O mercado de equipamentos climáticos para residências e escritórios é diversificado. Uma proporção significativa de dispositivos são aquecedores de diferentes tipos. Vamos considerar, como o aquecedor convector difere, o princípio de funcionamento deste dispositivo.

Três tipos de transferência de calor

A transferência de calor de um objeto quente para um frio ocorre de três maneiras:

  1. A transferência direta de calor é a transferência direta de calor quando os objetos entram em contato com diferentes temperaturas. A transferência de calor ocorre devido ao movimento browniano das moléculas e à transferência de energia durante a colisão de moléculas. O princípio da troca de calor é utilizado em chapas elétricas.
  2. Quanto maior a temperatura do objeto aquecido, mais ativa é a transmissão de energia por radiação. Este fenômeno é usado em aquecedores infravermelhos. A diferença entre esse tipo de aquecimento: não aquece o ar, mas os objetos que recebem os raios.
  3. O terceiro tipo de transferência de calor é a convecção, isto é, a transferência de calor através do movimento do ar aquecido.

Considere como o aquecedor do convetor funciona.
Seu funcionamento é baseado na convecção do ar. O ar aquecido se expande, torna-se mais leve e sobe e o ar frio desce. O elemento de aquecimento está localizado dentro do alojamento, que possui aberturas nas partes inferior e superior. O ar frio entra no dispositivo através das aberturas inferiores; Durante o processo de aquecimento, o ar se expande e sai pelas aberturas superiores. Na sala há uma circulação de ar sem ruído, e a temperatura sobe gradualmente.

Circulação de ar em circuito através do convector

Princípio ecológico do aquecedor de convector

Entre as vantagens deste equipamento estão segurança e respeito pelo meio ambiente. Os aquecedores elétricos do convector funcionam da seguinte maneira.

O elemento de aquecimento localizado dentro da carcaça tem uma temperatura segura, sua eficiência é determinada pela grande área de aquecimento e pela direção correta do fluxo de ar. Tocar no dispositivo de aquecimento não pode causar queimaduras. O aumento da temperatura do aquecedor não é tão alto a ponto de causar reações químicas no ar. Isso significa que o oxigênio na sala não queima, dióxido de carbono e óxido de nitrogênio não são formados.

Related  A tecnologia de instalação e conexão de um aquecedor de água no país

Se compararmos o aquecedor de ventoinha e o aquecedor de convecção, deve-se notar que o aquecedor de ventilador aquece a sala mais rapidamente, mas usa elementos que são aquecidos a altas temperaturas e pioram o ar condicionado.

Aquecedor de convecção não é tão rápido, mas ambientalmente amigável.

O princípio do aquecedor convector é manter uma temperatura estável

Se o ar frio que entra no aquecedor tiver uma temperatura suficientemente alta, a corrente elétrica é desligada por algum tempo. Este processo é monitorado por eletrônica. O sensor de temperatura está localizado na caixa, a informação é transferida para um dispositivo automático que liga ou desliga o fornecimento de corrente elétrica. Tal sistema elimina o superaquecimento do ar na sala. Alguns tipos de aquecedores têm um indicador digital que exibe a temperatura na sala.

Como funciona um aquecedor de convectores no outono e no inverno?

A potência máxima do aquecedor do convector é de 2 kW. Isso é suficiente para manter uma temperatura ambiente confortável de não mais de 20 metros quadrados, desde que a temperatura fora da janela não caia abaixo de zero. Tal aquecedor é eficaz durante a queda de temperatura.

No inverno, durante o tempo frio, a potência de 2 kW é insuficiente para aquecer a sala. O aquecedor de convecção não substitui o aquecimento central, mas pode servir como uma fonte adicional de calor durante as geadas.

Além do poder, o volume de ar circulante desempenha um papel importante para este tipo de aquecedor. É necessário lembrar como funciona o aquecedor de convecção: através dele, durante a circulação, o ar na sala deve passar. É geralmente aceito que, para cada dez metros quadrados, é necessário 1 kW de capacidade de aquecedor. Se o quarto tem uma área de mais de 20 metros quadrados, então um aquecedor não pode fazer – eles devem ser pelo menos dois.

É possível aumentar a eficiência do aquecimento instalando janelas e portas bem fechadas? Geralmente, aquecer o ar se tornará mais eficiente, mas normas higiênicas de composição do ar podem ser violadas. O problema é que uma certa quantidade de ar não pode ser constantemente armazenada em um edifício residencial, a ventilação é necessária. Com uma área de 20 metros quadrados, é necessária uma troca horária de 20 metros cúbicos de ar. Se o ar que entra na sala passar pelo convector, as pessoas não sentirão o súbito resfriamento na sala.

Related  Qual aquecedor escolher para uma garagem

Design e design de aquecedores de convectores

Os aquecedores de convecção parecem painéis planos. Eles têm uma superfície lateral significativa e uma pequena espessura. Estruturalmente, esses dispositivos são divididos em parede e piso.

A versão montada na parede economiza espaço. A agradável cor clara do case contribui para o fato de que o aquecedor se encaixa naturalmente no interior.
A estrutura do piso tem suas vantagens: o painel de aquecimento é montado sobre rodas, o aquecedor pode ser movido ao redor da sala.

Vídeo sobre o princípio de funcionamento dos aquecedores (a partir de 3,30 min)

Vídeo sobre o princípio de produção e operação de convectores