O ginseng do Extremo Oriente e suas propriedades curativas há muito são valorizados pelos habitantes da China, do Japão e da península coreana. Para os europeus, a raiz do ginseng recentemente começou a revelar suas habilidades. O estudo de sua composição ajuda a encontrar as melhores matérias-primas vegetais e a revelar todas as contraindicações disponíveis para admissão.
Na natureza, o ginseng vive em florestas úmidas de folhas largas, do extremo oriente russo até a Coréia do Sul, bem como em várias regiões no leste dos Estados Unidos. Mas, devido ao crescimento lento e à raridade das espécies, as plantas silvestres não podem cobrir as necessidades crescentes de empresas farmacêuticas, curandeiros tradicionais e qualquer um que queira melhorar sua saúde. Portanto, a maior parte da raiz seca de ginseng, tinturas e outras preparações com base nele é feita a partir de matérias-primas cultivadas em plantações especialmente quebradas.
O interesse pela cultura e suas propriedades úteis levaram ao desenvolvimento de toda uma indústria de falsificações. Para não se tornar uma vítima de enganadores, a raiz do ginseng deve ser comprada somente de vendedores que sejam completamente confiáveis.
Descrição, características e composição da raiz do ginseng
A planta do ginseng e seu sistema radicular têm uma aparência muito memorável. Acima do solo, as plantas perenes têm uma roseta de folhas verdes densas com placas foliares de três ou cinco lâminas, bem como inflorescências umbadas. Depois da polinização no lugar de pequenas flores brancas aparecem frutos ovais ou redondos – aquênios de cor vermelha. A parte aérea não tem valor medicinal.
O tesouro principal está escondido sob o solo. É um poderoso rizoma perene, muitas vezes lembrando uma figura humana bizarra.
Propriedades úteis da raiz de ginseng e contra-indicações para uso são devido à sua composição bioquímica. Em matérias-primas vegetais purificadas, apenas 41 quilocalorias por 100 gramas, enquanto os rizomas contêm uma massa de vitaminas, sais minerais e aminoácidos, peptídeos, óleos essenciais, ácidos graxos insaturados e saponinas.
À disposição do consumidor, a raiz de ginseng muitas vezes vem na forma de infusões prontas, chás, cápsulas contendo pó curativo e também secadas por tecnologia especial. Esses rizomas são chamados de “ginseng vermelho”.
Propriedades úteis de raiz de ginseng
Pioneiros e os primeiros pesquisadores de propriedades úteis e contra-indicações da raiz de ginseng foram curandeiros folclóricos dos países asiáticos. “Raiz da vida” por muitos milênios na China e outros países da região é reconhecido como o mais eficaz restaurador, tônico.
Representantes da medicina tradicional europeia concordam plenamente com eles hoje. Graças a um estudo abrangente da composição da raiz, foi possível provar isso:
- capacidade de estimular o trabalho do coração e do sistema vascular;
- influência na taxa de adaptação de uma pessoa a cargas intensivas e recuperação após elas;
- O efeito estimulante no curso da reabilitação após a doença;
- efeito antibacteriano e anti-inflamatório;
- efeito anticonvulsivo;
- influência ativa na esfera sexual.
A principal esfera de influência da raiz de ginseng é o sistema nervoso e circulatório de uma pessoa. Com a admissão controlada regular, uma pessoa se adapta melhor a situações estressantes, tolera mais facilmente o estresse físico e psicoemocional grave. De acordo com as instruções de uso, a raiz do ginseng melhora:
- tônus do músculo cardíaco e vasos sanguíneos;
- suprimento de sangue de tecidos e órgãos, como resultado de que a potência aumenta, a respiração melhora, a resistência aumenta;
- atividade cerebral.
Em que problemas com a saúde e como tirar a raiz do ginseng?
A planta pertence ao medicamento, contém muitos componentes bioativos. Portanto, é melhor usá-lo para fins terapêuticos e preventivos após consultar um médico.
Raiz de ginseng para homens
Ginseng e preparações à base de sua raiz aumentam a pressão arterial, melhoram o fornecimento de sangue, suprem o corpo com minerais, aminoácidos, vitaminas essenciais e estimulam muitos órgãos e sistemas.
O ginseng é frequentemente usado como uma preparação natural de ervas para aumentar a resistência do corpo. Para um grande número de homens, a raiz do ginseng é um auxiliar indispensável em sua vida sexual.
Graças à rica otava microelemental, a presença de saponinas e outros componentes, o ginseng é recomendado aos representantes do sexo forte, que observam que com a idade, após qualquer doença ou por outras razões, não conseguem manter o mesmo nível de atividade sexual.
Em problemas com a potência, a raiz do ginseng não se deve apenas ao melhor suprimento sanguíneo aos órgãos genitais para fortalecer a ereção, mas também para aumentar a resistência, que afetará invariavelmente a duração e a qualidade da intimidade.
A abundância de vitaminas, óleos valiosos, aminoácidos e minerais:
- afeta positivamente a espermatogênese;
- permite retardar o aparecimento de sinais de envelhecimento nos homens e uma diminuição nos níveis de testosterona.
Quando e como tirar a raiz do ginseng
As preparações à base de raiz de ginseng são indicadas sob pressão reduzida, sobrefadiga ou um longo período de estresse intenso. “Green Doctor” fortalece a defesa imunológica. Em pessoas idosas, se não houver tendência à hipertensão, isso ajuda a manter o colesterol baixo e a combater as manifestações da aterosclerose.
O ginseng, como um dos agentes bioativos, é prescrito para diabetes. Matérias-primas vegetais têm a capacidade de efetivamente reduzir o açúcar no sangue, promover a quebra da glicose e melhorar a qualidade do sangue.
Ao contrário dos homens, as mulheres com ingestão de raiz de ginseng em todos os tipos precisam ser cautelosas.
A fitoterapia é indicada em pacientes com anemia e sinais de anemia. No entanto, o tempo de um longo curso de tomar ginseng pode causar uma violação do ciclo menstrual, causar falhas hormonais.
Antes de fermentar as raízes do ginseng, as matérias-primas vegetais são suavemente, mas cuidadosamente lavadas em água corrente fria. Então os rizomas são secos em um guardanapo e no chão. Em um copo de infusão, tome uma colher de sopa de massa preparada, que é derramada com água potável e levada a ferver em fogo lento. Após várias horas de vazamento, a bebida está pronta. É tomado três vezes ao dia por meia colher de chá 30 minutos antes de uma refeição.
Contra-indicações para ingestão de raiz de ginseng
Na presença de uma massa de propriedades úteis, a raiz do ginseng tem contra-indicações. A admissão de drogas ativas é inaceitável na gravidez e na amamentação. Por causa da pressão alta, você não pode beber infusões, comprimidos ou chá com ginseng na hipertensão, bem como com distúrbios sistêmicos do ritmo cardíaco.
Devido ao desenvolvimento de hiperatividade em crianças com menos de 16 anos de idade, distúrbios do sono e outros efeitos desagradáveis do ginseng não são usados na prática pediátrica.
Limite o uso de fitoterapia de que você precisa:
- com excitabilidade nervosa leve;
- na presença de processos inflamatórios, especialmente purulentos;
- com atividade excessiva do sistema endócrino.
Contraindicação para a ingestão de raiz de ginseng em homens é o diagnóstico de “displasia prostática”. Uma proibição geral do tratamento com ginseng existe quando tumores benignos são detectados.
Mesmo na ausência de sintomas visíveis da doença não deve se envolver em automedicação. O uso de ginseng no tratamento deve ser feito com o consentimento e sob a supervisão do médico assistente.