No momento da chegada da primavera, os proprietários de lotes familiares querem receber um crescimento jovem e atualizar o número de frangos, usando para isso um dispositivo especial – uma incubadora. Um parâmetro importante é a temperatura na incubadora de ovos de galinha, pois os resultados da criação e da saúde das galinhas dependem dela e, consequentemente, da qualidade de seus próprios ovos.
Etapa preparatória
A eliminação de aves de capoeira pode ser feita por qualquer agricultor que nem sequer tenha experiência nesta matéria. Afinal, a aparência das galinhas pequenas no mundo não é apenas um evento agradável, mas também um bom suporte material. Se desejar, aumentando o número de camadas, você pode lucrar com a venda de ovos.
Para que as medidas preparatórias sejam bem sucedidas, é necessário observar o regime de temperatura na incubadora de ovos de galinha. A qualidade da progênie coletada – sua sobrevivência e saúde depende da qualidade do material coletado e do cumprimento das condições do regime térmico, umidade, bem como da observância da ventilação e das voltas.
Os ovos que apareceram na galinha poedeira à noite e à noite (das 20h00 às 20h00) são inadequados para utilização na incubadora, sendo improvável que sejam fertilizados. É melhor escolher os ovos que foram colocados ao meio-dia ou na hora do almoço.
Seleção de ovos de galinha para incubação não é diferente das regras para a seleção de ovos de ganso, pato e peru.
Observância do regime
Para entender as características de armazenar ovos na incubadora e observar as condições ideais, é importante prestar atenção a um parâmetro como a temperatura na incubadora de ovos de galinha. A tabela abaixo contém os valores dos parâmetros ótimos que contribuem para a descendência completa e saudável.
O processo de incubação é condicionalmente dividido em 4 etapas, a duração de cada uma delas é de 1 dia a uma semana:
- Na primeira etapa (de 1 a 12 dias), o futuro frango é formado.
- No segundo – os próximos 4-5 dias o processo de formação.
- O terceiro estágio começa no dia 18 e dura até que o chiado do bebê apareça.
- No último estágio (20 a 21 dias), os bebês são ativamente bicados pela superfície da concha.
Em cada um desses estágios, é muito importante manter parâmetros de temperatura adequados que permitam observar o regime de incubação. Dependendo do estágio de formação do pintinho, os parâmetros de temperatura, umidade e peculiaridades da ventilação estão mudando.
Antes de colocar nas bandejas, os ovos são aquecidos a +25 ° C, nesta temperatura ambiente. Então o regime de temperatura mudará gradualmente. A figura mostra as mudanças nas condições de incubação de ovos de galinha por dias.
O primeiro estágio
O indicador é de +37,6 – +38 C (nos primeiros 3-5 dias é ainda maior – + 38,3 ºC, e depois começa a diminuir gradualmente) em um termômetro seco, e no molhado deve ser + 29 ºC, a umidade – menos de 65-70%. Nesta fase, os ovos devem ser girados a cada duas horas. Em condições naturais, o frango faz isso sozinho. Alguns modelos de incubadora têm uma opção de turno embutida.
Proceder a tais procedimentos é necessário para evitar o crescimento do embrião na parede, o que implicará a morte.
Neste momento, o embrião precisa das condições de “clima” mais confortáveis, à medida que o corpo do embrião se desenvolve, e sua formação completa ocorre. Não precisa arejar os ovos.
O segundo estágio
O indicador de temperatura na incubadora para ovos de galinha é ligeiramente reduzido – +37,5 С. Virar e deslocar os ovos, pelo menos, várias vezes por dia, o índice de umidade é reduzido para 55%. Os ovos são fervidos neste momento 2 vezes ao dia, durante 5 minutos.
O terceiro estágio
Durante este período, todos os processos estão sob os auspícios da circulação de ar, uma vez que há um aumento do metabolismo e gases. Neste momento, todo o espaço dentro do ovo é preenchido com um embrião, e de dentro já pode ser ouvido guinchar. A temperatura de incubação dos ovos de galinha na incubadora deve ser de + 37,5 C. A ventilação é realizada 2 vezes ao dia, cada vez durante 20 minutos.
Quarta etapa
É necessário criar todas as condições para o período final de reprodução dos pintos. A temperatura é ligeiramente reduzida, para + 37,2 ° C, em um termômetro úmido a temperatura na incubadora para ovos de galinha deve ser de 31 ° C. A umidade do ar é levada para 70%.
A saída de calor deve ser aumentada, se possível, é necessário maximizar a ventilação. Os ovos devem deitar-se de lado, com a observância de um certo espaço, sem que haja capotamento. O filhote produz um som calmo e monótono, que indica seu estado normal. A aeração é realizada 2 vezes ao dia, durante 5 minutos.
Retirada de frangos
A temperatura no incubatório durante a retirada dos frangos deve manter os mesmos valores de temperatura, e eles devem ser de +37 C a + 37,5 C. Os filhotes nascidos após a secagem são retirados e enviados uma caixa separada para a primeira alimentação e posterior aquecimento.
O que é importante saber
As medições são realizadas a cada 2-3 horas na superfície do ovo. Para a medição é necessário anexar uma bola de mercúrio perto do nougat onde o embrião se localiza. Com base nas tabelas, você precisa comparar os dados deles com os recebidos. Se o superaquecimento for observado, é necessário reduzir os índices de temperatura o mais rápido possível, caso contrário o embrião não sobreviverá.
Particular atenção deve ser dada à segunda metade do período de incubação, já que no verão a temperatura do ar pode chegar a + 30ºC ou mais, há um grande risco de que os ovos superaqueçam. Neste caso, é necessário resfriar o ar por sopro, mas os ovos não precisam ser retirados da incubadora. A duração do procedimento é de até 40 minutos, até que o parâmetro desejado seja atingido na superfície.
Uma incubadora de temperatura doméstica para ovos de galinha é um dispositivo eficaz que permitirá que você obtenha o número de galinhas em condições ideais e naturais.