçã, ameixa, pêra, cereja, marmelo, cereja, as raízes são mantidas em uma solução de raiz de milho por 10-12 horas. Adicione 1 colher de chá de pó a um litro de água.
A embalagem aberta é usada imediatamente. O pó restante deve ser derramado em um recipiente bem apertado. A solução aquosa não está sujeita a armazenamento.
Pedido de mudas
As instruções para o uso de porta-enxerto para mudas incluem manter as sementes em uma solução aquosa por duas horas. Culturas que não toleram danos às raízes são derramadas pelo estimulador durante a colheita e duas semanas depois. Para não prejudicar os brotos, você precisa saber como diluir corretamente a raiz para regar as mudas. A solução de trabalho é preparada a partir do cálculo de 1 g da preparação por 1 litro de água. Uma planta requer não mais que 60 ml de um líquido. A sobredosagem provoca a inibição do crescimento das plântulas, pelo que as plântulas são regadas, medindo cuidadosamente a quantidade por cada arbusto.
Quando o transplante de mudas cultivadas no solo deve ser guiado pelo clima. Em dias ensolarados e quentes a preparação é inútil de usar, uma vez que a estimulação adicional da formação das raízes irá parar o crescimento da parte aérea e retardar o início da frutificação. Condições climáticas favoráveis contribuem para o desenvolvimento do sistema radicular e para o crescimento da planta. Mais útil será o uso de porta-enxerto para mudas em uma primavera fria prolongada, quando a terra é levemente aquecida pelo sol. Os brotos, neste momento, gastam muita energia na superação de condições desfavoráveis e o transplante no solo é doloroso. Para ajudar as plantas jovens a criar raízes e a manter a força, use um bioestimulador. A solução em pó é preparada de acordo com o esquema padrão descrito na embalagem.
Cada arbusto é regado individualmente, sob a raiz, de modo a não causar um rápido crescimento de ervas daninhas.
Além disso, as raízes das mudas são mantidas na solução de trabalho por várias horas imediatamente antes do plantio no solo. Se as mudas são bem enraizadas e ativamente entrou em crescimento, mais cormos não usam.
Raiz para plantas de interior
Instruções para o uso da raiz para plantas de interior sugerem várias opções para seu uso:
- imersão de sementes em uma solução aquosa por 2-3 horas;
- corte de fatias de estacas ou folhas;
- mantendo cortes em uma solução.
Se o porta-enxerto for usado em forma seca, corte os cortes com água e mergulhe em pó. Então o excesso da droga é sacudido e o pedúnculo é plantado no chão ou em um vaso de flores. Algumas plantas são melhor sugadas, se forem mantidas na solução do estimulante antes do aparecimento das radículas.
Kornevin é usado se o ciclâmen, orquídea ou gloxinia perecerem de cuidados incorretos. Antes de enviar a gloxinia ou o ciclâmen para repouso forçado, corte todas as raízes danificadas e deterioradas. As raízes saudáveis remanescentes antes do transplante são mantidas na solução de trabalho por várias horas.
Kornevin é capaz de salvar uma orquídea com uma raiz decaída. Todas as raízes doentes são extirpadas, então a flor é mantida no escuro por duas horas a uma temperatura de cerca de 27 ° C. Este procedimento ajuda as fatias a secar e não giram novamente. Prepare uma solução fresca da raiz, coloque a orquídea nela e mantenha-a em uma sala quente até a formação de novas raízes.
Enraizamento de uvas
Para enraizar as estacas das uvas, os porta-enxertos são utilizados tanto na forma seca como diluídos em água. Esta cultura se propaga bastante facilmente com estacas, mas se o material de plantio é muito pequeno ou uma variedade particularmente valiosa, vale a pena ressegurar e usar o formador de raiz.
O método seco é mais confiável, exigirá maior consumo de pó e é perigoso para o apodrecimento dos cortes. É usado se a variedade selecionada não se enraizar na solução. O método seco é usado se, após 2 semanas de enraizamento, não houver formação de calos na solução. O talo deve ser cuidadosamente examinado sob uma lente de aumento: se pelo menos for visível uma flacidez microscópica, deve ser deixado numa solução aquosa.
Como enraizar uma rosa de um buquê com a ajuda de uma raiz
Às vezes nas hastes de uma rosa de um buquê, os botões verdes formam-se no lugar de folhas pendentes. Se você gostou da variedade, vale a pena tentar torcer o talo. Para isso, o caule é cortado na parte inferior e no topo, deixando 3 gomos saudáveis inchados.
A parte inferior do caule, do corte para o rim mais baixo, é arranhada com uma faca afiada para facilitar a germinação das raízes. Então, este local, incluindo o corte e o botão inferior, é mergulhado no porta-enxerto, e após alguns minutos o excesso é sacudido e o pedúnculo é plantado no tanque de plantio. Os dois rins superiores devem permanecer na superfície. É aconselhável usar um primer especial para rosas.
De cima, o recipiente é coberto com polietileno ou coberto com um vidro plástico transparente e colocado em um local quente e brilhante. De vez em quando, o abrigo é removido para ventilação e, se necessário, umedece a terra.
Para enraizar rosas especialistas recomendam usar um porta-enxerto junto com zircão.
Se as estacas vivas do buquê ainda permanecem, elas podem ser tentadas para enraizar na solução aquosa do fármaco. O material de plantio é preparado da mesma maneira que para o enraizamento de uma maneira seca. Apenas o rim inferior do corte deve permanecer na água.
Regras para o tratamento da raiz de milho
A droga pertence à 3ª classe de perigo, e você precisa trabalhar com ela em luvas, e a embalagem usada não deve ser jogada fora, mas queimada. O fabricante do estimulante prescreve as seguintes precauções ao manusear:
- a droga não é diluída em recipientes de comida;
- Não coma, fume ou beba enquanto estiver trabalhando;
- Em caso de contato com as mãos, lave imediatamente com água e sabão;
- se acidentalmente engolir doses microscópicas, beba bastante água, induza o vômito e tome carvão ativado;
- a droga é armazenada em lugares inacessíveis para crianças.
Todos os componentes da raiz não são fitotóxicos e não são cancerígenos, mas as recomendações não devem ser negligenciadas.
O uso de porta-enxertos permite não apenas obter plantas fortes e saudáveis com um sistema radicular poderoso, mas também alcançar o enraizamento das culturas mais incomuns e exóticas em seu local. Com a sua ajuda, também é mais fácil aprender a plantar diferentes variedades e obter garfos viáveis e fortes.