Para reabastecer a coleção de houseplants dona de casa deve Caladium. Suas espetaculares folhas em forma de coração ou flechas, crescendo a partir das raízes, parecem chiques mesmo no interior mais modesto. A cor luxuosa deste membro da família Aroids traz notas de pomposidade para qualquer ambiente ou estufa. Esta obra-prima da natureza será admirada pelas pessoas mais distantes da jardinagem. Leia sobre: um primula de longo prazo, seu pouso e cuidado no campo aberto.
Vale lembrar que este espécime exótico é conhecido por seu “temperamento obstinado”, portanto é necessário investigar todas as sutilezas do cuidado domiciliar para o caládio. Além disso, não será supérfluo considerar as famosas variedades das espécies.
Com este arbusto tropical, você pode facilmente decorar o canteiro ou o gramado. Na sombra de uma árvore com uma coroa não muito densa, ela parecerá respeitável.
Características gerais
A primeira coisa que chama a atenção das donas de casa é a aparência do vaso. Eles cuidadosamente consideram suas folhas, bem como a inflorescência.
Forma de folhas
Dependendo da variedade, esta perene tem uma forma diferente de folhas. Os mais famosos são:
- Na forma do coração. Familiar para muitos sob o seu segundo nome – “Coração de Cristo”.
- Tão fino quanto possível, quase triangular.
- Como uma ponta de flecha ou uma lança.
- Grande e largo, como as orelhas de um elefante.
Eles não têm talo pronunciado. As folhas crescem diretamente do rizoma. No ambiente natural, atingem 5 metros e espécimes decorativos – até 30 cm.
Coloração de combate
Aprecie esta variedade de Aroids por uma incrível combinação de cores brilhantes. Embora o verde seja muito pequeno, ainda é dominante. Neste caso, as folhas são tons escuros-escuros e branco-esverdeados. Eles frequentemente descrevem “composições” de:
- padrões;
- veias;
- ornamentos de mosaico;
- padrão de grade;
- manchas abstratas;
- Gradação de tons (transição suave de um para outro).
Uma característica distintiva de algumas espécies é a borda multi-colorida contrastante. Em casos raros, a borda das folhas pode estar levemente ondulada. Entre outras coisas, Caladium atrai com sua combinação incomum de cores brilhantes, tais como:
- roxo;
- rosa;
- prata;
- carmesim;
- amarelo.
Esta não é uma lista completa de variações de cores. A única coisa que sai nunca vem com um tom azulado.
A planta é venenosa. A ingestão de suco na pele pode causar uma reação alérgica (erupção cutânea, vermelhidão). Portanto, o vaso deve ser mantido longe das crianças.
Inflorescência
Eles podem ser descritos em poucas palavras: em miniatura e simples. Floração é uma reminiscência de um tom de cinza, envolto em um palanquim pálido. Parece que ele está em um casulo. Para torcedores de inflorescência exótica será associado com os trópicos selvagens.
Coleção de variedades
Em casa, existem até 15 variedades populares da flor de caladium. Cada um deles tem aparência diferente, tubérculos e condições de detenção. Aqui estão algumas das variedades famosas.
O solo deve ter uma estrutura frouxa e grossa-fibrosa, mas é nutritivo o suficiente. A acidez do solo é neutra.
Schomburg
A forma das folhas é uma reminiscência do coração. O comprimento da placa é de 15 cm e a largura é de 12 cm, e sua base é oval ou elíptica.
A parte inferior da placa foliar é colorida em tons claros: branco ou rosa. Nas bordas há uma borda verde. Entre as veias rosa, as formas ornamentadas da sombra prateada brilham. Noutra forma de realização, as veias podem ser de cor creme. A borda da planta tem uma cor verde brilhante.
Bicolor
As pessoas sabem como um arum de duas cores. A combinação inigualável de dois tons contrastantes de vermelho e verde faz com que a forma triangular deixe um destaque na estufa. Existem variedades com pigmentação branca.
Manchas rosa em um fundo escuro parecem refinadas e românticas. Para um quarto esta será uma opção excepcional de decoração.
Em hastes finas, folhas elegantes ficam ótimas. Sua largura é de 10 a 19 cm e o comprimento é de mais de 30 cm, e essa flor decorativa de kaládio se encaixa perfeitamente no canto vazio da sala de estar.
Humboldt
Como o nome sugere, uma cor metálica adicional ao verde escuro é um tom metálico de prata. O padrão é formado por pontos disformes de diferentes calibres. As veias centrais e laterais são sempre feitas de verde.
No pico de crescimento, o comprimento das folhas desta espécie é de 8 cm e a largura é de 5 cm, tendo uma forma ovóide com uma margem construída. Como a folhagem é pequena, em um vaso pode caber de 10 a 25 unidades.
Estas são as variedades mais famosas e difundidas. Além disso, raras, mas ao mesmo tempo espécies mais luxuosas foram criadas. Entre eles há Kaladium, algumas das fotos são dadas abaixo:
- Florida “Querida”, “Sunrise” e “Red Ruffles”.
- Carolyn Wharton.
- “A beleza rosa”.
- Fanny Manson
- «Terra dos doces».
- Pimpinela Escarlate.
- Rosalia.
A variedade “Florida” é distinguida por uma forma oblonga de folhas. Raias escarlates são uma característica do grupo. Uma visão única da família dos Aroids – Rosalia. Graças à superfície brilhante de uma cor vermelho acastanhado com uma franja escura, esta flor parece elegante.
Como já foi dito, essas variedades exóticas são muito exigentes. Assim, é importante aprender algumas características do plantio, bem como cuidar do caládio.
Segredos de cuidado: do plantio à hibernação
O cuidado domiciliar desta espécie deve ser cuidadosamente pensado e planejado. É sempre necessário monitorar cuidadosamente:
- condição do solo;
- temperatura;
- iluminação;
- umidade.
Cuidando disso, é necessário levar em conta que a terra nativa dessa planta é a floresta tropical da Amazônia. Esse entendimento ajudará a criar condições decentes para ele.
Segredos do conteúdo
A principal coisa que precisa ser feita ao cuidar do Kaladium em casa (uma foto de todas as sutilezas abaixo) é protegê-lo da luz solar direta e fria.
Pote deve ser colocado nas janelas na parte ocidental ou oriental da casa. Afinal, essa variedade prefere um habitat sombrio.
Para a planta da casa cresce violentamente, é importante manter constantemente os seguintes parâmetros na norma:
- Temperatura No verão, o termômetro não deve cair abaixo de 21-25 ° C, e no inverno – 16 ° C.
- Umidade. Precisamos mantê-lo o mais alto possível.
- O solo. A terra deve conter os seguintes elementos: turfa, húmus perene, resíduos decíduos, areia.
- Pulverizando com um atomizador. Este procedimento deve ser realizado de modo que o orvalho assente suavemente nas folhas. Portanto, você precisa pulverizar ao redor ou acima dela, então as folhas não terão pigmentação marrom.
- Rega Para fazer isso, você precisa usar água estagnada e, de preferência, deve ser macia.
- Fertilizante. O curativo mineral é necessário na primavera e no verão, duas vezes por mês. No período de hibernação, deve ser descontinuado.
A temporada de descanso começa em agosto, então não se preocupe se as folhas começarem a cair. Novos brotos aparecerão em março. Mas que eles começaram a crescer, você precisa periodicamente (1-2 vezes por mês) umedecer os tubérculos para que eles não se enruguem. Como resultado, pela primavera eles estarão prontos para um transplante.
A maneira ideal de manter a umidade do solo é a panela. Pode ser preenchido com cascalho, musgo ou argila expandida.
Reprodução
Isso pode ser feito de duas maneiras: com a ajuda de tubérculos e sementes. Naturalmente, no último caso, esse processo levará mais tempo. Para fazer isso, você precisa pegar um recipiente com um substrato arenoso e semear as sementes. A mini-plantação resultante deve ser coberta com uma tampa de vidro. Se você regar 2-3 vezes por semana e enrolar, então um mês depois os brotos vão subir. Em setembro, os próprios tubérculos são formados.
Em um transplante anual, medidas preventivas devem ser tomadas contra a requeima tardia. Para isso, fungicidas de uma nova geração podem ser usados.
O método mais rápido de reprodução é o tubérculo. Seu transplante deve ser realizado no final do inverno ou início da primavera. Ao mesmo tempo, é necessário observar todas as sutilezas do procedimento:
- Separe cuidadosamente os tubérculos. Espécimes grandes devem ser cortados em dois ou quatro pedaços, dependendo do número de rins.
- Como um pó para os cortes, o carvão pode ser usado.
- O solo deve conter areia e turfa.
- Eles precisam ser transplantados em uma panela maior.
- Colocar mudas é importante em um lugar quente e bem iluminado.
- A rega deve ser realizada quando o solo seca.
No inverno, uma flor pode começar a apodrecer. As áreas danificadas devem ser cortadas, tratando a superfície com algum tipo de pó fungicida.
Tudo isso permitirá que uma planta exótica se sinta em casa. No entanto, é importante lembrar que seu principal inimigo são os pulgões. Tendo descoberto esta praga, é importante lavar cuidadosamente as folhas com água corrente. Quando eles secam, eles devem ser tratados com inseticidas.
Com tanto cuidado, esta flor agradará seus donos por muitos anos. Ele irá criar aconchego no quarto, bem como uma vista magnífica na sala de estar.