O portão articulado da garagem será a melhor escolha para um proprietário de garagem que valorize a alta confiabilidade por um preço baixo. É este projeto que permitirá que o entusiasta do carro seja calmo para o cavalo de ferro deixado na garagem e salve o máximo possível. E o que é mais importante – esse portão é mais fácil de montar e instalar de forma independente.
Como são os portões de batente?
O design mais simples dos portões de batente para uma garagem consiste em:
- moldura pelo tamanho da porta;
- dois folhetos;
- loops;
- acessórios – fechaduras, puxadores, sistemas de alarme e vários limitadores que seguram o portão na posição desejada.
Muitas vezes em uma das asas tem um portão. Além disso, por conveniência de uso, o portão é equipado com controle automático com controle remoto, o que possibilita a abertura de portas sem sair do carro. Na maioria das vezes, as portas de garagem oscilantes são feitas de metal – a estrutura é soldada do perfil, as dobradiças e a folha da porta de uma chapa de aço de 3 a 5 mm de espessura são soldadas. Se a segurança para o dono do veículo não é tão importante, as chapas de aço são substituídas por papelão ondulado, painéis ou madeira.
Com o tempo, as portas dos portões de balanço podem começar a cair. Na maioria das vezes isso acontece por causa de loops fracos. Portanto, antes de comprar acessórios para portas de garagem, é necessário calcular a massa dos folhetos na montagem e selecionar as dobradiças com uma margem de resistência.
Como fazer um balanço com suas próprias mãos
Para fazer portas de garagem com suas próprias mãos, você precisará de desenhos que contenham todas as informações necessárias sobre a localização, tamanho do portão, pontos de fixação para loops e travas. Experiência útil com a máquina de solda e habilidades de serralheiro.
Certifique-se de que há espaço suficiente na frente da garagem para o carro quando as portas estão completamente abertas. Quando tudo é levado em conta no papel, prepare os seguintes materiais:
- tubo de perfil com uma seção de 60×40 mm para o quadro da porta;
- canto para a fabricação da armação dos folhetos;
- chapas de aço até 5 mm de espessura;
- loops;
- todos os acessórios necessários.
Você também precisará de ferramentas:
- nível de construção;
- máquina de solda;
- o búlgaro;
- roleta.
Se o portão for equipado com automação, pré-selecione o conjunto de equipamentos e pense na fiação elétrica do local de instalação.
Separadamente cuidar da aquisição de equipamentos de proteção – máscara e terno soldador, óculos e um respirador, luvas.
Ao trabalhar com uma máquina búlgara e de soldagem, existe um grande risco de danos aos olhos, por isso não negligencie todas as medidas de proteção necessárias.
Nós fazemos uma armação de metal da entrada
Uma vez que todos os desenhos necessários já estão disponíveis, as dimensões de todos os elementos dos portões da garagem precisam ser tiradas delas e cuidadosamente medidas com fita métrica antes do corte. Cortando o búlgaro com quatro partes da estrutura, elas são dispostas em uma superfície plana, evitando distorções. O quadro é soldado em cantos, controlando constantemente o nível da estrutura horizontal de toda a estrutura e sua forma. Deve ser estritamente retangular. Para as paredes da garagem, o quadro acabado é fixado com chumbadores.
Nós soldamos o quadro de folhetos
As molduras de ambos os folhetos são feitas da mesma forma que a moldura da própria abertura, observando as dimensões e a forma da armação. No decorrer do trabalho, é necessário verificar a conformidade das dimensões de ambos os quadros – o interior deve entrar no exterior suavemente, sem formar rachaduras e inconsistências. Para o livre movimento das portas, o espaço ideal entre os quadros deve ser de 5-7 mm. Ao soldar e encaixar entre os quadros, insira revestimentos de madeira de espessura apropriada.
Para dar a toda a estrutura a rigidez necessária, o quadro é reforçado com elementos diagonais. Normalmente, as partes diagonais vêm dos pontos de fixação das alças superiores e convergem juntas no centro do portão.
A moldura da porta é soldada ao quadro acabado – chapas de aço. Deve-se notar que as lacunas entre as molduras das portas e a armação devem ser cobertas com chapas de aço.
Se desejado, um portão é organizado em uma das portas.
Após a soldagem, o quadro deve ser polido e pintado sobre todas as costuras. Neste caso, as rebarbas nas costuras não interferem com o funcionamento livre das portas, e os locais de soldagem não enferrujam.
Soldadura de dobradiças e folhas de portão suspensas
As dobradiças padrão para portões articulados consistem nas partes superior e inferior. A parte inferior, na qual o dedo está localizado, é soldada à estrutura do portão e a parte superior à folha da porta. Uma vez que as portas de garagem oscilantes têm muito peso, elas precisam ser penduradas com assistentes. Nesta fase de trabalho, alta precisão também é necessária. A partir dos loops corretamente instalados, depende da suavidade dos flaps e da facilidade de manutenção de toda a estrutura.
Se os folhetos forem muito pesados, pendure-os melhor na posição horizontal. Neste caso, o quadro da abertura após a fabricação é anexado às paredes da garagem no último turno.
Portões automáticos
O uso de automáticos para portões de garagem balançando há muito tempo não surpreendeu ninguém. À venda, há uma grande variedade de sistemas e acionamentos automáticos que podem tornar a chegada e a saída da garagem o mais confortável possível. Além do conforto, o acionamento automático do portão oferece:
- aumento da vida operacional de loops;
- carga estável na armação de suporte;
- bom funcionamento em todas as condições meteorológicas.
Quanto mais alto o portão e maior o peso das portas, mais é necessário equipar o portão com automação, especialmente se o portão é usado regularmente por mulheres.
Portões automáticos são convenientes, pois não é necessário bloqueá-los manualmente. A automação bloqueia qualquer tentativa de abrir as portas com as mãos até que o sinal chegue ao sensor de controle. O lado negativo desse sistema é a dependência do trabalho na presença de corrente elétrica. Sem luz, o mecânico simplesmente não funcionará. Para resolver o problema, um sistema de desbloqueio está instalado. Na maioria das vezes, é uma opção adicional ao conjunto de unidades. Uma alternativa é conectar a automação a uma fonte de energia reserva – uma bateria ou gerador.
Atualmente, dois tipos de drives para portões de oscilação automáticos – alavanca e linear – são comuns. O último é preferível, pois é projetado para um grande peso dos folhetos e fortes rajadas de vento.
Pintura e aquecimento dos portões
Antes de pintar, a superfície do metal deve ser limpa com uma máquina de moer. Em seguida, o portão é coberto com duas ou três camadas de primer e tinta para metal, adequada para trabalhos externos.
Para a maioria dos entusiastas de automóveis, a presença de isolamento na garagem é uma obrigação, de modo que todo o trabalho de manutenção do carro é realizado em condições normais de temperatura. Além disso, a oficina é muitas vezes organizada. Como um aquecedor para portas de garagem oscilantes, poliestireno, lã mineral, feltro, placas de cortiça, isolamento de espuma, poliestireno extrudido são normalmente utilizados.
Depois de instalar os encaixes, aquecer e pintar as portas da garagem oscilantes pode ser considerado completamente pronto.