Para transformar sua horta em um oásis de diversão, muitos jardineiros usam plantas de cobertura do solo. O viveiro rasteiro é um tapete floral vivo original, com o qual preencher os vazios entre as árvores e arbustos do jardim. A planta fecha firmemente o chão, para que não cresça ervas daninhas. Uma temporada inteira você pode apreciar a magnífica decoração de um canto celestial.
Breve descrição e tipos comuns
Uma planta perene – um vivipar rastejando ou ayuga se refere à família gubotsvetye. Cresce até 30 cm de altura. Pequenas flores estão localizadas na haste ereta, decoradas com folhas largas.
A planta recebeu seu nome por seu caráter despretensioso. É resistente à seca, cresce em solo pedregoso como no solo fértil. Ocorre em florestas deciduous, em prados ensolarados e mesmo entre arbustos grossos.
Até o momento, existem mais de 40 variedades de abutres que crescem em diferentes partes do planeta. Em sua forma original, a planta era lembrada por pessoas com flores azuis brilhantes. Mas, graças ao trabalho dos criadores, surgiram novas opções decorativas. Principalmente eles diferem em tais características:
- altura da planta;
- forma de folhas;
- período de floração;
- botões de cor;
- esboçar em folhas.
Você pode ver claramente essas diferenças nas fotos fornecidas pelos abutres.
A variedade mais famosa usada pelos jardineiros é a Atropurpurea (Atropurpurea). Ele tem folhas marrons e enrugadas com um tom de bronze. Eles formam carpetes florais de 8 cm de altura e são plantas que amam a luz.
A vista da Borgonha Glow (Borgonha Glow) distingue-se pelas folhas pequenas, que são de cores diferentes. Dependendo do solo e da luz, eles brilham em vermelho, marrom ou lilás. A vida da Borgonha Glou está crescendo bem sob a sombra de arbustos ou árvores.
A variedade original é a Multicolor. Folhas roxas brilhantes, nas quais manchas vermelhas, laranja e amarelas são visíveis, mudam de cor dependendo da luz. Na parte sombreada do jardim, nas folhas verdes, há riscos de tonalidade amarela ou rosada.
Variedade de ervilhaca trepadeira – Variegata (Variegata) tem folhas verde-acinzentadas, emolduradas por uma borda cremosa. Verdadeiramente uma obra de arte!
As folhas irregulares brilhantes roxas escuras são típicas da variedade – Black Scallop (Black Scallop). Floresce um azul tão vivaz. Se receber muita luz, as folhas escurecem com o tempo.
Apesar do fato de que zhivyachka cresce bem em lugares sombrios e na luz, é melhor evitar áreas sob o sol escaldante. Ideal – sob arbustos de espalhamento.
Plantio e cuidado de tapetes
Para crescer um tapete de flores na trama, é importante observar as regras básicas de plantar a trepadeira e rastejá-la.
A planta reproduz semeando ou dividindo arbustos. Mas, antes, você deve preparar o solo e escolher um local adequado no jardim. Desde ayuga – planta despretensiosa, vai se enraizar em qualquer lugar no jardim de flores. No entanto, na área sombreada, a viabilidade será melhor.
Solo ideal para o plantio de uma planta é franco, que é enriquecido com biohumus. Nos pequenos buracos preparados, as sementes do vivipar são semeadas e polvilhadas com terra.
O material para semear é melhor comprado em lojas especiais. Sementes que se acumulam perdem características varietais.
Planta vyzyachnu rastejando é possível e vegetativamente. Para isso, a raiz da planta é dividida em estolões, nos quais existem 3 interstícios. Para obter o material de plantio, a viabilidade regava ativamente cerca de uma semana. Durante esse tempo, novas raízes crescem. As plantas preferidas são escavadas e, em seguida, divididas em partes com uma faca afiada ou uma tesoura. Novas mudas são colocadas no poço preparado a uma distância de 30 cm uma da outra. Adormecer com seu solo, o principal é não cobrir o topo da planta. Você pode plantar a trepadeira dessa maneira na primavera, até ela desabrochar.
Tapete floral de planta pode ser um método de dividir a planta em rosetas. Cada corte deve ter 3 peças. Graças a este zhivichka rastejando vai se acostumar rapidamente. Este método é aplicável durante todo o período quente.
A regra básica de cuidado para ayuga é controlar o crescimento e a densidade do tapete. Em vista disso, deve ser periodicamente diluído e regado durante uma seca. Se um travesseiro de flores agrada os olhos em um lugar por mais de 6 anos, fertilizantes nitrogenados devem ser introduzidos no solo. E no início da primavera, adicione um pouco de terra.
No inverno, a vida não pode ser escondida, porque não tem medo de geada.
O destaque do design da paisagem
Jardineiros experientes usam a vitalidade para criar várias composições. Ela decora as áreas sombreadas, transformando-as em um porto para recreação. Contra o pano de fundo de árvores altas e arbustos que se espalham, a corneta é como um tapete macio que atrai os olhos. E em harmonia com outras flores do jardim, artesãos criam composições magníficas. Na foto, os creepers são assustadores no design da paisagem, todos os seus encantos são claramente visíveis.
É uma excelente adição em locais onde a relva não cresce ou seca. A base original para a colina alpina e um destaque com os troncos de árvores majestosas. Aqueles que já estiveram em um jardim adornado com uma ervilhaca rasteira, vão querer voltar para lá novamente.