Juntamente com o continente americano, a região asiática tornou-se o maior centro de distribuição de várias leguminosas. Feijões Azuza, que são muito populares no Japão, também foram descobertos e cultivados no sudeste da Eurásia.
Hoje é difícil dizer exatamente onde as pessoas provaram pela primeira vez o sabor adocicado de pequenas sementes marrom-avermelhadas desta espécie, mas é claro que isso aconteceu vários milhares de anos antes da nova era. Japão e Nepal estão lutando pelo direito de ser chamado de terra natal de Azuka, embora parentes silvestres estejam sendo identificados não apenas nesses países, mas também na Coréia, no sudeste da China e em Taiwan.
O fato de que, além do nome japonês mundial do feijão na China, Coréia, Vietnã e até mesmo em alguns estados da Índia, a espécie tem seu próprio nome histórico sobre a antiguidade e a difusão da cultura.
Com o desenvolvimento dos laços entre os países, as pessoas se interessaram cada vez mais pelo modo de vida de outros povos, incluindo suas preferências culinárias.
O feijão adzuki é cultivado ativamente não só na região asiática, mas também em vários países africanos, em Madagáscar e nas Seychelles, onde o clima permite amadurecer plenamente estas espécies úteis que gostam de calor.
Descrição das características biológicas do feijão azuki
O feijão Adzuki pertence à família das leguminosas e, de acordo com a classificação aceita, é o representante do gênero Vigna. Adzuki ou Vigna angular é uma planta herbácea anual, em uma cultura que tem a aparência de arbustos espessos, com uma altura de até 90 cm de arbustos. Variedades silvestres são mais frequentemente formas encaracoladas, que, quando em contato com o solo, podem ser facilmente fixadas com a ajuda de raízes formadas nos nós.
Básico, atingindo um comprimento de 50 cm de vareta. As hastes são alternadamente arranjadas folhas densas de três lobos com pontas pontiagudas. Inflorescências de escova do feijão azuki, combinando de 2 a 20 flores, são formadas em pedúnculos em desenvolvimento. As flores são pequenas, bissexuais, amarelas brilhantes, também podem se autopolinizar, mas às vezes na formação do ovário, insetos também participam. Floração em massa dura até 40 dias, e sob condições favoráveis, as plantas podem relançar os talos de flores três vezes e trazer rendimento adicional.
Após a polinização, forma-se um cilíndrico, estreitado até o comprimento da ponta da vagem de 5 a 13 cm.A espessura do grão é de apenas 5-6 mm. Se os ovários jovens do feijão adzuki são densamente omitidos, as vagens maduras contendo 5-14 sementes estão quase nuas. Sementes cilíndricas arredondadas de feijão, para as quais a cultura é cultivada, não excedem 5-8 mm de comprimento, atingindo 5,5 mm de diâmetro.
A coloração, que dava aos feijões um dos nomes, na maioria das vezes é realmente vermelha, de vinho, mas há sementes variadas, marrons e creme. Eles duram pelo menos cinco anos, mas começam a germinar a uma temperatura de não 6-10 ° C.
Para o crescimento bem sucedido, floração e frutificação do feijão adzuki, é necessária uma temperatura de 25-34 ° C. A duração da estação de crescimento é de 60 a 190 dias, dependendo da variedade e das condições climáticas do cultivo.
Ingredientes do feijão Azuzaki
Este tipo de feijão é amado por muitos habitantes da Ásia devido ao delicado aroma de nozes das sementes e seu sabor adocicado. E qual é a composição do feijão azuki e o que esperar dos pratos preparados por ela? Acontece que as espécies exóticas de leguminosas são bastante interessantes não só do ponto de vista botânico, mas também do ponto de dieta. Por 100 gramas de sementes maduras de Adzuka:
- 13,4 gramas de umidade;
- 19,9 gramas de proteínas;
- 62,9 gramas de carboidratos;
- 12,7 gramas de fibra;
- 0,5 gramas de gordura.
Vale a pena notar que um produto tão rico em carboidratos deve ter um alto valor energético. De fato, o conteúdo calórico do feijão vermelho adzuki é de 329 kcal.
Mas, além disso, nas sementes vermelhas ovais, há cálcio e ferro, fósforo e magnésio, zinco, potássio e outros oligoelementos. No lote adzuki de vitamina A e tiamina, riboflavina e niacina, vitamina B6 e ácido fólico. A composição de aminoácidos de um produto alimentício valioso também é interessante. A concentração de ácidos graxos em 100 gramas de sementes é de 113 mg de ácido linoléico 50 mg e ácido oleico.
O cultivo do feijão adzuki ajuda a enriquecer o solo com nitrogênio, esta cultura é reconhecida como uma excelente planta forrageira. Mas o que é útil para o feijão desta espécie para o homem?
O que é útil para o feijão Azuza?
A rica composição microelemental, aminoácida e vitamínica do feijão adzuki não poderia ser ignorada pelos médicos e qualquer um que tente aderir às regras da alimentação saudável. Graças à abundância de substâncias activas nas sementes, os pratos deles contribuem:
- melhorar o trabalho do coração e vasos sanguíneos;
- uma melhor composição sanguínea;
- estimulação da síntese de eritrócitos;
- proteção do corpo contra os efeitos do meio ambiente e o desenvolvimento de processos tumorais;
- eliminação do excesso de líquido do corpo, como resultado da remoção do edema e redução da carga em vários órgãos internos;
- limpeza eficaz do corpo de toxinas e excesso de colesterol;
- melhoria da motilidade gastrointestinal;
- saturação rápida do corpo com as substâncias mais acessíveis e necessárias para a vida.
Hoje, os efeitos antitumorais e hepatoprotetores dos extratos de feijão vermelho são ativamente estudados.
As mulheres na Ásia, onde sabem bem o quão útil é o feijão, usam o Adzuki para melhorar a lactação, e a farinha das sementes é usada em vários cosméticos tradicionais, bem como em preparações para a saúde da pele e dos cabelos. Azuki é um alimento valioso, que confirma o conteúdo calórico do feijão vermelho e sua composição. Mas, com o uso de pratos ricos em carboidratos desse tipo de leguminosas, é extremamente importante conhecer a medida e levar em conta possíveis contraindicações.
Azuzuki é uma ferramenta de moda e chocante
Além do valor nutricional e medicinal, o feijão azuki provou ser capaz de inspirar a criação de uma subcultura única. Em 2007, o artista japonês Takao Sakai iniciou um projeto excêntrico aos olhos do povo da cidade, que eventualmente ganhou fama mundial. Fotos Takao, que retratou pessoas com barba de barbas de feijão japonês adzuki tradicionais, causou sorrisos e perguntas de milhões de telespectadores.
Hoje, o projeto de brincadeira dos japoneses foi além dos limites estabelecidos por ele, e na Terra do Sol Nascente há mais de 1,5 milhão de pessoas que pelo menos uma vez experimentaram barba com sementes de feijão vermelho.
Como o próprio Sakai admitiu, ele não achou que sua ideia se tornaria uma tendência da moda. Mas a mídia de notícias em todo o mundo que pegou as notícias espalhou rapidamente fotos incomuns e provavelmente ajudou o nascimento de uma moda extravagante.
Feijão de Azuki em Culinária
Quanto ao destino direto do feijão, o feijão azuki é um componente tradicional de muitos pratos da culinária japonesa, chinesa e vietnamita. As sementes são usadas ativamente na Coréia, Malásia e agora em vários países da África.
Neste caso, as sementes são consumidas tanto na forma madura quanto na verde. No Ocidente e na culinária coreana, pratos de grãos germinados são populares.
Formas de preparar feijões vermelhos são abundantes, e como os feijões-de-mung, essa variedade de feijão-caupi não precisa ser pré-embebida e até que as sementes estejam prontas para serem levadas a 40 minutos de cozimento.
O sabor doce e específico das sementes cozidas determinou o principal objetivo do feijão vermelho, que é usado ativamente na confeitaria.
Uma massa de sementes cozidas no solo é um recheio perfeito para tortas clássicas, panquecas e bolinhos de arroz, tão apreciados no Oriente. Na base de feijões vermelhos úteis fazem até sorvete, os feijões rasgados substituem o cacau e o café, fazendo uma bebida deliciosa e muito nutritiva.
Feijão adzuki ocupa lugar de destaque entre os produtos utilizados em comida ritual, servidos pelos grandes eventos e celebrações. Um exemplo disso pode servir como rissóis Sakura moti, consistindo de uma casca de massa de arroz e um recheio de feijão vermelho. Esta iguaria é tradicionalmente encontrada na mesa japonesa na primavera, quando o feriado das meninas é celebrado.
Na China, você pode saborear sopa de feijão doce, que, além de adzuki, requer água, um pouco de baunilha e açúcar mascavo. Decore o prato com sementes de lótus ou gergelim, bem como grãos cristalizados do feijão vermelho.