Os amantes interessados de plantas de interior com alocasia podem enfrentar um problema inesperado. O fato é que será muito difícil escolher um espécime adequado, porque o alocasia não é uma planta única, mas um gênero enorme que reúne quase oitenta espécies distintas.
Características e características da alocacia
Embora a aparência e o tamanho das alocações de diferentes espécies possam diferir significativamente, todas as plantas têm características comuns. Tais características de alocasia incluem a estrutura de plantas consistindo de um rizoma tuberoso curto, um caule suculento e a presença de grandes folhas decorativas presas ao caule com a ajuda de pecíolos longos.
É a folhagem, graças à qual a alocacia é comparada com máscaras africanas, pontas de lança, espadas serrilhadas, orelhas de elefante e até mesmo a pele de um dragão, e causa o interesse principal de amantes de plantas de interior.
Como a alocasia floresce?
Se um conhecedor de plantas da família dos aróides, perguntar como a flor de alocacia, verifica-se que a maioria das espécies de inflorescência são completamente desinteressantes.
Na estação quente, quando as alocações chegam no período de crescimento ativo, os botões florais aparecem a partir das axilas das folhas, o que a princípio pode ser facilmente confundido com uma nova folha. Mas somente o broto de flor começa a se desdobrar e a se alongar, fica claro que no final há uma inflorescência em forma de orelha, envolta em um denso perianto.
Em uma orelha há flores masculinas e femininas. Dependendo do tipo e variedade e da inflorescência, as colchas variam em cor e tamanho.
Na maioria das vezes, as plantas de alocacia formam espigas brancas ou amareladas, e as perianth são coloridas em diferentes tons de verde. As flores de alocasia quase não cheiram, exceto Odoka alocasia ou perfumado, cujo aroma se assemelha ao cheiro de lírio.
Para as características gerais de alocações de espécies diferentes é a aparência e estrutura do fruto. As bagas alaranjadas ou vermelhas são bastante pequenas, e até nos maiores espécimes no diâmetro não excedem 1 centímetro. Sob uma pele fina na polpa suculenta há um número de sementes arredondadas.
Isso é apenas para a reprodução de plantas de alocacia tais sementes nem sempre são adequadas.
O fato é que as plantas de alocasia cultivadas nos parapeitos e nas estufas são frequentemente híbridos complexos ou interespécies, e suas sementes são completamente estéreis ou não retêm as propriedades da planta-mãe. Portanto, ao reproduzir pessoas dos trópicos distantes, é mais fácil usar métodos vegetativos, por exemplo, camadas de raízes, partes de colmo e tubérculos-filhos.
Os rizomas tuberosos desta incrível planta podem ser encontrados não apenas em lojas de flores, mas também em prateleiras de supermercados no sul da China, Japão, Cingapura e outros países onde a alocasia cresce.
Tubérculos de alocasia – um deleite para gourmets
Embora todas as partes das plantas de alocasia contenham um oxalato de cálcio, tóxico para os seres humanos, tubérculos e caules grossos de espécies individuais são amplamente utilizados para alimentação. Tais variedades incluem raiz grossa ou alocasia indiana, amplamente distribuída nas regiões subtropicais e tropicais da Ásia, em particular na Índia, nas Filipinas e no Vietnã.
Se a polpa do tubérculo ou a erva da planta de alocasia atinge as membranas mucosas e a pele humana em sua forma crua, surge uma forte sensação de queimação, um emaranhado. A respiração torna-se difícil, por causa da dor e espasmos, o processo de deglutição torna-se mais complicado.
Mas mesmo esses riscos não impedem a população local de se preparar a partir das raízes do taro gigante, como são chamados grandes tipos de alocacia, pratos nutritivos. Os tubérculos de alocasia, por vezes atingindo pesos de 400-600 gramas, são ricos em açúcares, substâncias amiláceas e vitaminas. É uma boa fonte de carboidratos, fibras e minerais. Apenas para experimentar um sabor adocicado de taro pode ser depois de um longo tratamento térmico.
Até hoje, os tubérculos de alocasia são um valioso produto dietético do qual a farinha é feita, acrescentando-a a doces tradicionais, confeitos, bebidas e até mesmo sorvetes.
Na terra natal da alocacia, você pode saborear tubérculos cozidos e assados, dos quais são feitas sopas e sobremesas.
Em casa, você pode cozinhar batatas fritas exóticas. Para fazer isso, fatiado fatias finas de tubérculos descascados com um óleo vegetal, um pouco podsalivayut e enviado ao forno por 20 minutos. A uma temperatura de 180-200 ° C, as fatias são bem cozidas e ficam crocantes.
Ao tratar e limpar os tubérculos de alocasia, você não deve esquecer-se de possíveis danos à pele, assim suas mãos são pré-lubrificadas com óleo vegetal ou luvas de trabalho.
A popularidade dos tubérculos entre os gourmets levou ao fato de que, na terra natal, as plantas de alocacia são cultivadas como uma cultura agrícola.
Plantas híbridas de alocasia para produtores de flores entusiastas
Alocasia não é apenas uma fonte de matérias-primas alimentares valiosas, mas também plantas de interior populares. E aqui um papel importante é desempenhado pelo trabalho de seleção conduzido ativamente, que permite aos cultivadores cultivar variedades e híbridos que não são vistos na natureza.
O sucesso alcançado é indicado por um fato tão interessante sobre a alocasia, como a concessão de um prêmio especial pela Royal Horticultural Society of Great Britain aos criadores da famosa Alocacia Amazonica, que é um híbrido interespecífico.
Ao longo das décadas que se passaram desde meados do século passado, os criadores fizeram progressos significativos e as plantas de alocasia apareceram à disposição dos produtores de flores, combinando sinais de variedades e espécies aparentemente diferentes.
Graças apenas aos esforços dos cientistas, os produtores de flores obtiveram uma forma híbrida de Alocasia cupredora, derivada do cruzamento das plantas de alocasia odora e Alocasia cuprea. O híbrido, conhecido como “Dark Purple Shield” ou “Maroon Shield”, retinha a cor da folhagem inerente à alocacia de cobre, mas o tamanho e a estrutura da planta se assemelhavam mais ao odora.
As plantas alocasia portora são bem conhecidas pelos cultivadores de flores sob o nome comercial de portodora. Uma espécie híbrida é obtida a partir do cruzamento de Alocasia odora e Alocasia portei.
E além de plantas verdes surpreendentemente belas, os criadores conseguiram cultivar espécimes com veios marrons e pecíolos de folhas.
Plantas de alocacia suficientemente elegantes da variedade Zebra Gigante são obtidas do par pai Alocasia macrorrhizos e Alocasia zebrine. Neste caso, para reprodução, os criadores pegaram a maior das variedades de alocacia existentes na Índia. Este alocacia gigante de Bornéu, cujas folhas têm mais de 120 cm.
Em Bornéu, onde cresce a alocacia desta variedade gigante, as plantas são uma atração turística e reúnem em torno deles muitos turistas.
Do casal pai, a nova planta de alocacia da variedade “Giant Zebra” recebeu pecíolos variados com um padrão escuro ligeiramente desfocado e folhas afiadas, como o alocasia de zebrin. Em geral, a variedade é muito grande e parece ótimo em quartos espaçosos e estufas.
Embora o descrito acima sejam espécies e variedades bastante grandes, por parte dos produtores há um grande interesse em alocações em miniatura, adequadas para o cultivo em casa.
A singularidade das plantas de alocacia microdora é que é o menor espécime do mundo. O híbrido, digno de entrar no Guinness Book of Records, ainda não está disponível nas lojas de flores, mas os cientistas esperam que em breve as espécies se estabilizem e se tornem comerciais.
Alocasia sanderidora é o resultado do cruzamento das plantas de alocacia Sanderiana “Nobilis” e alocacia odoríferas. Descendentes de espécies conhecidas preservaram a forma de folhagem em forma de flecha, mas sua cor se tornou mais suave. Os pecíolos adquiriram uma tonalidade acastanhada, e o tamanho, comparado com a alocasia do odor, diminuiu acentuadamente.
Apresentada na foto, a alocacia marrocos já se tornou disponível para floricultores e ocupa lugares decentes em coleções caseiras. O melhor de tudo, este alocasia cresce no ar quente e úmido. Um pequeno período de descanso de inverno é necessário para a colheita, quando a planta quase não é regada e mantida no escuro. O verão não pode prescindir de rega frequente, luz e comida.
Plantas eficazes alocasia princeps variedades “Purple Cloak” ou “Purple Cloak” são distinguidas por folhas triangulares escuras com um verso roxo e uma borda ligeiramente ondulada.
A altura da planta é de 50 a 80 cm, portanto, em uma sala onde cresce alocasia desta espécie, a planta é procurada, que é iluminada, mas protegida de raios quentes, um lugar digno.
Plantas Alocasia, em homenagem ao famoso entusiasta desta cultura e o criador de muitas espécies híbridas de Brian Ulyams, são obtidas a partir do cruzamento de Alocasia macrorrhiza e Alocasia Amazonica. O aliasia híbrido Williams Hybrid é bastante frio, resistente e forte. Ela vai encontrar um lugar em quartos espaçosos e em um jardim de inverno conservatório.
As folhas na forma de uma máscara africana têm uma cor verde escura, bordas onduladas e veias brilhantes e proeminentes. A parte de trás do novo híbrido reteve uma sombra lilás, mas o tamanho da planta é maior que o da alocacia da Amazônia.
Este alokazia infernalis variedades “Kapit”, reconhecido como a mais escura variedade entre plantas de interior deste tipo. A folhagem da planta com a forma da tireóide e brilho metálico assemelha-se às espécies cuprea e clypeolata, mas difere densa-negra arroxeada, tingida, conservada e parte de pecíolos.
Muitas pequenas espécies de alocacia, como esta planta da variedade “Kapit”, preferem um solo solto e estruturado no qual a perlita ou casca esmagada pode ser adicionada.
Alocasia maharani Variegata é a pérola de qualquer coleção de plantas tropicais! Além disso, a folhagem desta espécie é muito espessa, estruturada e tem uma textura de couro incomum, os criadores conseguiram fixar uma mutação que levou a pontos brilhantes em plantas de alocacia.
As folhas desta planta de alocacia são mais reminiscentes de arraias marinhas, por isso a variedade foi chamada de “Stingray”. A mutação natural que apareceu na natureza foi observada e corrigida pelos criadores. Como resultado, os floristas receberam uma variedade única com folhas verdes de “cauda”, efetivamente coletadas ao longo da veia central.
Onde quer que a alocacia cresça, seja na natureza ou em um apartamento na cidade, essas plantas precisam de muita umidade, calor e pouca luz, mas com iluminação prolongada. Em casa, as plantas de Alocasia muitas vezes se estabelecem ao longo das margens dos corpos de água, em terras baixas e úmidas e em encostas calcárias, onde depois da chuva caem correntes de água.
Neste caso, não se esqueça que a umidade estagnada é destrutiva para as raízes, e somente mantendo o equilíbrio e cortejando com competência o residente tropical, você pode apreciar a saúde e a beleza da planta de alocacia.