Kalamondin ou, como também é chamado este citrino do tipo de quarto, citronfortunella é um híbrido obtido do cruzamento de kumquat e amado por muitos gourmets de tangerina. O cultivo de Kalamondin em casa torna possível não apenas reabastecer a coleção com cultura exótica, mas também obter frutas brilhantes de tamanho pequeno.
Foi graças a eles que a planta recebeu o nome popular de “laranja dourada”. O pequeno tamanho da fruta perfumada cobre abundantemente a coroa e às vezes parece irreal. Portanto, os cultivadores de flores iniciantes têm a pergunta: “Posso comer Kalamondin?”.
Arredondadas, com uma casca fina e suculenta, os frutos são comestíveis. Mas espere a doçura do mandarim, neste caso, não vale a pena. A polpa das calamondinas amarelo-alaranjadas é ácida ou até mesmo amarga, mas a casca, como a de kumquat, é doce e muito perfumada.
Características de cuidado e cultivo de Kalamondine
No conteúdo da sala, a planta forma um arbusto compacto ou uma árvore de estampagem elegante, embora ao ar livre a safra às vezes chegue a uma altura de cinco metros. Com cuidado simples em casa, calamondina cítrica:
- cresce bem;
- dar frutos;
- pode ser propagado por estacas ou sementes.
Hoje, os amantes de plantas de interior são oferecidos plantas não só com folhagem monofônica, mas também formas variadas, em que até mesmo os frutos têm uma cor raiada incomum.
Na segunda metade da primavera, as flores cítricas e, em seguida, a coroa é coberta com muito odoríferas flores em forma de estrela de cor branca. A planta requer polinização manual, após o que numerosos ovários são formados sobre ela.
Mesmo um pequeno exemplar com alimentação e rega adequadas não o perderá e poderá florescer quando os seus ramos ainda tiverem frutos verdes. Sobre desconforto ou violações das condições de crescimento, Kalamondin sinaliza uma perda de folhagem.
Se você não tomar as medidas certas, a planta morrerá. Como cuidar de calamondin? Quais são os requisitos para a manutenção e cuidado dessa cultura?
Cuidar de calamondina cítrica em casa
Pela primeira vez, com um murchamento e queda de folhas, o florista pode encontrar algumas semanas após a aquisição de uma planta brilhante. O fato é que a perene exótica não é facilmente adaptada e, quando você passa da loja para o apartamento, ela muda:
- temperatura do ar;
- umidade;
- a composição da água de irrigação;
- iluminação.
Além disso, as causas de problemas de saúde e a cessação malsucedida da calamondina cítrica podem estar na depleção da árvore frutífera devido a uma longa permanência na loja ou a cuidados inadequados. Portanto, a planta é melhor para o transplante, depois de ter examinado e limpado o sistema radicular de fragmentos mortos ou podres. A coroa pode ser coberta com um pacote para aumentar artificialmente a umidade e criar uma espécie de estufa.
Como as culturas exóticas não são indiferentes ao sol, o local para elas precisa ser encontrado no lado positivo. É verdade que abrigo de raios escaldantes diretos ainda precisa ser cuidado.
O Kalamondin, comprado no inverno, é protegido contra possíveis correntes de ar e imediatamente colocado sob fito-lâmpadas para prolongamento das horas do dia. E nos invernos seguintes, a luz de fundo é necessária.
Em casa, o cultivo de Kalamondin não exige que o florista mantenha uma temperatura especial. Plantas, se todas as regras para o cuidado da calamondina cítrica são observadas, elas toleram facilmente a estação quente, e a temperatura ótima para elas é:
- 18-24 ° C no verão;
- 12-16 ° C no inverno.
As plantas são higrófilas e reagem bem à pulverização, o que as ajuda a sobreviver ao calor. Na estação fria, essa umidade frequente do solo não é necessária.
O curativo superior pode ser tradicional, combinado com rega e foliar. Na alimentação suplementar, as calamandinas precisam de todo o ano, especialmente com frutíferos frequentes e abundantes.
Se o cuidado da calamondina em casa for praticado com cobertura foliar, a irrigação deve ser feita no verso das folhas para não estragar a aparência das placas de folhas brilhantes. Execute tais procedimentos nomeiam-se para a tarde, para que os raios do sol queimaram os lugares onde as baixas caem.
Multiplicação de sementes e cultivo de calamondin de estacas
Cultivo de Kalamondin de sementes é um negócio meticuloso e requer paciência excepcional, uma vez que os primeiros frutos podem ser quebrados pelo florista somente após 6-7 anos. Para obter novas cópias de citros, você também pode usar as estacas.
Mas também existem armadilhas aqui. Para cortar raízes, você vai precisar de:
- substrato solto para penetrar as partes apicais das brotações;
- estufa com menor aquecimento;
- mantendo a temperatura de cerca de 23-25 ° C;
- um longo dia de luz.
As mudas e o enraizamento são mais bem feitos de maio a junho, quando é mais fácil fornecer essas condições. Após a formação das raízes, as jovens calamondins são plantadas em vasos próprios.
A escolha de vasos para o transplante de Kalamondin deve levar em conta o tamanho da planta e o crescente sistema radicular. Portanto, é melhor levar contêineres a granel, onde a árvore ficará confortável por pelo menos um ano.
Durante a transferência de um coma de terra para um novo recipiente, é importante não danificá-lo. E para o escoamento do excesso de umidade no fundo do vaso, crie uma camada de drenagem potente. Calcule-o de modo que, ao instalar o sistema radicular na camada de solo, o pescoço da raiz ao preencher esteja acima da superfície do substrato.
A mistura de solo para o cultivo de Kalamondin é feita a partir de solo pronto para cultivo ornamental com a adição de húmus ou do mesmo húmus, duas vezes mais terra e areia para dar frouxidão. Depois que o Kalamondin avançado precisa da rega, e a primeira alimentação só executa-se um mês depois.