seleção da seção transversal do fio de corrente e potênciaA seção transversal dos fios de corrente e potência são parâmetros que indicam o propósito de um cabo. Em outras palavras, onde o fio pode ser usado e onde não.

Coleta de dados

coletamos dados sobre energia e consumo atual de eletrodomésticosA seção é selecionada de acordo com a potência ou corrente dos dispositivos, que serão subsequentemente conectados. Este método é chamado “on load”, já que os dispositivos são – a carga no cabo. Se o equipamento requer um grande custo de energia, então, respectivamente, e o cabo a ele terá que conectar um poderoso. Se isso não acontecer, os fios com uma pequena seção serão suficientes. Como escolher o cabo em si e o que usar?

Primeiro de tudo, é necessário coletar dados sobre os dispositivos para os quais os fios irão. Tais dados são chamados de passaporte, eles são necessariamente escritos no passaporte técnico no dispositivo. Existem dados como:

  • modelo do dispositivo;
  • tensão;
  • consumo de energia;
  • certificado de certificado;
  • País de origem;
  • data de produção;
  • Sinal de reciclagem;
  • classe de proteção e assim por diante.

Além disso, se o passaporte técnico, digamos, você perdeu, então os dispositivos colocam sinais especiais ou adesivos de cola. Eles exibem os dados principais. Incluindo, consumo de energia, que precisamos. Você pode selecionar a seção transversal do fio para alimentação e sem ele.

Se não houver etiquetas com um adesivo à esquerda, mas você se lembra do modelo (pode ser escrito no caso), então isso não importa. Tente procurar informações sobre o dispositivo na Internet. Em todos os casos extremos, use os dados das estatísticas médias. Há uma tabela especial de consumo de energia aproximada de vários aparelhos, tais como: broca, torradeira, geladeira, máquina de lavar roupa, ar condicionado e assim por diante.tabela de poder de eletrodomésticos

Só aqui há uma nuance importante. Você vê a faixa de potência na tabela? É difícil adivinhar o que escolher.

Aproveite sempre!

Quando você começa a calcular a seção transversal do cabo em termos de potência, então, como resultado, você obterá uma potência superestimada do dispositivo. Isso é muito bom, como resultado, você precisará de um cabo com uma seção transversal grande. Esses cabos não são aquecidos o suficiente e, conseqüentemente, funcionam por mais tempo.

Se o dispositivo exigir mais energia, um fio com uma pequena seção cruzada simplesmente queimará.

Método de carga

Como já mencionado, a carga é o dispositivo. Pode ser um e talvez vários. Seja o que for, sempre some toda a potência dos dispositivos aos quais você conecta o condutor. Todas essas capacidades devem ser expressas em apenas uma unidade de medida! Em watts ou kilowatts, caso contrário, confundir-se nos cálculos.

“Quilo” é multiplicação por mil. 1 kW = 1000 W.

Se os valores do poder dos instrumentos são diferentes, então os tornamos iguais – nós traduzimos. Digamos que temos um dispositivo consumindo 100 watts e o outro usando 3,5 quilowatts. Deixamos o valor do primeiro intocado, e o valor do último é traduzido, obtemos 3500 Watts. Se você quiser Watts para traduzir em kilowatts, então divida por mil.

Potência contada. Agora selecione a seção transversal do cabo. A tabela da potência do cabo na seção é apresentada abaixo. Não há nada complicado, porque você só precisa selecionar as colunas onde as fases são indicadas. Se você tiver uma fase na rede, leve a tensão de 220 volts. Se três – 380 volts.tabela transversal do fio da corrente e do poder

Related  Que tipos de escadas de madeira podem ser feitas com as próprias mãos?

Então encontramos o número que é um pouco mais do que o poder que você contou. Encontrado? A seção transversal do condutor correspondente e seu diâmetro são indicados à esquerda. Aqui está o cabo que você precisa. Se à mão houver uma tabela da seção transversal do cabo pelo poder, então não haverá dificuldades.

Nesta tabela, os valores para os fios de cobre e alumínio são diferentes. Que tipo de veia você precisa – em tais colunas e aparência.

Por vezes, existem dificuldades na escolha do material a partir do qual as veias do cabo são feitas. Como um guia para casas e apartamentos use cobre. Acredita-se que os fios de cobre sejam flexíveis, práticos e confiáveis. É verdade que eles são mais caros que os cabos de alumínio. Claro, se o núcleo de cobre tem uma grande seção transversal (quando a carga alta na casa), então seu flexível não pode ser chamado. E o preço será maior. Portanto, em tais casos, corajosamente levar fios de alumínio – uma boa economia.

Pelo poder e comprimento

seção transversal do fio pelo poder e pelo comprimentoA escolha da seção transversal do cabo para potência e comprimento é feita de forma um pouco diferente. Acontece quando o condutor tem um comprimento de várias dezenas e até centenas de metros. Perdas nos próprios cabos devem ser levadas em conta, caso contrário a energia pode não ser suficiente para o equipamento. Há outra tabela, que vai levar a ações adicionais, levando em conta todas as perdas.

Você precisa conhecer o poder que é atribuído à casa ou edifício. A capacidade alocada é a capacidade de todos os equipamentos que operam na casa. E a distância do pilar ao prédio, de onde o cabo está vindo. Essa distância é fácil de se medir.

Certifique-se de ter uma pequena margem da seção de fios antes de instalar a fiação.

Com uma seção transversal maior, o fio é aquecido menos e o isolamento, junto com ele. Portanto, a probabilidade de um incêndio ou fechamento é reduzida. Ainda assim, muitas vezes acontece que na casa o número de dispositivos pode aumentar. Suponha que você coloque uma geladeira, ar condicionado e um fogão elétrico. Um ano depois, eles decidiram comprar um computador, uma torradeira, dois aparelhos de TV e outra coisa trabalhando com eletricidade. A fiação simplesmente não tem energia suficiente para suportar essa quantidade de equipamentos. Você terá que se certificar de que o equipamento potente não está ligado ao mesmo tempo, ou mudar completamente a fiação. E você pode simplesmente colocar a fiação antecipadamente com a margem da seção. Então é mais racional: você não terá que sofrer mais tarde.

Related  Características e tipos de portões de correr com postigo

Cálculo atual

Também é possível selecionar a seção transversal do cabo atual. Para fazer isso, é necessário realizar a mesma coleta de dados em adesivos, placas ou fichas técnicas. Só agora não precisamos do poder em watts, mas a corrente em amperes. As características indicam a corrente consumida, tanto quanto possível, pelo dispositivo.

Mais uma vez, coletamos dados de todos os instrumentos e resumimos. E nós também traduzimos tudo em uma unidade, similarmente: 1mA (miliampere) = 0,001 A e 1A = 1000 mA. Por exemplo, 2,3A é 2300 mA. É só que às vezes eles apontam em miliamperes por algum motivo.

A primeira tabela mostrada acima pode determinar a seção transversal não apenas pelo número de watts. É também uma tabela para determinar a seção transversal dos fios em termos de potência e corrente simultaneamente. Ou seja, vamos ter que trabalhar com ela novamente. Nota: não há todos os números. Por exemplo, você tem um consumo atual de 25 amperes e precisa de um fio de cobre. Não há tabela nesse número. Escolha um valor maior. É igual a vinte e sete amperes – portanto, seja guiado. Resulta, a seção transversal necessária de um cabo em uma corrente – 4 milímetros quadrados.

Nunca escolha um valor menor para salvar! Na melhor das hipóteses, o dispositivo de proteção irá operar, interrompendo o fornecimento de eletricidade. Se não houver tal máquina, e este é o pior caso, então há uma alta probabilidade de falha do equipamento ou mesmo um incêndio. Não economize na segurança de sua casa e de você mesmo.

Fiação

No entanto, quando a corrente passa pelo fio, o condutor aquece. Muita corrente é muito calor. Sobre o que é: a colocação do fio pode ser fechada ou aberta. Fechado – é quando o fio está sob um tubo especial. Aberto – quando não está coberto, isto é, um fio desencapado preso à parede.

Related  Reparação de uma caldeira elétrica com suas próprias mãos

Aqui você pode trapacear. A temperatura será diferente para diferentes seções do condutor, mesmo que o valor atual permaneça inalterado. Portanto, se a instalação do cabo estiver aberta, a seção menor será completamente aceitável. O calor escapará no ar e o fio, respectivamente, esfriará.

Fios com uma pequena seção transversal, em tubos, dutos de cabos ou uma parede não podem esfriar – o calor não tem para onde ir. Portanto, quando o fio é fechado, apenas uma seção transversal maior é necessária, caso contrário, o isolamento irá se deteriorar. Há também uma tabela que o ajudará a escolher um condutor levando em conta sua junta. O princípio permanece o mesmo: fios de cobre ou alumínio, corrente e potência.

Mesa de colocação de cabos:mesa de colocação de cabos

Mas você pode ficar confuso. Por exemplo, precisamos de um condutor de cobre, com uma potência de 7,3 kW (7300 watts). A rede é monofásica, vamos fechá-lo. Nós olhamos para a placa de identificação. Lembramos que tudo é levado nos valores máximos. Encontramos o número 7,4 kW. E vemos que a seção transversal necessária é de 6 milímetros quadrados.

Ou queremos construir um condutor de alumínio abertamente. Sabemos que a corrente de distribuição é de 40 amps. Na mesa há um número 39. É impossível! Nós tomamos mais – sessenta amperes. Vemos que compraremos um condutor com uma seção transversal de dez milímetros quadrados. E se fecharmos o pavimento, então 16. E não nos enganemos, e o estoque está lá. Antes de comprar um fio, leve um paquímetro e o primeiro prato com você. Apenas no caso, verifique: ele tem um diâmetro? Se, na verdade, é menor que o reivindicado, não leve este fio!