Peperomia é uma planta herbácea perene. Maneiras simples e acessíveis de reprodução da peperomia contribuíram para a disseminação dessa planta. Sua terra natal é a floresta tropical úmida da América do Sul. Refere-se à família Pepper. O nome da planta, traduzido do grego, significa “o mesmo” ou “similar”. Atualmente, mais de 1.000 espécies desta planta são conhecidas. Muitos deles são distinguidos por altas qualidades decorativas e, portanto, amplamente utilizados para o cultivo tanto em condições internas (cerca de 30 espécies), como em jardins botânicos.
Descrição geral
O principal valor da peperomia não é sua floração, mas uma grande variedade de formas e cores de folhas. Mesmo se cultivada em um ambiente favorável, a planta não ultrapassa uma determinada altura de 50 cm, devido ao fato de que a maioria dos nutrientes é consumida para formar folhas carnudas cobertas por um revestimento peludo.
Entre as espécies que são adequadas para o cultivo em casa, a pepermia está enrugada. O berço da flor é o Brasil. Em condições naturais, essa espécie é uma epífita típica, que cresce nas árvores, na sombra, sob a copa da floresta, nos troncos que apodrecem e também nos solos turfosos. Isso determina as peculiaridades da reprodução da peperomia e seu crescimento. Deve-se notar que a planta recebe todos os nutrientes não só do solo, mas também da umidade que vem com a precipitação atmosférica.
No verão, pepermonia prefere a rega moderada, e no inverno é desejável regar uma fábrica muito raramente, para evitar a estagnação da umidade.
A água deve ser macia e à temperatura ambiente. É muito importante evitar a rega excessivamente esparsa, pois isso na maioria dos casos resulta na perda de folhas.
Peperomia: reprodução e transplante
O transplante deve ser realizado anualmente na primavera até a planta ter três anos de idade. No período da primavera, seu crescimento é exacerbado, o que implica um aumento no crescimento. Para o transplante, é aconselhável selecionar potes pequenos para evitar o desenvolvimento inadequado da planta. Espécimes adultos devem ser transplantados não mais do que uma vez em um par de anos.
Se você observar que a estagnação é observada no crescimento da planta, então a condição das raízes deve ser verificada, pois é provável que o peperium precise de um vaso maior.
A multiplicação por divisão do mato é facilmente tolerada pela peperomia e, portanto, este método é o mais simples e popular. Para iniciantes, recomenda-se aplicar a multiplicação exatamente dividindo o arbusto para que o resultado justifique as expectativas. Divisão do mato não é particularmente difícil. É suficiente separar cuidadosamente as raízes umas das outras e transplantar cada uma em uma tigela separada. Esta planta só crescerá melhor, já que o sistema radicular terá espaço livre suficiente.
Para evitar a estagnação da umidade no solo, recomenda-se que a drenagem seja medida durante a reprodução da pepermia. Quando a planta é removida da panela, deve ser ligeiramente agitada para remover as raízes do solo. Depois que a planta já foi plantada no solo, é desejável cerca de uma semana para mantê-la longe da luz solar direta. Isso ajudará o sistema radicular a se acostumar rapidamente às novas condições sem muito estresse. Deve notar-se que com este método de reprodução, a planta pode ser fertilizada.
Reprodução por sementes
Quando se trata de uma planta como a peperomia, a propagação por sementes em condições ambientes é quase muito difícil, porque suas sementes têm dimensões microscópicas. No entanto, se você considerar este método, então, com as habilidades adequadas, as sementes podem facilmente se tornar uma excelente opção. Eles devem ser plantados a uma temperatura de 24-25 ° C em uma mistura normal, sem perder o solo. Pratos com sementes devem ser armazenados em um lugar escuro e bastante quente. Imediatamente depois da emergência de brotos, devem mergulhar-se e transplantar-se em outro pote.
Reprodução por estacas
No período de primavera-verão, é possível escolher a reprodução para cortes de pedúnculos para peperomia. Para fazer isso, você precisa beliscar seu top. Para enraizar o pedúnculo, deve ser plantado em uma mistura que consiste em turfa, terra da folha e areia. Como pratos, é mais desejável usar um container especial-teplichku. Graças a isso, é possível fornecer facilmente à planta as condições necessárias. A temperatura ótima é de + 24-25 ° С. Todo o processo levará pelo menos três semanas. Quando o talo se enraíza, pode ser transplantado para um pequeno vaso.
A peperomia ama o solo solto. Deve ser neutro ou com fraca acidez. Se você usar um solo muito denso, então as raízes da planta podem apodrecer.
Reprodução de peperomia por cortes de folhas é outro método comum que é caracterizado pela simplicidade. Para fazer isso, você precisa pegar uma folha com um talo curto (ela deve estar com um ou três nós) e depois colocá-la em uma mistura especial (você pode usar areia molhada, mas não molhada). No restante, você deve repetir as mesmas ações que no método com cortes. É desejável manter a umidade em um nível elevado.