Sobre as propriedades medicinais das beterrabas e enquanto as raízes desta planta foram notadas pela primeira vez pelos curandeiros da China antiga. A menção do efeito curativo do suco de beterraba está nos escritos de Hipócrates e outros cientistas de eras passadas.
Graças aos estudos detalhados da composição química das culturas de raízes e do suco produzido, os cientistas modernos confirmaram amplamente as conquistas da medicina tradicional e até ampliaram o alcance desses produtos naturais benéficos. Quais são as propriedades úteis do suco, existem contra-indicações para a sua administração? E sob quais doenças a bebida trará o maior benefício para a saúde humana?
Composição e propriedades úteis do suco de beterraba
Os benefícios do suco dependem inteiramente da presença na beterraba de uma variedade de substâncias biologicamente ativas. Neste caso, 100 gramas de suco contém 42 kcal, o valor do alimento do produto é determinado por:
- 83,4% de humidade;
- 1% de prote�as;
- 9,9% de carboidratos, a maioria dos quais são mono- e dissacarídeos;
- 1% de fibra;
- bem como uma pequena quantidade de cinzas e ácidos orgânicos.
O benefício e o dano do suco de beterraba determinam todas as substâncias bioativas em sua composição.
Uma vez que o fabrico de suco utilizado tubérculos em bruto, que não foram tratados com calor, a bebida médica assume substancialmente todas as vitaminas, macro e oligoelementos, bem como ácidos orgânicos, pectinas e antocianinas.
Como parte do suco fresco, existem muitas vitaminas, entre elas:
- manter o desempenho do sistema nervoso e digestivo vitamina B1;
- controlando o crescimento humano e sua capacidade reprodutiva, vitamina B2;
- indispensável no trabalho do sistema hematopoético e imunológico humano, vitamina B9;
- participando na síntese de uma série de hormônios, vitamina PP;
- anti-infecção, fornecendo energia ao corpo e apoiando as forças protetoras do ácido ascórbico;
- respondendo à elasticidade e permeabilidade dos capilares e paredes dos vasos da vitamina P.
No suco de beterraba, muitas proteínas vegetais e aminoácidos. Um produto recomendado pelos médicos para tratar uma ampla variedade de doenças inclui uma ampla variedade de compostos minerais.
E se você beber suco de beterraba corretamente, os benefícios de tal procedimento serão máximos.
Por exemplo, a beterraba iodada na composição do suco de beterraba é um elemento indispensável para o funcionamento do sistema endócrino. O manganês, o zinco e o flúor têm um efeito direto nos processos metabólicos, na função reprodutiva e na hematopoiese. Potássio, que no suco de frutas frescas é muito – é um elemento fundamental na proteção dos vasos sanguíneos e do coração no risco de desenvolver aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.
Um papel importante no trabalho do sistema cardiovascular é desempenhado pelas antocianinas que colorem a beterraba em uma cor tão saturada.
Estas substâncias são capazes de normalizar a pressão, neutralizar os espasmos vasculares, resistir à formação de células cancerosas e proteger o corpo de outras influências negativas. Seu efeito protetor também é obtido por pectinas que não permitem que metais pesados, radionuclídeos e microrganismos nocivos causem danos humanos.
No entanto, as propriedades úteis do suco de beterraba não se limitam a isso. Uma bebida contendo ferro pode ser beneficamente afetada pelo enriquecimento de tecido com oxigênio. Além do ferro, a qualidade do sangue afeta o sódio, o magnésio e o potássio presentes no suco.
Propriedades úteis de suco de beterraba e contra-indicações para beber
A maioria desde a infância, o suco de beterraba é bem conhecido como um remédio popular para o resfriado comum, mas o escopo dos meios não é limitado.
Possuindo uma propriedade antiinflamatória e desinfetante pronunciada, o suco pode ser usado na angina e em outras doenças acompanhadas por processos inflamatórios.
Se o suco de beterraba resfriados é usado para enxaguar, e gotas de nariz, para o tratamento de contusões, escoriações e feridas superficiais, incluindo lesões pustulosa e abcessos, aplicar loções e comprime o líquido. Neste caso, o suco de beterraba não só mostra um efeito anti-inflamatório, mas também de cicatrização de feridas.
Vitaminas em uma bebida está em uma forma facilmente digerível, então beber suco de beterraba é útil na deficiência de vitamina durante o estresse físico e mental extenuante, após a doença quando o corpo mais precisa suporte rápido e eficaz. Se beber suco de beterraba, humanos resistência aumenta significativamente, o sono normal desaparece ansiedade e fadiga.
O suco de beterraba ajuda a aumentar a eficiência, melhorar a memória e serve como uma prevenção eficaz da aterosclerose.
A beterraba ajuda:
- sangue afinando e sua melhor corrente;
- purificação de vasos sanguíneos de depósitos de cálcio, que às vezes levam a ataques cardíacos e derrames, rompimento de veias e exacerbação de varizes.
Beba suco de beterraba também é útil em anemia, hipertensão, distúrbios hepáticos e pancreáticos, problemas gastrointestinais e doenças cancerígenas.
De baixa caloria, rica em vitaminas e outras substâncias essenciais para a bebida corpo é útil para o excesso de peso, a necessidade para a remoção de toxinas, desordens da glândula tireóide e muitas outras disfunções. Com uma propriedade laxativa, o suco ajuda a aliviar a defecação.
As mulheres em idade fértil e os idosos sabem sobre a capacidade da bebida para aliviar espasmos e melhorar a saúde da menstruação e da menopausa.
No entanto, quando você beber uma bebida dentro é importante considerar não apenas as propriedades benéficas do suco de beterraba, mas também contra-indicações.
Isto é especialmente verdade quando as mulheres grávidas tomam o suco. Por um lado, a composição vitamínica e mineral da bebida pode ser uma grande ajuda para uma mulher que carrega um bebê. Por outro lado, quando grávida, o suco de beterraba é um fator de risco devido a possíveis reações alérgicas e irritação da mucosa intestinal.
Quando é que o uso de sumo de beterraba não é recomendado?
A gravidez não é a única condição quando tomar suco deve ser tratada com toda a seriedade e cautela.
Por exemplo, o ácido oxálico contido na bebida, penetrando no corpo é capaz de formar sais praticamente insolúveis. Como resultado, areia ou pedras de tais compostos causam angústia real às pessoas e, em comparação com os benefícios do dano, o suco de beterraba é significativamente mais pesado.
Em que diagnósticos para beber suco de beterraba não é útil, mas prejudicial? Além da urolitíase e outras doenças inflamatórias dos rins e ureteres, uma contraindicação para tomar uma beterraba é:
- pressão arterial baixa;
- acidez aumentada;
- diabetes mellitus e predisposição a esta doença;
- gota e lesões relacionadas das articulações;
- propensão à diarréia.
Por causa da atividade da bebida, o suco de beterraba não é dado às crianças, pelo menos até os três anos de idade.
No que diz respeito de suco de beterraba, algumas pessoas acharam idiossincrasia, como expresso em reações alérgicas, distúrbios digestivos, vomitando e outros sintomas desagradáveis. A fim de evitar tais conseqüências negativas de tratamento, mesmo uma pessoa saudável é importante para saber como cozinhar corretamente o suco de beterraba e beber esta bebida saudável.
Como preparar suco de beterraba?
O mais benéfico é o suco obtido a partir de raízes frescas intensamente coradas.
Antes de girar, a beterraba é bem lavada e os rizomas ásperos e a parte do ápice são removidos. Quando o suco está pronto, é colocado no frio por algumas horas, após o que a espuma formada na superfície é removida.
Se antes de beber suco de beterraba, não o coloque na geladeira, e o sabor já específico da bebida pode causar sensações desagradáveis. O remédio pode preservar suas propriedades úteis por até 48 horas, se for submetido ao suco de pasteurização, o prazo de validade aumenta, mas o benefício da bebida diminui.
Como beber suco de beterraba?
Suco de beterraba em sua forma pura, especialmente de uma pessoa desacostumada ao seu sabor, pode causar um monte de emoções desagradáveis de tontura para espasmos gástricos.
Portanto, comece a beber suco de beterraba melhor cenoura natural diluída, abóbora ou outro suco. Na maioria das vezes, recomenda-se que uma parte do suco de beterraba tome três ou quatro partes de uma bebida mais macia e habitual, aumentando gradualmente a proporção de suco medicinal de beterraba.
Um coquetel de suco é tomado duas vezes ao dia em um copo, e suco de beterraba puro não deve ser tomado sem uma pausa por mais de duas semanas. Após esse procedimento, faça uma pausa por mais 14 dias e, se não houver conseqüências desagradáveis, a recepção do suco é repetida.
Como suplemento de beterraba em um coquetel curativo, cenouras, variedades suculentas de abóbora, pêssegos e maçãs são mais usados. Notas incomuns de suco de beterraba dão uma pequena quantidade de gengibre, suco de laranja e frutas vermelhas. Os fãs de coquetéis vegetais podem misturar suco de beterraba com tomates e pepinos, talos de aipo ou folhas de espinafre.
Vídeo sobre os benefícios e malefícios do suco de beterraba
https://www.youtube.com/watch?v=IXeQrxWUzFM