Liatris com inflorescências fofas-velas e um aroma maravilhoso é um perene decorativo popular para casas de veraneio. Se entre as plantas favoritas do florista há Liatris, plantio e cuidado no campo aberto são passos importantes para sua vida longa e floração estável.
Liatris altura com caule ereto, folhas estreitas e inflorescências spike-like de todos os tons de branco puro para um magenta de espessura, uma das plantas mais significativos em canteiros. Pessoas das Américas, eles são extremamente despretensioso, responsivo aos cuidados, podem se reproduzir por sementes e vegetativamente, pela divisão dos rizomas tuberosas.
Plantação de Liatrice no campo aberto com sementes
Muitas plantas ornamentais podem ser cultivadas apenas por meio de mudas. Isso é bastante trabalhoso e requer muito esforço, tempo e atenção. Liatris é uma feliz exceção. As sementes germinam bem no jardim, não requerem preparação especial, exceto a imersão em uma solução de permanganato de potássio.
Sementes plantando liatrisa no campo aberto na primavera, quando o solo é descongelado. Na faixa do meio, o período adequado dura do final de março até meados de abril. Até o outono, os jovens plantadores terão tempo para desenvolver o suficiente para iniciar uma vida independente no canteiro de flores na primavera.
A semeadura é realizada em um solo nutriente pré-cavado a uma profundidade de 1 a 1,5 centímetros. Quando os sulcos são polvilhados, eles são regados. Os tiros durante a estação quente exigem:
- em rega regular, mas moderada;
- na capina do solo perto das mudas;
- no puro afrouxamento da superfície do solo.
Para economizar tempo em capina, na primavera, depois de plantar a Liatrice no campo aberto, as plantações são feitas de palha. Se houver chuvas no verão, especialmente as plantas não são regadas. A umidade extra pode causar a decomposição de pequenos tubérculos e rizomas.
No outono, lyatrisy jovem perde a parte acima do solo. Este é o sinal para o jardineiro que deve desenterrar os tubérculos e mantê-los até a primavera.
Plantando Liatris no campo aberto por lâmpadas
Perene decorativa bastante tarde amadureceu e floresceu. As primeiras velas sobre a estreita folhagem construída aparecem apenas no segundo ou terceiro ano. Se o local já possui grandes cachos desta planta ou material de plantio comprado na loja, os bulbos que plantam Liatris no campo aberto são realizados na segunda metade do verão. A hora certa vem depois da floração, em agosto ou setembro.
Perenes com mais de três anos são adequados para reprodução. Em agosto:
- as plantas são escavadas;
- Cormos separados maiores que dois centímetros;
- o material de plantio resultante é plantado em um local adequado em buracos de 8 a 10 centímetros com solo solto misturado com húmus.
Bulbos plantar uma depressão para cima, em seguida, cubra com uma camada de solo, que é compactada, regada e mulched. Entre os buracos, deixe uma folga de pelo menos 30-40 cm, de modo que as flores jovens tivessem muito espaço e comida. Após o plantio, o cuidado com a Liatris em campo aberto é limitado a cobertura morta e capina.
Se o outono estiver seco, você pode regá-lo. Para o inverno, tais plantações são abundantemente cobertas com cobertura morta, lapnik ou outro material.
Se desejar, você pode plantar o lyatris não com cremes separados, mas com partes de um arbusto adulto. O principal é ter o delenki:
- raízes próprias;
- tubérculos formados;
- pontos de crescimento saudáveis.
Os furos de plantio são feitos para o tamanho da parte separada do arbusto e, em seguida, para enraizamento rápido do enraizamento com uma mistura de nutrientes solta com base no solo do jardim e húmus.
O lugar para plantar a Liatrice em campo aberto
Para simplificar o cuidado de Liatris após o plantio em terreno aberto, é importante escolher um local adequado para a cultura, e a necessidade de prestar atenção não só para as qualidades decorativas de plantas perenes, mas também para as suas exigências para o chão, iluminação e condições de crescimento.
Liatris – um grande perene decorativo, que na cama é atribuído um dos papéis principais.
A planta ficará muito bem em árvores fundo, grandes arbustos coníferas, perto das artes e espécies de folha caduca, e no fundo de baixo groundcover ou plantas com flores.
O local para o plantio de Liatris deve estar ensolarado. A planta não tem medo do vento, dos raios diretos do meio-dia e do calor do verão. Mas o solo denso, especialmente supersaturado com umidade, é um fator de risco. Se tal local for escolhido para o pouso da Liatris, na foto, os cuidados externos serão complicados devido à deterioração do sistema radicular e ao desenvolvimento de doenças fúngicas.
Se houver neve ou água de chuva se acumulando na área suburbana, a água subterrânea flui de perto, uma camada de drenagem e um sistema de esgoto devem necessariamente ser colocados sob o canteiro de flores.
Cuidando de Liatris após o plantio em campo aberto
Liatris é surpreendentemente despretensiosa e pode ser justamente chamada de “flor para residentes de verão preguiçosos”. O cuidado da flor está na irrigação, remoção de ervas daninhas e soltura do solo. A maior atenção é exigida pela lyatrisy jovem. Assim que o mato cresce, o soquete da folha cobre uma parte considerável do solo, mantendo a umidade e evitando o crescimento de ervas daninhas.
Na estação seca, os Liatris são moderadamente regados. É importante que o fluxo de água não seja forte e não ofusque o solo, revelando o sistema radicular da superfície. Se isso acontecer, você precisa morder a flor ou colocar um substrato fresco embaixo da base.
Liatris é alimentado três vezes durante a estação quente. Na primavera, a flor recebe um crescimento estimulante do nitrogênio da vegetação. No verão, a flor é fertilizada duas vezes com misturas de potássio-fósforo, que estimulam a floração e preparam a planta para o período de descanso.
Para plantas altas fornecem suporte. E depois de murchar a inflorescência é cortada. Se não o fizer, Liatris não perca a oportunidade de dispersar e capturar uma parte do site não é devido a ele. Esta preparação para o inverno não termina. Rusticidade, mas o frio repentino outono, como o plantio e cuidar de Liatris em campo aberto nos Urais e outras regiões com climas ásperos, pode causar sérios danos à cultura. Por conseguinte, a parte acima do solo, quando as folhas tornam-se amarelas e murcham antemão são cortados, e a parte da camada de bagaço densamente de cerca de 15 cm. Abrigo mais importante, se o inverno livre de neve.