Uma caldeira a gás é um dispositivo para aquecimento de água através da queima de gás. Tal aquecedor de água é indispensável no país ou em casas onde não há suprimento central de água quente. Todas as caldeiras são divididas em dois tipos grandes – acumulando e fluindo.
Caldeira de armazenamento de gás
Os aquecedores de água de armazenamento consistem em um sistema de combustão de gás (queimador a gás) e um tanque no qual a água está localizada. O tanque tem um isolamento térmico, porque a qualidade da conservação de calor permite economizar até 50% do combustível.
O tanque, desligado do gás, mantém a temperatura da água em até 7 dias, tudo graças à almofada isolante de calor multicamadas.
A caldeira a gás de armazenamento para aquecimento de água é dividida pelo volume de água no tanque. Por exemplo, para a cozinha e o chuveiro (desde que não mais que duas pessoas morem), 50 a 80 litros são suficientes.
Se a família é composta de 3-4 pessoas, há uma criança, o banho é muitas vezes recrutado, então o volume da caldeira de armazenamento não pode ser inferior a 100 litros.
Em trabalhos técnicos, assim como na produção, é usado um cilindro de gás de 200 litros, ou até mais.
A vantagem das caldeiras de armazenamento é que elas funcionam perfeitamente com um fluxo de gás fraco, e elas também retêm muita água quente por um longo tempo. Bem, a desvantagem de tais aquecedores de água é que eles têm um grande volume de construção, como uma caldeira estraga toda a visão do banheiro. É por isso que muitas vezes é instalado em sótãos ou porões.
Outra desvantagem desta caldeira é o limite de água quente. Se você tomou um banho e gastou toda a água, então a outra pessoa deve ser lavada, você terá que esperar pelo menos uma hora.
A caldeira a gás de armazenamento tem um regulador de energia que determina a que temperatura a água é aquecida. Também mostra quanto foi usado durante o uso e quanta água quente permanece. Se você começou a tomar um banho ou lavar pratos, torná-lo mais do que alguns minutos, a caldeira liga-se automaticamente e começa a aquecer os recém-chegados água fria. Se você não nadar mais, ele continua a trabalhar para aquecer a água, respectivamente, os parâmetros definidos, e depois desligar automaticamente e mantém a água quente pronto para você.
Caldeira a gás de aquecimento direto
Um aquecedor de água de fluxo contínuo, também chamado de coluna de gás, é, em sua essência, um trocador de calor. A água não aquece antecipadamente, é aquecida no momento em que passa pelo tubo. A coluna de gás começa a funcionar aumentando a pressão da água quando a torneira é aberta diretamente.
Este design é muito compacto e conveniente, pode ser colocado sob a pia ou atrás do banheiro. A desvantagem das caldeiras de aquecimento direto é que a pressão de gás suficiente é necessária para garantir sua operação adequada, pelo menos 12 mbar.
Assim como a caldeira de armazenamento, a coluna de gás possui um regulador de temperatura, graças ao qual é possível definir a temperatura da água na saída. Em modelos diferentes, o ajuste de potência pode ser manual (usando a alça) ou automático (a quantidade de chama varia dependendo da intensidade do fluxo de água).
Ao comprar um aquecedor de água corrente, preste atenção ao seu poder útil – o que é responsável pelo aquecimento da água. Uma caldeira com capacidade de 12 kW por minuto é capaz de produzir até 10 litros de água com uma temperatura de 50 graus.
Segurança da caldeira a gás Ariston
Como qualquer equipamento de gás, um aquecedor de água a gás deve ter sensores de segurança. Ao instalar uma caldeira a gás, certamente deve haver uma chaminé para a descarga de produtos de combustão de gás.
Em dispositivos modernos têm válvulas e fusíveis especiais, que imediatamente cortar o fornecimento de gás se houve qualquer violação – parou para ir água, monóxido de carbono entrou no quarto em vez da chaminé, ou se a chama por algum motivo foi extinto.
Visão de caldeiras a gás mostra que os modernos aquecedores de água nos proteger de um possível perigo, mas devemos lembrar que a instalação do equipamento de gás – uma questão de grande responsabilidade e confiança que ele precisa apenas aos profissionais.
Revisão de vídeo da caldeira a gás Ariston FAST EVO
Qual caldeira a gás devo escolher?
Para responder a esta pergunta, você deve primeiro determinar o tipo e o tipo de aquecedor de água. Sobre o cumulativo e o fluxo que você já conhece, e será capaz de escolher um que atenda às suas necessidades e capacidades.
Caldeira de gás tem uma série de vantagens sobre o elétrico, ou seja, seu baixo preço. No entanto, os aquecedores de água que funcionam na rede são mais seguros e não precisam de uma chaminé.
Quando você decide qual caldeira a gás escolher, preste atenção ao fabricante. Atualmente, as seguintes marcas de caldeiras estão no mercado:
- Ariston é um dos líderes na produção de caldeiras. Aquecedores de água confiáveis e duráveis.
- A Electrolux também é uma das melhores. O único aspecto negativo – você precisa fazer serviço a cada 2 anos.
- Termex – bons modelos, opção de orçamento.
- Gorenje – semelhante à marca anterior.
- Edisson – bons aquecedores de água, a julgar pelos comentários sobre a rede, muito durável
- BAXI- caldeiras baratas, mas muito valiosas, design original.
Instalando uma caldeira a gás
Como já foi dito, é muito perigoso instalar uma caldeira a gás de forma independente. No entanto, ao instalar um aquecedor de água por profissionais, vale a pena prestar atenção a alguns detalhes. Antes da caldeira ser instalada, você precisa obter permissão para instalar equipamentos a gás em GorGaz ou Raigaz. Será fácil de fazer se você colocar um aquecedor de água a gás no lugar do antigo, em sua localização original.
Se a coluna de gás não for fornecida, você terá muito mais problemas. Eu também gostaria de observar que a caldeira adquirida deve atender a todos os padrões e ter certificados de qualidade. E, em seguida, o aquecedor de água a gás durará muito tempo, proporcionando-lhe conforto e segurança.