Cortando o maduro, crescendo com uma melancia de torneira, quase ninguém espera que para a fatia comida terá de pagar olhos lacrimejantes, coceira, dor de garganta e outros sintomas da alergia.
É sabido que os melões, como os alérgenos, não são praticamente perigosos para os humanos. Nem pólen nem frutas podem prejudicar a saúde. Por que mais pessoas se queixam de desconforto depois de beber melancia? E pode haver uma alergia à melancia?
Na maioria dos casos, quando a culpa pela deterioração da saúde é colocada em uma melancia, o verdadeiro culpado é a similaridade de seus efeitos sobre o corpo com pólen de ervas, um dos mais fortes alérgenos.
Ao procurar ajuda de especialistas, os médicos dizem que há uma alergia cruzada à melancia e, com mais testes, é mais frequentemente confirmado que uma reação semelhante se manifesta no pólen de uma quarentena perigosa.
O que é alergia cruzada?
O absinto de Ambrosia, importado pela primeira vez para a Europa a partir de 1873, tornou-se um problema sério para muitos países, incluindo a Rússia. Não só que esta e duas outras espécies de ervas são ervas daninhas rapidamente ocupando terras aráveis, ainda mais perigoso é o efeito do amadurecimento do pólen em julho sobre a saúde humana. Na Rússia, há cem anos, a fábrica começou a tomar territórios do território de Stavropol e do território de Krasnodar. Hoje, os arbustos de ervas são encontrados no Krai de Primorsky e na região de Voronezh, com a erva se espalhando para o norte.
Depois de inalar partículas microscópicas de pólen, uma pessoa experimenta todas as manifestações de alergia, desde lacrimejamento e febre, até dificuldades respiratórias e edema pulmonar. Os mesmos sintomas e alergias a melancias.
Segundo os médicos, em áreas onde a ambrósia cresce, até 20% da população é propensa a alergias ao pólen e polpa doce de melancia. Mas o que as plantas têm em comum que nem sequer pertencem à mesma família? Falando de alergias cruzadas, entende-se que o organismo reage a quase idêntico na estrutura de alérgenos. Neste caso, o sistema imunológico humano não distingue entre conjuntos similares de aminoácidos na composição de pólen de ambrósia e polpa doce e açucarada de melancia.
Tomando um fruto seguro para o pólen, o corpo reage violentamente à invasão, mostrando toda a gama de sintomas de alergia. Neste caso, a alergia à melancia é encontrada naqueles que sofrem mais de polinose, e com a disseminação de ervas em todo o país, esses pacientes estão se tornando cada vez mais.
Sintomas de uma alergia a melancia
A dolorosa reação do corpo à melancia se manifesta após algum tempo após a ingestão, quando a digestão e a absorção de substâncias que entram na polpa se iniciam.
Os sintomas mais vívidos e comuns de alergias a melancias incluem:
- rinite alérgica;
- dor e dor na garganta;
- dificuldade em respirar até o edema de Quincke;
- vermelhidão das pálpebras e globo ocular, lacrimação;
- coceira e erupções na pele e membranas mucosas;
- inchaço das membranas mucosas e tecidos moles.
Uma vez que o alérgeno percebido pelo organismo como uma polpa de melancia entra no sistema digestivo, os sintomas locais também podem ser observados:
- doloroso, acompanhado de cortes e espasmos, sensações;
- inchaço e flatulência;
- náusea e vômito;
- diarréia.
Em alguns casos, com alergias a melancias, podem ocorrer fraqueza, tontura e febre. O sistema nervoso para a ação do alérgeno reage com a excitabilidade excessiva do paciente ou, inversamente, com uma reação retardada ao que está acontecendo.
O sintoma mais grave da alergia à melancia é o choque anafilático.
Esta condição aguda e perigosa para uma pessoa é acompanhada por:
- uma queda acentuada na pressão sanguínea;
- consciência confusa ou perda total dela;
- coordenação perturbada de movimentos;
- cãibras das extremidades.
Em crianças, os sinais de uma reação alérgica são semelhantes, mas os sintomas da alergia à melancia são mais vívidos e ameaçadores.
Tratamento de alergias a melancia
Como a melancia tem um duplo alérgeno mais perigoso, é extremamente importante identificá-la a tempo e iniciar um conjunto de medidas a fim de aliviar a condição do paciente e evitar as seguintes convulsões:
- Para remover os sintomas de uma alergia a melancias que têm um caráter cruzado, recomenda-se o uso de anti-histamínicos.
- Drogas-absorventes modernos ajudarão a acumular e remover do corpo os alérgenos que entraram nele.
- Se necessário, os médicos prescrevem corticosteróides, que removem a coceira e o inchaço.
Assistência especial e um exame médico completo que visa descobrir a verdadeira natureza da alergia a melancias só é possível quando se refere a especialistas.
Às vezes, a fim de não sentir desconforto de alergias a melancias, é o suficiente para não usá-los durante a época de floração de uma planta perigosa, ragweed, ocorrendo em julho e alguns agosto.
Neste caso, a transferência da temporada de polinose será muito mais fácil. No entanto, existem exceções, portanto, comer melancia em alimentos deve ser tratado com cautela e em outras épocas do ano, reduzindo porções e observando a reação do corpo. Infelizmente, às vezes em favor da saúde você tem que abandonar completamente a polpa doce.
O tratamento urgente a um doutor é necessário quando tais sintomas ameaçadores de uma alergia a melancias aparecem:
- inchaço do pescoço e face;
- dificuldade em respirar;
- palpitações cardíacas;
- consciência confusa.
Se sinais de uma reação alérgica são notados na criança, a menor deterioração no estado de saúde deve ser percebida como a razão para o apelo imediato dos médicos.