Entre as aves cultivadas em fazendas russas, os perus não têm concorrentes em termos de velocidade de ganho de peso e tamanho. Portanto, a criação, a manutenção de perus e o cuidado com eles em casa são escolhidos por um número crescente de entusiastas de aves.
A escolha a favor dos perus é fácil de explicar. Durante seis meses com uma dieta adequadamente selecionada, observância das condições de detenção e atenção devida, uma pequena garota se transforma em um enorme pássaro. O peso de um peru adulto, dependendo da raça, pode variar de 8 a 30 kg. E embora os perus sejam ligeiramente menores, eles também pesam pelo menos 6-8 kg até os seis meses de idade. A atratividade é adicionada ao fato de que na Rússia existem várias raças bem comprovadas que são adequadas até mesmo para a criação de perus em casa, iniciando os avicultores.
E, no entanto, nem todos conseguem um pássaro saudável e grande? Por que fazendeiros e proprietários de propriedades rurais às vezes enfrentam alta mortalidade de animais jovens, ganho de peso ou doenças?
A razão para a maioria dos problemas é um – falta ou cuidado incorretamente organizado para pintinhos e aves em crescimento.
Características de criação de perus em casa para iniciantes
Na maioria dos casos, os perus são criados para obter carne dietética tenra. Se você comprar jovens para engorda primavera-verão, então no outono você pode comer peru da sua própria fazenda. Para necessidades pessoais, também são utilizados ovos que não são inferiores ao frango por valor nutricional.
O principal problema para o cuidado dos perus em casa é no momento em que há pequenos perus. Nos primeiros dias e semanas de vida, requerem atenção constante e alimentação especial até 10 vezes por dia. Depois de atingir a idade mensal, o peru cresce mais forte e vai para as misturas de forragem e grãos. Eles podem e devem ser soltos no cercado, o que economiza forragem verde e evita que a ave acumule excesso de gordura.
Em casa, perus de reprodução novatos avicultores para comprar unifamiliar suficiente, consistindo de 4-5 machos e perus, que estão se preparando para um socket.
Os perus começam a rolar em cerca de oito meses, dando algumas dúzias de ovos por ano. Obter a descendência do pássaro pode ser através de incubação. Para os jovens da mesma idade, os ovos do ninho são removidos e armazenados em uma posição vertical a uma temperatura de 10-15 ° C. Ao mesmo tempo, o armazenamento a longo prazo afeta negativamente a qualidade dos embriões.
Detalhes sobre a criação de perus em casa e as características de incubação podem ser encontrados na literatura especializada e outros artigos no portal. Se a incubação da descendência for decidida por confiar ao peru, um ninho grande e elevado é construído para a ave. A construção é cercada por um aro, na parte inferior faz uma maca solta macia. Depois de 26 a 28 dias a partir do momento em que a camada se instala na alvenaria, há perus.
Inicialmente, os perus são mantidos sob iluminação adicional e a temperatura elevada:
- nos primeiros cinco dias o ar deve ser aquecido até +33 ° C;
- na próxima semana os pintos estão em +27 ° C;
- a partir do décimo primeiro dia a temperatura na sala cai para +23 ° C.
Com o cuidado correto dos perus, sua criação e manutenção em casa não será difícil nem mesmo para os avicultores que têm pouca experiência prática. Além de manter a temperatura necessária, os perus, até ficarem mais fortes, são protegidos contra correntes de ar e umidade, bem como contra doenças infecciosas. Para isso você precisa:
- Ventile com muito cuidado o galinheiro;
- É essencial limpar a cama e limpar o alimento não consumido;
- equipar o local de manter os filhotes seguros com água.
Desde o primeiro dia de vida, os perus recebem um alimento equilibrado baseado em bastões úmidos e suplementos de vitamina verde. À medida que você cresce na dieta, misturas de cereais secos ou forragens mistas especializadas são introduzidas.
Vídeos sobre as peculiaridades de perus de reprodução em casa será uma grande ajuda para iniciantes e criadores de aves, e para aqueles que têm experiência em manter outras aves e perus apenas olhando.
O conteúdo dos perus em casa para iniciantes
A pedra angular para a criação e manutenção de perus em casa é o cuidado da ave, a organização da sua alimentação e localização. Estando em galpões de capoeira limpos e secos, obtendo forragem nutritiva suficiente e tendo a oportunidade de caminhar, os perus crescem muito bem.
De grande importância é manter uma temperatura confortável, boa iluminação e o número de cabeças por unidade de área. Em condições precárias, mesmo com os perus restantes preocupados, parecem oprimidos, são mais propensos a doenças, pior crescem.
Em média, a densidade de plantar uma ave por metro quadrado não deve exceder:
- 15 cabeças para pintos até 5 dias de idade;
- 10 cabeças para os jovens, atingiram a idade de 1-2 meses;
- 5 cabeças para perus por até 4 meses inclusive;
- 1-2 indivíduos para aves adultas, dependendo da raça e peso.
Criando condições para manter perus em casa, brotamento avicultores precisa cuidar da qualidade das instalações de ventilação, remoção de umidade e o inevitável quando você está na casa uma grande população, bem como a temperatura adequada no verão e no inverno:
- A umidade do ar deve ser mantida na faixa de 65-70%.
- Na estação quente da casa não deve ser mais quente do que o acima, mais 18-20 ° C.
- No inverno, certifique-se de que o aviário não congele e a temperatura não caia abaixo de -5 ° C.
Se a condição de temperatura não for atendida, rascunhos andar por toda a casa, um pássaro se sente mal frio, úmido ou, inversamente, sofre de superaquecimento. Como resultado, os perus estão correndo mal, o crescimento jovem quase não está ganhando peso.
Ao manter e criar perus em casa, os cuidados incluem a limpeza obrigatória ou a substituição da cama, tomando cuidado para que esteja sempre seca. A camada úmida é mudada, e se os perus forem mantidos em uma cama profunda, espalhada sobre a cal apagada, ela é apenas derramada. Mudar tal revestimento deve ser na primavera e no outono, simultaneamente realizando uma limpeza completa e desinfecção das instalações.
Na criação doméstica, uma ave freqüentemente sofre de falta de movimento. Os perus têm problemas com as articulações, a cabeça não armazena carne, mas gordura. Evite estes problemas podem ser, se o cuidado dos perus em casa incluir o paddock do pássaro. Para este efeito, os territórios cercados com bebedouros e regadores são instalados no local ou fora de suas fronteiras.
Ficar ao ar livre em combinação com a ingestão de suculentas forragens verdes dá bons resultados, expressos no rápido desenvolvimento de animais jovens e no aumento da postura de ovos de perus adultos.
Criação de perus como negócio: lucrativo ou não?
O principal objetivo de criar e manter perus é obter carne saborosa e saudável. Por seis meses na carcaça atingindo o peso de abate de aves contém até 80% deste valioso produto alimentar, em uma série de indicadores superiores à carne de frango e coelho. E carne branca realmente dietética em um peru é mais do que vermelha.
Em pequenas fazendas que cultivam perus para uso pessoal, o ovo dessa ave também é usado para alimentação. Em um ano de uma galinha-galinha é possível receber até 100 ovos grandes, que a gosto e valor nutritivo não são inferiores a ovos de galinha, mas se guardam melhor.
Com os devidos cuidados em casa, os perus crescem e ganham peso muito mais ativamente do que os gansos, galinhas e patos, isto é, de fato, são os líderes entre as aves. Dependendo da raça, o peso de um macho adulto pode atingir 8 a 30 kg e perus até 12 kg.
Os investimentos mais sérios de meios e mão-de-obra na população de perus são para a compra de ovos, incubação e o primeiro mês de vida dos filhotes. Então os custos caem devido à inclusão na dieta de ração de grãos mais barata e pastoreio livre.
Então, é lucrativo ou não criar perus como um negócio? Um número crescente de fazendas, das quais se ouve o choro característico de uma ave grande, prova que os perus têm um grande futuro na agricultura e nos terrenos domésticos.