Oleandro no campo aberto é um grande arbusto ornamental com inflorescências tridimensionais de várias cores. No jardim, o cultivo desta cultura é praticado em áreas com um clima quente, e o cuidado do oleandro em casa está disponível e pode ser levado a cabo em qualquer região, mas por causa do tamanho do arbusto perene e seu thermophilic tem suas próprias características.
Popularidade como uma planta ornamental oleander adquiriu nos países do Mediterrâneo, em áreas do sudeste da Ásia. Na realidade e na foto, as flores de oleandro são surpreendidas pela variedade de cores e formas, e os floristas, que já têm a experiência de cultivar uma planta, estão bem familiarizados com o seu aroma. As folhas grossas e coriáceas de forma alongada cobrem muitos brotos acastanhados e, sem a devida atenção, as partes inferiores das hastes são nuas e a planta tende a crescer.
Não é de surpreender que uma das principais características do cuidado com o oleandro seja a sua poda, limitando o crescimento do arbusto e ajudando a dar forma e compactação à coroa. Apesar do desejo de crescimento, entre os amantes de plantas de interior, oleandro é considerado despretensioso e fácil de cuidar de uma planta.
Condições para o cultivo e cuidado de oleander
Arbusto, em natureza crescendo em áreas bem iluminadas e ventiladas, requer a mesma atitude e em casa. Se o pote de oleandro estiver na sombra:
- folhas inevitavelmente desaparecem;
- a folhagem recém-crescida é menor;
- a inflorescência torna-se esparsa e menos decorativa que o habitual;
- entrenós em novos brotos são esticados;
- Os brotos jovens estão visivelmente enfraquecidos.
Longa estadia na sombra ameaça a perda de botões e a recusa da planta de florescer. No verão, o oleandro da sala, como na foto, pode ser levado para o jardim. A uma temperatura do ar de 20-25 ° C, os arbustos se aclimatam bem e se desenvolvem ativamente sob o céu aberto. No solo para plantar o oleandro não é recomendado para evitar as complexidades de transplantar a planta devido à formação de novas raízes. Mas para cavar um recipiente perto do lago do jardim é útil. A umidade ajuda o mato a suportar o sol do meio-dia, mesmo nos dias mais quentes de verão. Se não houver lagoa no local, você pode colocar um balde de água habitual nas proximidades. Na panela sala é colocada em uma panela com musgo molhado ou argila expandida.
O oleandro reage muito sensivelmente à estagnação do ar, por isso é importante ventilar a sala frequentemente, evitando que os ventos frios ou o calado entrem na planta.
Quando crescer oleander em casa, o cuidado é fornecido pulverizando a coroa com água morna e morna. Esta medida ajuda a manter a pureza da folhagem e aumenta a umidade do ar perto do arbusto.
Cuidados sazonais para oleander
A planta reage melhor para não freqüentar o umedecimento da superfície do solo, mas para uma rega mais rara, mas abundante, durante a qual a água penetra na parte mais espessa do substrato. Na primavera e no verão, o oleandro deve ser regado com mais frequência, o que é explicado pelas necessidades do arbusto em crescimento e pela evaporação, que é maior do que na estação fria. O solo é umedecido com água mole à temperatura ambiente, durante este ano, não permitindo que o coma da terra seque com as raízes. E de abril até a queda, a rega combina-se com o enfeite superior. Para estes fins, um fertilizante integrado para culturas de floração pode ser usado a cada duas semanas.
Se nos meses de verão o cuidado do oleander não for de todo laborioso e simples, então mais perto do inverno, a fábrica precisa da atenção especial.
Na natureza, os arbustos vivem em regiões onde a mudança da estação é bastante pronunciada. Condições semelhantes terão de ser criadas quando crescer e cuidar do oleandro na sala.
Primeiro de tudo, a planta está procurando um lugar onde o arbusto hibernar com sucesso a uma temperatura de 2-12 ° C, sendo toda a luz do dia na luz. Temperatura negativa e sombra profunda ao cuidar de oleandro em casa são estritamente contra-indicados. Se o arbusto não tiver luz, o florista deve esperar que seu animal de estimação verde se livre da folhagem, e no começo do próximo verão não dará as inflorescências desejadas.
Características de floração e corte de oleandro indoor
Oleandro sala, na foto, refere-se a culturas ornamentais florescimento longas.
Se a planta recebe água, nutrição e cuidados suficientes, as flores nos arbustos são abertas de junho a meados do outono, geralmente nas inflorescências ao mesmo tempo em que os ovários são formados, e então novas coronetas se abrem.
Em casa, o cuidado com oleandro necessariamente inclui a poda regular. As hastes não têm medo de encurtamento severo, dormir botões axilares na primavera compensará a perda da coroa, que devido a esse cuidado se tornará muito mais atraente e mais espessa.
O momento ideal para a poda de oleandro é o outono, quando termina a floração em massa. Se em casa, o cuidado com oleandro, na foto, é feito corretamente, a planta tem tempo para colocar novos botões de flores na primavera e preparar inflorescências perfumadas exuberantes para o verão. Por causa desta característica do arbusto, a poda de primavera não é realizada, exceto pela remoção de brotos mortos, doentes ou enfraquecidos.
Mas a primavera é a melhor época para o transplante da flor de oleandro retratada na foto.
Transplante e multiplicação de oleandros
Um arbusto jovem pode ser transferido para potes novos e grandes anualmente. Neste caso, o sistema radicular não é perturbado, e os vazios entre as paredes do recipiente e o coma de terra são preenchidos com substrato fresco. Os arbustos adultos não devem ser transplantados mais de uma vez em 3-4 anos. Como um solo para as plantas, pegue uma mistura solta e fértil de terra moída, metade do volume de solo foliar, bem como húmus e areia. Para estruturar o substrato e como profilaxia de infecções bacterianas, mistura-se um pouco de carvão moído.
Ao transplantar um arbusto grande, às vezes é dividido, o que permite multiplicar rapidamente o oleandro.
Mas mais frequentemente do que não este método é usado, mas recortes. Mas antes de multiplicar o oleandro, você precisa obter um material de plantio. Para fazer isso, a partir de uma planta saudável como o tipo de corte de estacas jovens, para que eles tenham um ponto de crescimento e algumas folhas verdes desdobradas. A colheita e o enraizamento de plântulas destinadas para a reprodução do oleandro executa-se no verão.
As folhas inferiores são removidas e as estacas são enterradas em uma mistura úmida de areia, perlita e turfa. O recipiente com plantações é melhor coberto com um filme ou colocado em uma estufa. Quando as raízes aparecem 3-5 cm de comprimento nas mudas, jovens oleandros são plantados em suas próprias panelas.
É ainda mais simples e mais óbvio enraizar o oleandro em água comum, ao qual o carvão triturado pode ser adicionado. Após o transplante em vasos, as plantas jovens são facilmente aclimatadas, e no próximo outono elas podem ser aparadas cuidadosamente para dar origem a uma coroa exuberante e espessa.