As galinhas ouvem tão bem quanto as pessoas. Eles têm dois ouvidos – um de cada lado da cabeça, membranas, ouvido externo, médio e interno, como o nosso. Eles são capazes de capturar ondas sonoras e transmiti-las ao ouvido interno.
Orelhas em galinhas são praticamente invisíveis, pois estão cobertas de penas. No entanto, os lóbulos das orelhas são geralmente bem distinguíveis. É um mito que a cor dos lóbulos das orelhas nas galinhas pode determinar a cor dos ovos, embora muitas vezes, na verdade, galinhas com lóbulos brancos carregam ovos brancos, e com marrom-avermelhado-marrom. No entanto, nas galinhas da raça Ameraucan, carregando ovos azuis, os lóbulos das orelhas não são de todo dessa cor!
Ao contrário das pessoas que tendem a se deteriorar com a idade, as galinhas são capazes de reparar as células auditivas danificadas, de modo que a audição permanece boa durante toda a vida. Para galinhas, isso é de vital importância, uma vez que elas estão em um estágio baixo da cadeia alimentar, e qualquer sinal sobre a aproximação de um predador é crucial para a ave. É verdade que as galinhas podem ver até onde a fonte do som está, julgando quanto tempo esse som chegou aos seus ouvidos.
Galinhas, enquanto ainda no ovo, são capazes de ouvir a galinha galinha cacarejante. O embrião começa a captar sons por volta do 12º dia do período de incubação. Mal chocando, o frango já reage aos sons que o frango faz, procurando por sementes ou insetos no chão. E se você tocar com o dedo perto da comida, o filhote da ninhada vai se apressar para explorar este lugar.
Com base na minha experiência pessoal, descobri que as galinhas não se importam com ruídos altos. Eles nem têm medo de fogos de artifício. E quando eu construí um galinheiro há alguns anos usando uma ferramenta elétrica, eles nem piscaram. Mas um pedaço de lona que bate no vento acima de suas cabeças os faz entrar em pânico. Minha teoria é que sons altos não causam associações de galinha com o perigo, mas os sons de uma lona de bater palmas lembram o bater das asas de um falcão, uma coruja ou uma águia.
Parece que as galinhas gostam de ouvir música clássica. Os resultados da pesquisa levaram algumas fazendas comerciais a incluir obras clássicas nos galinheiros. Eles acreditam que isso acalma as galinhas dominantes na matilha e, portanto, o número de problemas comportamentais diminui. Além disso, essa música afeta beneficamente o número (e tamanho) de ovos em galinhas poedeiras. Então, corte Mozart e prepare-se para coletar ovos!