Ovelhas domésticas são um dos animais de crescimento mais rápido, não contagiosos e produtivos na fazenda. Não surpreendentemente, a primeira raça de ovelhas para reprodução doméstica apareceu muitos milhares de anos atrás. O processo de seleção não termina hoje. Enquanto animais universais anteriores possuíam o maior valor, dando ao seu dono lã e carne, peles, leite e gordura valiosa, agora a preferência por uma variedade com uma orientação clara é cada vez mais priorizada.
Dependendo do clima, necessidades e demanda, grandes e pequenas fazendas se especializam em crescer:
- raças de carne de ovelha;
- variedades de carne e carne e variedade de carne;
- animais que produzem pele e lã de alta qualidade.
Existem raças de ovelhas, cuja criação é benéfica para os produtores de produtos lácteos da dieta, incluindo queijo cottage, bebidas com leite azedo e queijo. Nas regiões do sul, as ovelhas são altamente valorizadas.
Características das raças de ovelhas, suas fotos e descrições ajudarão os criadores de ovelhas novatos a se familiarizar com esses animais e formar seu próprio rebanho com competência.
Raça de ovelhas Romanovskaya
Originalmente uma raça russa de ovelhas, que apareceu nas fazendas da província de Yaroslavl já no século XVIII. Apesar do respeitável para as espécies de animais domésticos, a raça ainda é extremamente popular e generalizada.
Uma característica da raça Romanov é a alta fertilidade.
Com a capacidade de trazer as ovelhas de alguns cordeiros e gatinho, independentemente da época, os animais apresentam uma excelente produtividade de carne, embora o peso dos ovinos e fêmeas adultas está longe de ser os verdadeiros representantes das raças de carne de ovelhas.
Cordeiros da raça Romanov de ovelhas estão rapidamente ganhando peso. Estoque de sete meses de idade pesa cerca de 30-35 kg. O peso da ovelha atingiu a maturidade atinge 80-100 kg, a fêmea é meio mais leve. Hoje, essa raça de conteúdo doméstico é apoiada pelo alto interesse dos proprietários de fazendas particulares e fazendas. Além da boa qualidade da carne, os animais recebem leite saudável com teor de gordura de cerca de 7%.
Durante o período de lactação, uma ovelha pode produzir até cem litros de um produto valioso.
Raça de ovelhas Eldibaevskaya
Os ancestrais da ovelha Edilbaevskaya, que foram obtidos no século passado, são animais de raça kakhakh e ovelhas de lã grossa da província de Astrakhan. Os descendentes dessas espécies resistentes herdaram os melhores traços de seus pais e foram capazes de sobreviver mesmo nas condições mais severas de estepe, em um clima árido com uma pequena quantidade de forragem escassa.
Ovelha Edilbaevskie – uma raça que tolera o calor, frio, vento penetrante.
Em busca de novas pastagens, os animais superam distâncias consideráveis e, ao mesmo tempo, conseguem trabalhar até 120 kg de peso em carneiros e 75 kg em carneiros. Hoje, esta raça de ovelhas pode ser vista não apenas nas estepes do Cazaquistão, mas também nas regiões do sul da Rússia, onde a resistência e a alta produtividade de carne dos animais também são valorizadas.
Raça Hissar de ovelhas
A gordura das ovelhas é valiosa, especialmente em áreas de criação de ovelhas tradicionais, um produto que determinou a aparência de toda uma variedade de raças de animais. As ovelhas de carne ou carneiro ainda são as mais reconhecidas na Ásia, no Oriente Médio e no Cáucaso. Gordura no corpo de animais de ovelhas de raças de ovelhas não se acumula uniformemente, mas apenas na área da cauda, formando muitas reservas de quilograma.
A raça Hissar de ovelhas é um representante vívido da variedade de carne e carne. Animais de grande porte crescem até 190 pesos, e eles têm quase um terço do peso de um bezerro de ovelha.
As ovelhas résistentes, perfeitamente adaptadas às pastagens e transições das montanhas, gozavam de grande popularidade, mesmo nos tempos da URSS, e ainda são ativamente cultivadas em fazendas particulares. Estes animais têm boa imunidade e crescem rapidamente, mas a fertilidade não difere. O peso de uma ovelha adulta chega a 90 e, às vezes, a 150 kg, as ovelhas são ainda maiores. O peso da carcaça de carne excede 140 e o carneiro de ovelha – 180 kg. Ovelha por um par de meses de lactação dar até 120 litros de leite.
Ovinos ovelhas merinos
Merino é considerado um padrão específico para lã de ovelha. Esta raça de ovelhas foi obtida pela primeira vez na Península Ibérica. E os espanhóis ainda estão legitimamente orgulhosos desse fato, considerando que as ovelhas dos Merinos são um tesouro nacional. Agora a Austrália é reconhecida como o centro mundial de reprodução desses animais. Os ovinos de pelagem fina têm uma lã espessa e macia que, depois de cisalhada e processada, é usada para fazer roupas, malhas e tecidos da mais alta qualidade.
Em comparação com a carne de ovelha, Merinos não pode ser chamado de grande, mas a quantidade de lã fina branca de um indivíduo pode chegar a 18 kg. Hoje à disposição dos criadores de ovelhas são várias dezenas de raças e linhagem pedigree obtidos com base em Merinos ou iguais em qualidade e quantidade de lã fina.
Na primeira metade do século XX, a própria URSS recebeu sua própria variedade de ovelhas Merinos. Os ancestrais do merino soviético, não inferiores aos famosos espanhóis e australianos, eram ovelhas domésticas de Altai, Stavropol e Chechênia, bem como representantes da raça de ovelha Rambouillet. Ao contrário dos Merinos estrangeiros, os animais domésticos são maiores. Ovelhas pesam cerca de 110 kg e as ovelhas são cerca de metade mais leves. Esta raça interessante de ovelhas ainda é de interesse para criadores de ovelhas na Rússia e é usada no trabalho de seleção.
A filial francesa de Merinos é representada por uma raça de ovelhas Prekos com lã fina e não menos do que alta capacidade de carne. A história da raça começou no século XIX. No século passado, uma variedade inicial de maturação foi introduzida. Os animais provaram ser resistentes, facilmente adaptáveis mesmo a condições severas do norte. Ao mesmo tempo, os Prekios, em comparação com as raças de lã, precisam de pastagens extensas.
Ovelhas adultas crescem até 120 quilogramas de peso, a massa de ovelhas mais muitas vezes consegue 70 quilogramas. As ovelhas prekos são mais prolíficas do que os outros animais merinos, são boas mães, o que se justifica devido ao risco de surgimento de uma prole enfraquecida e necessitada.
Raça Kuibyshev de ovelhas
Outra raça doméstica de ovelhas para a manutenção doméstica tem uma orientação de carne, excelente maturação precoce e resistência. Ao mesmo tempo, a raça Kuibyshev de ovinos demonstra excelentes características de consumo de cheiro denso e não típico de carne dietética.
As ovelhas Kuibyshev são fáceis de reconhecer pela sua constituição robusta, pernas musculosas, costas e peito largos, pescoço curto denso e cabeça calva. Acima de tudo, essas raças de carne de carneiro lembram os famosos animais Romney-March.
O peso do carneiro chega a 190 kg, as fêmeas pesam cerca de 100 kg. Os cordeiros da raça Kuibyshev têm peso muito cedo e alcançam as mães mesmo quando chegam a meio ano.
Ovelhas Dorper
As ovelhas sul-africanas da raça Dorper foram obtidas por criadores locais para se reproduzir nas condições bastante severas do rebanho produtivo do continente, com alta resistência e excelente precocidade. Como base para o trabalho foram levados animais da raça Dorset Horn e Blackheaded Persian, com orientação direcional e outras variedades.
Dorper não enganou as expectativas de cientistas e criadores de ovelhas. Por quase um século, esta raça de ovelhas confirmou sua capacidade de sobreviver no deserto, dispensando forragem suculenta e peso de peso perfeitamente em longas viagens ao longo de encostas pedregosas.
O peso do carneiro chega a 140 kg, as fêmeas adultas são metade do tamanho. O mesmo peso, cerca de 50-60 kg, é alcançado por cordeiros semestrais.
A raça de ovelhas Texel
A ovelha Texel é considerada uma das mais antigas da Europa. Existe até a opinião de que animais com sinais similares eram conhecidos até mesmo durante a época da Grande Roma. Mas a atenção especial prestou-se a ovelhas barbudas precocemente amadurecidas no século antes do último. Foi nessa época que indivíduos de origem holandesa receberam uma infusão de novo sangue britânico, e um novo padrão de cultivo digno foi estabelecido em fazendas particulares e fazendas de raças de larga escala.
Como resultado do trabalho de seleção, criadores de ovelhas e cientistas conseguiram obter uma combinação ideal de produção de carne e a disponibilidade de lã de qualidade macia em animais de grande porte.
Ovelhas crescem até 70 kg, o peso de ovelhas adultas pode exceder 160 kg.
Os animais são precoces, são despretensiosos e têm boa imunidade, o que é importante quando se mantém carneiros em casa. Portanto, hoje a raça de ovelhas Texel é escolhida por milhares de proprietários de fazendas em todo o mundo e na Rússia, em particular.