Entre os milhares de espécies de orquídeas apenas uma pequena fração se instala no chão, outros preferem usar raízes poderosas para escalar os troncos das árvores, saliências rochosas e se estabelecer em um lugar onde quase nenhum solo. Portanto, as panelas para orquídeas cultivadas em casa são muito diferentes dos recipientes de flores usuais.
O que deve levar a florista ao escolher um recipiente para belezas tropicais? Como encontrar um pote adequado?
Que tipo de pote é necessário para uma orquídea?
Epífitas e litófitos são plantas que não toleram o encharcamento de raízes. E escolher um pote para uma orquídea é importante começar com esse requisito básico, mas não único.
Recipientes especializados para plantas desta família devem fornecer:
- bom fluxo de umidade;
- aeração ativa do sistema radicular e substrato dentro do vaso;
- extração segura de rizomas suculentos e longos, que muitas vezes divergem muito além do recipiente;
- um regime de temperatura aceitável para orquídeas.
Entre as orquídeas estão espécies nas quais as raízes não apenas absorvem nutrientes e umidade, mas também participam ativamente do processo de fotossíntese.
Que tipo de vaso para uma orquídea é necessário neste caso? Por mais estranho que pareça para principiantes desta cultura, para tais orquídeas é necessário adquirir uma capacidade completamente transparente.
Como escolher uma panela para uma orquídea feita de argila, de plástico colorido ou transparente? As plantas epifíticas não precisam de um grande volume de substrato, portanto, uma panela grande não é necessária. O principal é que:
- No fundo e na parte inferior das paredes havia buracos para drenagem;
- A altura do recipiente era igual à largura do pescoço;
- o volume correspondeu ao tamanho do sistema radicular.
Na maioria das vezes você pode ver uma sala de orquídea em uma panela, como em uma foto feita de plástico ou cerâmica. Há também cestos respiráveis para o crescimento livre das raízes.
De um pote de vidro é melhor recusar. Ele pode ferir não só a flor, mas também a pessoa, além de não permitir que as raízes respirem. Esta capacidade é melhor usar como um vaso espetacular para uma orquídea plantada em um plástico transparente.
Vasos plásticos para orquídeas
Esta é a opção mais comum e preferida para um pote de orquídea. Recipientes de plástico não permitem que o sistema radicular seque, eles são fáceis de manter e podem servir não a uma planta.
Além disso, uma tal concepção para um pote de orquídeas fornece vários furos para drenar o excesso de humidade, e, por conseguinte, se preocupar com o atraso de humidade no substrato não é necessário. Se os orifícios de drenagem disponíveis não forem suficientes, o florista pode fazer novos sem o risco de destruir o recipiente.
O plástico tolera facilmente a presença tanto na janela bem iluminada quanto na sombra, protegendo de forma confiável o sistema radicular da flor contra super-resfriamento ou superaquecimento.
Às vezes, quando transplante amantes orquídeas são confrontados com uma situação onde as raízes crescidas através dos furos de drenagem foi para fora e remova a tomada de folha sem danos ou pote plantas não vai funcionar. Neste caso, o plástico é fácil de cortar com uma tesoura de compras, não danificar as raízes, o que é impossível quando se utiliza pote de cerâmica ou vidro para orquídeas.
Para espécies cujas raízes estão ocupadas no processo de fotossíntese, são oferecidos vasos transparentes. No entanto, tais recipientes são convenientes para usar não apenas para o plantio de phalaenopsis e plantas similares. Através do plástico é claramente visível:
- como o sistema radicular se desenvolve;
- quanta umidade é consumida;
- como o substrato seca.
Portanto, esses recipientes podem ser recomendados para floricultores sem muita experiência em manter orquídeas. Para uma orquídea em um vaso, como na foto, é fácil e interessante de assistir. De uma olhada cuidadosa, até mesmo o menor dano às raízes ou sinais de transbordamento não escapará.
Panelas de barro para orquídeas
Uma vantagem significativa de panelas para orquídeas de cerâmicas vidradas ou não vitrificadas é uma excelente permeabilidade à umidade e ao ar. A umidade irrigada não se acumula em um lugar, mas efetivamente se espalha por todo o coma terrestre, as raízes não secam por um longo tempo e não sobreaquecem.
Mas com muitas vantagens, esse tipo de contêiner tem suas desvantagens:
- rizomas sugam firmemente a superfície porosa da cerâmica, que é repleta de traumas durante a reprodução e transplante:
- a porosidade da panela diminui com o tempo a partir dos sais que penetram no material, o que afeta negativamente tanto a argila como o estado das raízes da orquídea.
Quando vai usar uma panela de barro, um florista deve saber plantar uma orquídea corretamente em uma panela.
Antes do plantio, vasos de plantas para as orquídeas em argila desinfectados como se segue, o aquecimento no forno, e, em seguida, algumas horas embebidas em água de irrigação limpo. Se o caso for um vaso usado anteriormente, é útil mergulhá-lo em água acidificada. Isso ajudará a se livrar das manchas de clorídrico na cerâmica.