Para criar na área da cabana uma composição original de cores vivas, muitos residentes de verão cultivam um delfínio. Ele se surpreende com suas cores e grandeza. Se você olhar de fora, parece que no jardim havia velas gigantes com luzes multicoloridas. Apesar desta planta não é difícil crescer em casa. O principal é seguir os princípios básicos de plantar uma flor. Qual é o rei do jardim de flores – delphinium? Existem algumas características de seu cultivo? As respostas a essas perguntas ajudarão a se apaixonar pela criação única da natureza.
História do nome e principais características
Praticamente todos os nomes têm sua própria história misteriosa. O Delphinium não é exceção. Um deles soa assim.
Muitos séculos atrás, quando os deuses míticos da Grécia controlavam todos os atos humanos, um talentoso escultor vivia na Terra. Sua amada menina morreu tragicamente. Para encontrar consolo, ele fez uma escultura de pedra e depois reviveu. Tal ato não foi apreciado por deuses do mal, e eles transformaram o romance em um golfinho. A garota chorou amargamente na praia, na esperança de ver seu amante. Depois de muito tempo, um golfinho veio até ela e colocou uma bela flor azul nos joelhos. Ele foi chamado de delphinium, como um lembrete do amor verdadeiro.
Há uma opinião que a flor recebeu seu nome devido ao fato de que era um golfinho de forma ininterrupta. Muitas vezes é conhecido como um animal ou um estímulo. Variante adjacente da planta (anual, perene) foi combinada em um grupo, cujo nome é sokirki. Alguns jardineiros acreditam que a flor é nomeada após a cidade grega de Delfos, onde cresce em grande número. Qualquer que seja a história, isso não diminui o esplendor do jardim.
Até hoje, cerca de 450 espécies de flores majestosas são conhecidas. O habitat se estende da China aos trópicos do continente africano. Fotos exclusivas do delfínio ajudam a discernir a flor em toda a sua beleza intocada.
A planta pertence à família “Lyutikovye”. O botão tem dimensões gerais. Às vezes pode chegar a 2 metros. Inflorescências estão localizadas ao longo da filmagem e se assemelham a uma vela em pé. Existem os seguintes tons:
- céu azul;
- azul;
- roxo;
- branco-neve;
- lilás;
- vermelho;
- rosa.
Cultive variedades perenes e anuais, principalmente a partir de sementes. As variedades mais populares de um ano são apreciadas há muito tempo pelos conhecedores da flora.
Ajax
A planta foi removida combinando duas variedades de delfínio. Surgiu uma flor original com uma altura de 100 cm, e as chapas de folhas sentadas têm uma seção grossa. Inflorescências na forma de um enorme pico crescem cerca de 30 cm e são encontradas em uma variedade de tons.
Os fãs de plantações em miniatura cultivam variedades anãs, que crescem a apenas 35 cm do solo. Delicados terry buds são pintados em cores brilhantes e florescem até a primeira geada.
Field
O delphinium anual da flor foi cultivado desde 1572. Cresce até uma altura de 2 metros. Os botões são simples e exuberantes. Sombra de um personagem tradicional. Floresce em junho. As últimas “luzes” no começo do outono.
Delphinium de muitos anos
Variedades perenes de cientistas começaram a aparecer no século XIX. Como resultado, várias espécies originais apareceram:
- Barlow;
- “Belladonna”;
Até hoje, os jardineiros cultivam um delphinium de várias espécies a longo prazo. A principal característica é tons únicos de botões. Existem cerca de 800 variações. As inflorescências são de natureza simples, duplas e semi-duplas. Diâmetro das flores de 2 a 9 cm.
Para criar canteiros de flores, os criadores oferecem flores de diferentes alturas – variedades de baixo crescimento, gigantes e plantas de tamanho médio.
Dependendo da área de origem, as flores do híbrido perene delphinium foram divididas em três grupos principais: o Marfin, a Nova Zelândia e o Scotch. Cada um deles tem suas peculiaridades.
Marfinskaya grupo de delfínios
Por exemplo, as plantas do grupo Marfin são tolerantes a baixas temperaturas. Eles são distinguidos por suas características únicas e decorativas. Grandes inflorescências de caráter semiduplo são decoradas com pontos contrastantes que se assemelham ao olho humano. Estes incluem as seguintes variedades:
- o original “Pink Sunset”;
- o delicado e misterioso “Morfeu” e incomparável “renda azul”;
- Refrescante “Snow Lace”.
Cultivar as flores do grupo Marfin das sementes é quase impossível. A principal razão é que eles não preservam as características varietais da planta.
Grupo delphinium da Nova Zelândia
Os delfínios, que pertencem ao grupo da Nova Zelândia, podem crescer até dois metros de altura. Eles diferem em botões duplos e meio marrom. Algumas espécies têm pétalas corrugadas. As flores são resistentes à doença, não têm medo do frio, perfeitamente preservadas no corte. As espécies mais comuns são apreciadas em todo o mundo:
- “Namorados”;
- “Purples pagãos”;
- “Sunny Skies”;
- “Laço Azul”;
- «Torção Verde».
Sua beleza majestosa nunca sai de moda. Esta é a beleza das plantas com flores.
Grupo escocês de delfínios
Delphiniums escoceses atraem-se com os botões super terry originais de vários tons, que às vezes têm aproximadamente 60 pétalas. Se a planta crescer até um metro e meio, a inflorescência ocupa 80 cm de comprimento total. Perene é despretensioso às condições meteorológicas. Se você pratica o cultivo a partir de sementes, o delphinium preserva os parâmetros varietais. As seguintes espécies populares são conhecidas hoje:
- “Sweet Sensation”;
- “Torta de mirtilo”;
- “Deepest Pink”;
- Nascer do sol da manhã.
Verdadeiramente lindas obras-primas da criação. Mas há algum segredo para cultivar um dolphinium a partir de sementes em casa? Vamos tentar entender.
Os principais princípios do crescimento de uma flor
O primeiro passo é preparar um solo adequado para o plantio da planta. É melhor misturar a mesma quantidade de terra de jardim, turfa e húmus. Adicione lá areia peneirada (metade de 1 parte), perlita (0,5 xícaras por 5 litros de solo) e mantenha a mistura sobre o banho de vapor por 60 minutos. Durante esse tempo, as sementes de várias ervas daninhas e esporos de fungos serão destruídas. Agora você pode decompor a terra em recipientes e começar a plantar o delfínio com sementes.
Para florescer com sucesso as flores, é desejável dobrar o material de plantio em uma bolsa feita de gaze. Prepare a solução do permanganato de potássio e abaixe as sementes. Deixe de molho por 20 minutos, enxágüe com água corrente e volte a derramar durante o dia com um líquido especial de epin, que é vendido em lojas de flores. Sementes secas antes do plantio.
Na superfície do solo, plantar cuidadosamente o material de plantio. Se diferentes graus forem usados, anexe as placas de papel com o nome e a data de desembarque. No topo, as sementes são cobertas com uma camada de solo de cerca de 4 mm. Ligeiramente socado, para que as sementes não tenham superfície ao molhar com água morna.
Os princípios básicos de como cultivar um dolphinium a partir de sementes envolvem cuidado cuidadoso com as culturas. Para fazer isso, os contêineres são fechados primeiro com um filme transparente e depois com um preto, para acelerar o processo de crescimento. Tare definido perto da janela, de preferência ao lado do vidro.
O regime ótimo de temperatura não deve exceder +16 graus, não inferior a 11 graus de calor.
Dependendo de quando plantar o delfínio no campo aberto, o processo de crescimento das sementes pode ser acelerado. Para fazer isso, os recipientes com material de plantio são colocados na geladeira, na varanda ou na loggia. Não é terrível se a coluna do termômetro cair abaixo de 6 graus abaixo de zero. Após 14 dias, os recipientes são novamente colocados no peitoril da janela ao lado do vidro. Graças a esses procedimentos, os primeiros brotos aparecem após 7 ou 14 dias.
Assim que os verdes aparecerem nos recipientes, o filme transparente e preto deve ser removido.
Como as sementes dessa flor majestosa são muito extravagantes, devem ser seriamente preparadas para a semeadura. A estratificação do delfínio em casa é feita com um pequeno rolo de tecido. A matéria é cortada em tiras, umedecidas com água e os caminhos são dispostos em material de plantio. Depois disso, as bordas das tiras são dobradas do lado interno para mais perto do centro. Em seguida, a estrutura do tecido é enrolada e fixada com um fio macio.
Uma pequena quantidade de líquido é despejada em um pequeno recipiente para manter a umidade ideal. Abaixe os rolos sem tocar na superfície da água e aguarde alguns dias. Ao fazê-lo, tente não bloquear o acesso aéreo constante. Como resultado de tal procedimento, a semelhança do delphinium aumenta.
Segredos de cultivo do homem bonito de jardim
Muitos floristas preferem decorar seu site com grandes flores. Alguém planta peônias, outras como rosas. Uma planta decorativa insuperável com botões brilhantes em brotos verticais conquistou os corações dos verdadeiros jardineiros. Eles vêm com franjas originais e sem ele. O diâmetro de uma única flor pode chegar a 10 cm, na parte inferior da parte aérea são cobertos com folhas largas de cor verde. O crescimento das sementes de uma flor única chamada “Delphinium New Zealand giant” requer as seguintes operações:
- O material de plantio é colocado sobre um pano de algodão úmido.
- Distribuindo uniformemente pela área, torça cuidadosamente o material em um rolo.
- Que o pano não seque, é colocado em um saco plástico.
- Envie as sementes para a geladeira.
A embalagem deve ser ventilada diariamente para manter a máxima germinação das sementes. Alguns jardineiros usam em vez de embalagens um musgo de esfagno especial, onde o material incha bem.
Quando as sementes estiverem prontas, elas podem ser usadas para semear o delfínio em mudas em recipientes especiais. As sementes da planta são colocadas em profundidade lunochki de 3 mm e cobertas com uma pequena camada de terra. Você pode mexer levemente. Em seguida, os recipientes são cobertos com uma película ou são revestidos com sacos de polietileno. Nesta forma coloque em um lugar quente. Se a casa estiver quente, você pode colocá-lo no peitoril da janela. Após 3-4 dias, os recipientes são enviados para a geladeira durante a noite. Duas semanas depois, os primeiros tiros são mostrados. Assim que isso acontece, o filme é imediatamente removido.
Às vezes, os fãs de flora têm uma pergunta: quando semear delfínios em mudas para produzir flores com sucesso. Os jardineiros experientes são aconselhados a fazer isso nos últimos dias de março ou início de abril. Não será tarde demais para cultivar mudas, mesmo em maio.
As mudas, que cresceram até três folhas inteiras, estão mergulhando. Mas o procedimento deve ser preparado com antecedência. Em copos descartáveis, um solo solto é coletado e aquecido à temperatura ambiente. Em seguida, uma muda é colocada em cada recipiente para que possa criar raízes bem.
Para preparar a planta para o crescimento em terreno aberto, ela deve ser endurecida. Para isso, os recipientes são periodicamente levados para o ar fresco. Imediatamente antes do plantio, os brotos são fertilizados com adubação adicional.
Há uma opinião de que o golfinho anual é menos caprichoso quando cultivado a partir de sementes em um espaço fechado. Talvez seja assim. Afinal, a planta é diferente das perenes, porque floresce muito antes. Tem botões pequenos e cresce até um metro de altura, enquanto os perenes são encontrados em tamanhos gigantes.
As sementes devem ser necessariamente frescas ou armazenadas na geladeira. Como as mudas de flores se desenvolvem devagar, o delfínio é semeado no final do inverno. Na maioria das vezes – em fevereiro. Para isso, o material de plantio é cuidadosamente preparado, realizando os procedimentos necessários.
Em pequenos recipientes cheios de terra, as sementes são uniformemente semeadas. Para torná-los claramente visíveis, a superfície da terra é polvilhada com areia. A prática mostra que a densidade de semeadura não tem influência última sobre o desenvolvimento de mudas jovens. A opção ideal, que os jardineiros recomendam – para 1 cm2, espalhe no máximo 2 sementes. Embora possa parecer que é muito denso, não se deve preocupar. Para o rei, o canteiro de flores é a norma.
O vídeo fornecido mostra o plantio correto do dolphinium com sementes. Tendo olhado para isso, não será difícil cultivar uma flor tão magnífica em seu site. Muitas vezes é o delfínio que se torna o orgulho do jardim de flores. Afinal, ele se encaixa bem em qualquer paisagem suburbana. O processo fascinante de cultivar uma flor traz verdadeira satisfação para os fãs dedicados da vegetação.