Adquirindo uma caldeira boa e de alta qualidade, cada proprietário deve entender que durante a operação deste eletrodoméstico também requer manutenção. O principal elemento desse dispositivo é o bronzeado, que deve ser periodicamente limpo de depósitos de calcário e sal. Para isso, periodicamente é necessário drenar a água da caldeira, no entanto, para um iniciante, este processo requer certo conhecimento. Para não chamar um mestre experiente para resolver este problema, e para drenar a água, se necessário, é necessário conhecer algumas características importantes da caldeira.
A conexão adequada da caldeira é importante!
Assim, em primeiro lugar, devemos lembrar algumas leis físicas e perceber que a água é sempre alimentada na caldeira sob pressão e, portanto, para a fusão, é necessário permitir a entrada livre na caldeira da entrada para o ar.
No entanto, aqui a maioria dos nossos compatriotas enfrentam dificuldades, já que na maioria das vezes o sistema de conexão de caldeiras não está certo. E como há várias opções para fazer a conexão, no estágio de edição, como drenar a água da caldeira no futuro, geralmente ninguém pensa.
Conexão de caldeira padrão típica
A maioria dos especialistas do centro de serviços realiza a conexão de acordo com o passaporte do fabricante da caldeira, onde você pode ver este esquema:
Esse tipo de conexão está correto, mas também pode ser melhorado. A variante de tal conexão consideraremos em baixo, e agora contaremos como descarregar a água de tal caldeira:
- A torneira de fornecimento de água fria para a caldeira está fechada (№2);
- Abrindo o misturador, a água quente restante é drenada do sistema (# 7);
- A torneira (No. 4) abre e a água começa a se fundir no sistema de esgoto;
- Depois de toda a água ter desaparecido, a válvula fecha (# 8).
Com esse sistema de conexão, não é difícil drenar a água da caldeira, no entanto, o proprietário deve garantir que toda a água não saia do sistema.
Variante de conexão de caldeira simplificada
A figura abaixo mostra um caso típico de uma conexão simples, que geralmente é realizada por especialistas de baixa qualificação.
Para mesclar a água com esse sistema de conexão, você precisa executar as seguintes operações:
- Feche a válvula de abastecimento de água fria para a caldeira;
- Tendo aberto a torneira de água quente na cozinha ou no banheiro, descarte os restos de água quente;
- Abra a válvula de retenção na válvula de segurança e drene a água.
Infelizmente, com este tipo de instalação, a água vai se fundir por muito tempo e o host terá que esperar pelo menos 40-50 minutos, o que não pode ser chamado de conveniente.
Ligação profissional da caldeira – drenagem rápida da água da caldeira
Para gastar um mínimo de tempo para drenar a água, é importante ter um sistema profissional de conexão de caldeiras. Se uma pessoa tiver uma caldeira conectada desta maneira, como mostrado na figura abaixo, então não haverá dificuldade em drenar a água e todo o processo não levará mais do que 8-10 minutos, dependendo do volume do tanque de armazenamento.
Para drenar a água da caldeira, execute as seguintes operações:
- Feche a torneira da água;
- Aparafuse a mangueira de drenagem à torneira de saída;
- Abra a válvula de drenagem;
- Abra a torneira de ar.
Bem, a fim de reduzir o número de operações a um mínimo, é possível conectar tubos de drenagem ao sistema de esgoto na fase de instalação, após o que drenar a água para qualquer pessoa se tornará muito simples e absolutamente acessível.
Resumindo tudo isso, podemos dizer que, com a sequência correta de ações, não há nada complicado na drenagem, de modo que até mesmo uma criança possa realizar esse processo.
Vídeo: como drenar a água da caldeira quando a conexão está incorreta
Outro vídeo sobre outra versão de drenagem de água de uma caldeira