A área de floração evergreen gardenia bush é os trópicos e subtrópicos da China, Ásia e África. O cuidado de Gardenia jasmim em casa requer especial. O menor erro leva ao abandono das folhas, ao desbotamento e até à morte de uma flor. No peitoril da janela, a planta pode viver de um ano a sete anos, dependendo da observância da tecnologia agrícola.
Como te conhecer, gardênia jasmim?
Em casa, um arbusto adulto pode crescer de 50 a 180 cm de altura. Tem brotos fortemente lignificados com folhas brilhantes e grandes flores perfumadas. Gardênia de florescência na natureza duas vezes por ano. Na cultura, formas de grande flor com um longo período de floração são derivadas.
No entanto, não é fácil crescer e esperar pelo florescimento de uma beleza caprichosa. Criar o microclima certo e mantê-lo inalterado em casa é difícil. No menor desvio no cuidado da gardênia, o jasmim forma a mudança de cor das folhas, desbotando, soltando flores e cobrindo.
Para estragar o humor de um visitante tropical pode até arrastar o mau tempo. A falta de luz leva ao desbotamento da planta. É importante organizar uma luz de fundo de maricas para aliviar o estresse. Além disso, agora existem lâmpadas especiais do raio. Não tolera a planta:
- longa exposição à luz solar do meio dia;
- ar seco;
- irrigação imprópria e nutrição;
- temperatura desconfortável.
A floração ocorre nas pontas da parte aérea e axilar, mais próxima da luz. Portanto, a poda anual de ramos lignificados permite fazer um arbusto decorativo e dá um material de plantio para a reprodução – estacas.
Nas mãos cuidadosas de uma anfitriã hábil gardenia jasmim, foto, vai agradar a visão radiante e aroma requintado de flores. A fragrância é forte e a flor não pertence ao quarto.
Cuidando da planta, você precisa saber que todas as partes da flor são venenosas e devem ser usadas com luvas de proteção.
Como cuidar da gardênia de jasmim
O cuidado da planta consiste em criar um ambiente confortável para ela. Em um ambiente residencial, o microclima desejado em um volume limitado é alcançado pelo cuidado constante da flor. Neste caso, você precisa criar:
- iluminação correta;
- condições de temperatura;
- rega e microclima;
- substrato e nutrição;
- transplante.
A principal condição é a ausência de mudanças climáticas bruscas, às quais a gardênia como jasmim reage dolorosamente.
Um lugar com boa luz difusa é escolhido por um longo tempo. Uma flor não só pode ser rearranjada, não pode ser girada, senão ela dobrará os botões. Portanto, a janela sul-ocidental e sul em dias quentes com sombreamento será a correta. Favoravelmente a flor refere-se a uma varanda aberta e uma loggia e até um terraço em frente da casa. No inverno, a gardênia precisa de iluminação com uma lâmpada fluorescente ou de LED, o ar é aquecido pela lâmpada incandescente.
A observância do regime de temperatura da gardênia jasmim no cuidado requer rigorosamente. No verão, a planta floresce a uma temperatura não superior a 22-240 C. Planta exposta ao ar fresco, antes do início da floração trazer uma sala e criar a temperatura necessária. No inverno na parte aérea há a formação de botões. Em uma temperatura de 16-18 haverá muitos deles. E se a temperatura for mais alta, os ramos começarão a crescer à custa da formação de botões de fruta.
A planta subtropical precisa de ar úmido. No cuidado de gardênia jasmim em casa, isso é conseguido através da pulverização das folhas, mas brotos e flores devem permanecer secos. O evaporador, um aquário próximo ou um palete com substrato úmido e pedras nas quais o pote está instalado salvarão a situação.
Requisitos especiais para água para irrigação. A água dura, da qual há espuma na caldeira, é inadequada. Apenas água mole, adormecida, fluvial ou pluvial pode ser usada para umedecer o coma terrestre. No verão, a flor é regada com freqüência. Se a drenagem passar pelo excesso de umidade, não haverá estagnação. No inverno, a rega é realizada moderadamente, mas sem secar o coma.
A composição do solo depende da sua capacidade de umidade e nutrição do sistema radicular. Portanto, após a compra da planta, e toda vez que a terra estiver esgotada, a jardinaria precisa de jasmim no transplante. O substrato é preparado por azedo, com base em terra de coníferas ou horta.
Você pode pegar um primer pronto para a azálea, e você pode fazer em partes iguais:
- equitação turfa avermelhada;
- terra de floresta de coníferas;
- terra decídua;
- areia grossa;
- chão de relva.
A drenagem é feita de argila expandida, que deve primeiro ser fervida, removendo o sal dos poros. O solo deve ser acidificado e um pouco de suco natural de limão é adicionado à água de irrigação duas vezes por mês.
Como adubação para a flor use sais de ferro quelatados, já que a planta precisa mais desse elemento. Todos os pensos superiores excluem o cálcio e o magnésio, uma vez que tornam o solo inadequado, a planta terá que ser transplantada. Durante o período de vegetação da gardênia, as espécies de jasmim precisam de fertilizantes fosfatados e potássicos. O nitrogênio é necessário para acumular massa verde. Mas tudo está bem com moderação. Os sais excedentes, não assimilados pela planta, envenenam o solo.
Gradualmente, o sistema radicular cresce, o solo torna-se pobre, os poros de drenagem tornam-se sedimentados e a jardinia requer um transplante de jasmim.
Qualquer transplante de uma planta durante a vegetação levará à queda de botões. Portanto, até mesmo a flor comprada é transplantada em um momento em que brotos e flores ainda não apareceram. Mas se você precisar de gardênia jasmim para salvar, a floração terá que ser sacrificada.
A planta é transplantada após a floração de outono, ou seja, final do outono e início de fevereiro. Para pequenos arbustos, o método de transbordo é usado. Não é necessário transbordar anualmente, o mais importante, que todos estejam completamente envoltos em raízes e mantidos em forma.
Grandes arbustos livres do coma da velha terra, sacudindo-a. As raízes são podadas, tratadas com carvão ativado, estimulante radicular e dispostas na mesma tigela, após a substituição do substrato. Coloque o pote em um lugar permanente.
Gardênia jasmim, preto e folhas caem
Sinal para olhar atentamente para a planta se tornará o escurecimento das folhas e sua queda. A causa pode ser um desempenho ruim do sistema radicular, que não fornece alimento ao arbusto.
Se as folhas inferiores ficarem pretas, você precisa verificar:
- o chão na panela não estava condensado e tornava-se hermético;
- Os furos de drenagem ficaram entupidos, criando estagnação de água;
- o excesso de fertilizante pode dar a mesma reação.
Se o vértice é preto, você precisa procurar pragas. Talvez a planta tenha uma doença bacteriana ou viral e o suprimento de nutrientes para a parte superior seja perturbado. Se as folhas caírem, isso pode ser causado por quaisquer desvios no cuidado da gardênia jasmim em casa.
O aparecimento de doenças fúngicas, acompanhadas de manchas, placa e morte de folhas. A luta é tratar fungicidas. A melhor maneira é pegar plantas doentes e queimá-las, e plantar a planta, incluindo raízes e transplantar em solo fresco ou outros pratos.
Folhas de gardênia jasmim amarelo
Indicação da saúde de uma planta de casa é o estado das folhas. Se as folhas da gardênia ficarem amarelas, é necessário procurar com urgência a causa:
- O amarelecimento da camada inferior de folhas sugere que o equilíbrio de umidade seja quebrado ou que a planta esteja em um calado. É necessário reduzir a rega, retire a palete com pedrinhas.
- O amarelo das folhas superiores indica uma falta de nitrogênio ou sua assimilação pobre. Este é um sinal de rega com água dura, como resultado, a acidez do solo é perturbada.
- No caso de iluminação insuficiente da gardênia, o jasmim fica amarelo e descarta os brotos e folhas. A planta não tem ferro em forma de quelato ou nitrogênio. Apenas restaure o equilíbrio que você precisa gradualmente, caso contrário, o efeito será revertido.
A causa do amarelamento pode ser o acerto de folhas com um ácaro. Qualquer desvio no conteúdo da gardênia leva ao fim da floração e à queda dos botões.
Reprodução de gardênia jasmim em casa
Existem duas formas de reprodução – semente e vegetação. Com a reprodução das sementes, a principal condição é o frescor das sementes. Eles podem ser obtidos de forma independente em condições de sala, à espera de maturação. Deve ser lembrado que as sementes da gardênia são venenosas.
As estacas são as partes superiores dos brotos lignificados. Eles criam raízes em uma estufa, em uma mistura arenosa de areia no verão, quando um arbusto é formado, removendo uma parte das hastes. Plantas enraizadas são depois transplantadas para um substrato preparado, e seis meses depois uma planta jovem pode florescer.
Como cultivar gardênia jasmim de semente
Em uma panela grande com furos de drenagem, um terço da argila expandida ou areia grande com seixos finos é derramado. O solo para o crescimento de um aluno da escola consiste em partes iguais de turfa, areia e terra conífera.
As sementes são encharcadas por um dia em estimulantes de crescimento. Para o cultivo a partir de sementes, a gardênia gardênia é decomposta na superfície do substrato e coberta com uma mistura de meio centímetro de espessura. A terra é umedecida de cima com uma pistola de pulverização, coberta e instalada em um local quente e brilhante. A temperatura do solo deve ser estável a 25 graus. O abrigo é periodicamente limpo e o solo é umedecido. Os germes aparecerão em um mês.
Quando a planta cresce forte e há folhas reais, elas precisam ser colocadas nas menores xícaras uma a uma e cobertas até que se acostumem. No futuro, vamos ter de replantar várias vezes, até dois anos depois flor do arbusto.
É mais benéfico reproduzir gardênia com estacas de jasmim, já que a floração ocorre mais rapidamente, após seis meses.