Entre as plantas domésticas, há muitas pessoas de países distantes, diferentes dos tipos da faixa intermediária, pelas formas bizarras e cores coloridas. Não é uma exceção – o clerodendrum ugandês, um representante do mundo vegetal da África Oriental.
Na natureza, a cultura tem a aparência de um arbusto perene com longos ramos, às vezes chegando a dois metros de comprimento. À medida que cresce o crescimento, os caules lignificados são suficientemente finos e, subindo até plantas vizinhas ou outros objetos, transformam o clerodendrum em uma elegante vinha. Ver é fácil descobrir:
- por folhas verdes elípticas, um tanto enrugadas;
- flores azuis pequenas, mas muito atraentes, que lembram borboletas descansando em repouso.
O florescimento do clerodendrum do Ugandan representado na foto continua do meio da mola ao outono. Corollas, consistindo de cinco pétalas delicadas, são coletadas em inflorescências paniculares soltas que aparecem na parte superior da parte aérea das cavidades das folhas em flor.
Nas regiões do sul, onde as temperaturas de inverno são permitidas, a cultura pode ser cultivada ao ar livre, na faixa média o clerodendrum ugandense é cultivado em casa, e o cuidado com a planta está nas mãos de cultivadores experientes e novatos.
Condições para o crescimento do clerodendrum do Uganda
Apesar da aparência exótica e origem em casa, o clerodendrum de Uganda é uma liana simples, que ainda não é amplamente conhecida pelos floristas russos.
As principais condições para o crescimento bem sucedido das plantas são:
- na escolha de um lugar bem iluminado para a flor;
- na criação de uma espécie de invernada com diminuição da temperatura do conteúdo;
- na manutenção de alta umidade;
- em rega abundante;
- em poda obrigatória;
- no transplante para apoiar o desenvolvimento de uma grande cultura decorativa.
A planta não tem medo da luz brilhante, portanto, o clerodendrum ugandense, como na foto, pode ser cultivado sem medo do bem-estar da flor nas janelas que se estendem não apenas para o leste ou oeste, mas também para o sul. Mas o lado norte é destrutivo para um visual decorativo. Embora os caules cresçam, eles se diluem, os entrenós se tornam mais longos e o florescimento pode e não espera.
Se não for encontrado um local adequado para a cultura, é mais apropriado usar lâmpadas especiais e destacar ainda mais o vaso com um convidado ugandês.
Não há requisitos especiais para as condições de temperatura do clerodendrum. Na estação quente, a planta está satisfeita com a atmosfera da sala, sente-se bem quando carrega a panela na loggia ou no jardim.
Mas, para o surgimento do clorodendro de ugandense, é necessário um inverno frio. Durante 2-3 meses, um recipiente com uma flor é levado para uma sala com uma temperatura do ar de 12-16 ° C. Se isso não for feito, a floração será severamente danificada, assim como o ar excessivamente seco. Em casa, a flor é regularmente polvilhada com água morna e aumenta o teor de vapor de água na atmosfera de todas as formas possíveis.
Características do cuidado para o clerodendrum de Uganda
Durante o período de crescimento e floração em massa, o kerorodendrum ugandense necessita de rega frequente e abundante com água macia em estado de espera ao amamentar. A freqüência com que é necessário umedecer o solo depende da velocidade de secagem do substrato na superfície. A planta tolera bem o ressecamento do solo e restaura rapidamente o turgor temporariamente perdido, mas a umidade excessiva no interior do substrato pode se tornar desastrosa para a cultura.
Após o período de floração, o clerodendrum pode ser regado menos. E no período de descanso, quando a planta está no frio, é necessário fazer isso muito raramente, e com muito cuidado, tentando apenas umedecer a terra com um pouquinho.
O regime alimentar do clerodendrum de Uganda, na foto, difere pouco do cuidado similar de outras plantas com flores. Em casa duas vezes por mês, eles fazem um remédio complexo para as plantações ornamentais.
No início da estação de crescimento, a fertilização pode conter uma quantidade maior de nitrogênio, o que estimula o crescimento da vegetação e das brotações. E pelo verão é mais correto usar preparações com a predominância do potássio e fósforo. Neste caso, o clerodendrum dará o número máximo de cores e crescerá bem.
As plantas jovens não requerem poda especial, mas vale a pena que o clerodendrum dê vários brotos longos, pois surge a questão da necessidade de manter a forma da coroa. Na natureza, os caules desta cultura crescem até 2 metros de comprimento. Em casa, cuidar de um clerodendrum ugandense desse tamanho não será fácil.
Na primavera, antes de a vegetação ativa começar, e no outono após a inflorescência murchar, os brotos são encurtados até a metade do comprimento. Este procedimento permite que a planta seja criada e melhore a sua decoração devido às hastes formadas nos topos.
Usando a poda, os cultivadores de flores experientes transformam a cultura decorativa em uma árvore compacta de estampagem. Para isso, um tronco é formado a partir de um broto forte, cortando sucessivamente todos os ramos laterais e fornecendo ao clerodendrum ugandense um suporte adicional. Em seguida, o caule é arrancado, e dos novatos para crescer ramos jovens criar a coroa.
Transplante e multiplicação do clerodendrum ugandense
A planta africana precisa de um substrato nutritivo fracamente ácido, o que exclui a possibilidade de estagnação da umidade. A maneira mais fácil de plantar e cuidar do clerodendrum de Uganda é comprar um primer pronto para o cultivo de plantas domésticas e adicionar um pouco de casca e carvão esmagado.
A planta pertence a espécies de crescimento rápido e requer um transbordo bastante freqüente em um recipiente com diâmetro maior. Se a mata aumentar muito no verão, não vale a pena negar a nova panela. Você pode transplantar o clerodendrum na primavera e no outono.
A poda realizada ao mesmo tempo pode dar um maravilhoso material de plantio para a propagação de arbustos. Estas são as estacas apicais, que são enraizadas na água e plantadas em um substrato de luz solta. No segundo ano, essas plantas estão prontas para florescer e encantar o proprietário com bandos de mariposas azuis sobre uma vegetação luxuriante.