Doenças perigosas que levam à perda de leite, ao leite inadequado para a alimentação e à morte do animal são mastite, cetose, corte pós-natal, endometrite, brucelose. Se a mastite da vaca for determinada, o tratamento em casa levará muito tempo. Todas as doenças são mais fáceis de prevenir do que lidar com o tratamento.
Causas e sintomas da mastite e como tratar a doença
Leite de vacas saudáveis é útil, é facilmente digerido. Mas se o animal está doente, os patógenos com leite entram facilmente no corpo humano. Portanto, é aconselhável usar o produto somente após o tratamento térmico, para que as doenças das vacas não se tornem um problema para as pessoas. De vacas doentes com mastite, o leite é impróprio para o consumo. Mas antes da definição de inflamação, os micróbios já estão lá e são usados como alimento.
A mastite manifesta-se pelo engrossamento do úbere, inflamação das glândulas mamárias. A doença é agentes infecciosos, causadores de estafilococo e estreptococos. Eles causam doenças em humanos.
O tratamento da mastite em vacas sem o uso de antibióticos será ineficaz. A infecção é difícil de excretar, o tratamento é realizado por meses.
Causas de erros no cuidado que podem levar à doença do animal:
- não observância de condições higiênicas de manutenção de vacas leiteiras;
- raspador errado após o parto;
- alimentação desequilibrada;
- violação das regras ao iniciar antes do bezerro;
- tratamento insuficientemente cuidadoso do úbere antes da ordenha;
- feridas, arranhões, mamilos rachados, contusões do úbere.
No período de manutenção das vacas, são criadas condições para a penetração de qualquer infecção através dos mamilos no úbere do animal. Portanto, a cama deve estar seca e quente. Limpeza no celeiro em casa deve ser feita diariamente. Um úbere sujo durante o período de arranque ou lactação é sempre a fonte de infecção.
Quando a vaca foi para a cama, o bebê na peneira ainda está fraco, não pode massagear o úbere. É durante esse período que o colostro é liberado e a anfitriã precisa de paciência com a raspagem manual. Antes da ordenha, o úbere é massageado com movimentos suaves, os mamilos são lubrificados para que a pele fique elástica e não seja lesada. A vaca deve ser vendida até o final após a sucção. Todos os dias o leite se torna mais e mais, o úbere não é rude, o que significa que a vaca é saudável.
Dizem que uma vaca tem leite na língua. Mas no período da nova parte é necessário reduzir a porção de alimentos calóricos para espalhar o úbere antes da chegada do leite grande. É o leite deixado no úbere durante o período de arranque ou a framboesa que é o terreno fértil para a infecção. Feridas abertas contribuem para a penetração da infecção, não apenas através dos mamilos.
A mastite é uma doença contagiosa. A vaca no momento da fase aguda da doença deve ser isolada do rebanho, não deixar o bezerro.
Identificar na mastite colostro é simples. É necessário despejar o produto em um recipiente transparente e colocar na geladeira. Se o colostro é esfoliado, então a infecção no úbere está presente, você deve iniciar imediatamente o tratamento, sem esperar por sinais visíveis.
A mastite é determinada pela aparência no úbere das áreas condensadas, que são dolorosas, a vaca reage desconfortavelmente ao toque ao sugar e ordenha. É mastite. A doença pode ocorrer em qualquer período de lactação, estar em uma condição crônica desde o momento em que a vaca começa ao parto.
Métodos de tratamento de mastite em uma vaca em casa dependem da gravidade da doença:
- uma forma fácil, quando o leite está enrolando no úbere, é inadequado, mas o úbere parece saudável;
- grau moderado de doença do úbere áspero, vermelho, aumentos de temperatura, folhas de leite com coágulos, a quantidade diminui;
- A forma pesada é acompanhada por uma estratificação do leite, a entrega do soro com sangue, a condição do animal é semelhante ao envenenamento, é febril.
Se a doença foi determinada durante o período de arranque, os antibióticos são prescritos para o tratamento da mastite em vacas. Neste momento, não há perigo de ingerir medicamentos no leite. Durante a lactação com forma aguda de mastite, o veterinário é forçado a prescrever antibióticos, mas o leite é drenado por um mês, eles não são alimentados com um bezerro. Como tratar a mastite em uma vaca leiteira sem antibióticos? Compressas que são preparadas a partir de amido de arroz vai ajudar, remover o calor das folhas de repolho, tratar o abscesso com o uso de compressas de vodka.
Na fase aguda da doença, o leite tem aparência e cheiro desagradáveis. O tratamento da mastite aguda em uma vaca em casa leva ao completo desaparecimento de caroços. Após a doença, o animal deve ser protegido de correntes de ar e lesões no úbere. O curso do tratamento antibiótico é realizado no período seco, após o diagnóstico da presença de infecção.
A vaca foi diagnosticada com cetose
A perturbação do metabolismo no corpo do gado leva a um conteúdo excessivo de cetonas. O alto teor de acetona na urina, sangue e leite é determinado. Estes são sintomas de cetose em uma vaca, o tratamento da doença é complexo.
Além do sabor desagradável e do cheiro do leite, os efeitos da doença se manifestam:
- o animal doente perde o apetite, fica magro;
- o útero não tem um filhote, ocorre um aborto;
- o bezerro nasce morto;
- A vaca rapidamente envelhece e é abatida.
Se a vaca está doente, o leite nela é amargo, tem um cheiro desagradável de acetona e não é adequado para a comida. O comportamento dos animais é instável, da hiperexcitação à depressão.
O tratamento é medicado, os suplementos ácidos, os concentrados são removidos da dieta. São realizadas injeções intravenosas e a solubilização dos compostos em uma mistura de antibióticos e sais de acordo com Shabrabnin.
Como medidas de prevenção contra cetose na dieta de animais no verão incluem:
- beterraba;
- melaço;
- batatas;
- cenouras.
Como determinar a brucelose em vacas
A doença é infecciosa, o agente causador é a bactéria Brucella Abortus, brucella. O animal doente é afetado por ossos e articulações, sistema nervoso, a atividade cardiovascular é enfraquecida. A doença é transmitida quando os animais comem resíduos fecais no pasto de indivíduos infecciosos. Skotniki infeccionam-se de animais por membranas mucosas.
Determinar a doença só pode depois de estudos laboratoriais de materiais fisiológicos. Os sintomas de brucelose e tuberculose em bovinos são idênticos.
Carne infecciosa e leite de animais doentes. Para o tratamento de gado uso antibióticos, imunoestimulantes, anti-inflamatórios, analgésicos. Se um animal fica doente, é isolado do rebanho, o estábulo é desinfetado.
A brucelose crônica em uma vaca pode ser determinada pela ocorrência de aborto ou artrite em góbios. Cura crônicas é impossível, os animais são destruídos. Como prevenção, é necessário realizar uma análise do material biológico dos animais para a doença a cada ano.
O que é paresia pós-parto em vacas
A doença ocorre dentro de 3 dias após o parto e está associada a uma deficiência no corpo de cálcio. Normalmente, indivíduos de alto rendimento sofrem. Os sinais são:
- perda de apetite, gomas de mascar;
- ansiedade;
- convulsões;
- perda de língua, babando;
- baixa temperatura, tremendo.
Sem a ajuda de um veterinário, 70% dos animais morrem. O primeiro socorro para esta doença é a glicose intravenosa. Paresia pode ocorrer como resultado de cuidados inadequados do útero em demolições:
- excesso de concentrados na dieta;
- ausência de passeios ao ar livre durante o período de defeso;
- frio durante o parto;
- ruptura da glândula paratireóide;
- violação das funções metabólicas do corpo.
Para evitar a paresia pós-natal de uma vaca, ela deve ser cozida. Uma semana antes do parto, dê à mãe um xarope doce – 300 gramas de açúcar por litro de água, adicione vitamina D dois dias antes do parto e remova a alfafa e o trevo da dieta.
Endometrite em vacas e como tratá-la
Durante o parto, se as condições higiênicas não forem observadas, a infecção da mucosa do útero ocorre. Por causa do processo inflamatório, o acúmulo no útero é ruim, a condição do animal é deprimida. O útero é abaixado, purulento e manchando é observado.
O tratamento da endometrite em vacas é a introdução de um antibiótico oxitocina, furazolidona e outras drogas para interromper o processo inflamatório.
Para garantir que os animais domésticos sejam saudáveis, ofereça produtos ecologicamente corretos, é necessário seguir as recomendações dos especialistas em conteúdo. Atenção especial deve ser dada ao estoque uterino.