Viver sem água quente é ruim. Portanto, se a casa não é fornecida centralmente pelo fornecimento de água quente, é necessário instalar um aquecedor de água. Se a habitação não está equipada com aquecimento da caldeira, CHP, ou conectar-se ao dispositivo de rede para aquecimento de água não pode ser usado caldeiras elétricas, por várias razões (embora o nome não é inteiramente correto, ele foi preso, de acordo com as regras é apenas aquecedores de água). Vamos considerar mais detalhadamente os princípios do funcionamento das caldeiras e suas variedades.
Como funciona um aquecedor elétrico de água?
Quando a corrente flui através do condutor ter impedância de acordo Joule – Lenz é aquecido (esta fórmula define a relação entre os parâmetros de calor e os valores de corrente eléctrica ao abrigo das mesmas – Q = R * I2, aqui Q – energia térmica, R – resistência, I – corrente). Com o condutor na água, o calor liberado é transferido para ele.
Embora, deve-se notar que os aquecedores de água foram anunciados hoje, que operam com base no princípio da transferência direta de energia (através de radiação de microondas) para as moléculas de água, mas o tempo passará enquanto elas estiverem amplamente espalhadas.
Deve notar-se toda a caldeira eléctrica equipado com um sistema de controlo de temperatura, que pode ser montado tanto em um esquema simples utilizando interruptores bimetálicos, ou ser mais complicado, incluindo a utilização de microprocessadores.
Além disso, quase todos os aquecedores, especialmente tanques de armazenamento, têm sistemas de proteção contra sobrepressão, na maioria das vezes válvulas de segurança.
Classificação
Existem dois tipos de caldeiras elétricas para aquecimento de água:
- Caldeira de fluxo direto, a água é aquecida, passando por trocadores de calor, que possuem uma grande área. Esses dispositivos são mais compactos e fornecem calor imediatamente após serem conectados à rede. No entanto, eles têm uma grande potência elétrica específica e, em muitos casos, exigem equipamentos de proteção e fiação adequados.
- Cumulativo – aqui são utilizados aquecedores de menor potência (consumindo menos corrente). A água de aquecimento não ocorre no fluxo, mas no tanque (que é necessariamente fornecido com isolamento térmico). A vantagem de um tal dispositivo não é apenas uma corrente de menor intensidade que passa através do aquecedor eléctrico, mas também o facto de que eles podem facilmente lidar com pico (por exemplo, de manhã, quando toda a família tendo um chuveiro e lavagens) custos de água. Além disso, se amplamente implementado pagamento diferenciado para energia elétrica (em custos de quilowatts-hora noite menos), seu uso é justificado por razões económicas – a água pode ser aquecido quando o medidor elétrico considera a taxa mínima (à noite). As desvantagens das caldeiras elétricas de armazenamento incluem seu tamanho considerável. Se você precisar de um aquecedor desse tipo, entenda a lógica da operação de seus sistemas de controle. A partir disso, bem como a qualidade do isolamento térmico da sua habitação depende – quanto a caldeira consome.
O que é elementos de aquecimento?
A fim de compreender completamente o princípio de funcionamento da caldeira elétrica é necessário entender como o aquecedor (que é a abreviação mais correto, mas é frequentemente usado mais adequado para pronúncia em línguas eslavas RTE).
Decodificação do encurtamento do aquecedor é um aquecedor elétrico tubular. É um tubo (metal, porcelana, vidro, etc.) em que um elemento de aquecimento está localizado rodeado por uma camada de um dielétrico resistente ao calor.
Suas dimensões e formas geométricas podem ser as mais diversas – retas, em “U”, dobradas em espiral. Conectores ou roscas para a conexão de corrente elétrica também podem ser localizados de diferentes maneiras, seja em uma extremidade do tubo ou em ambos. Deve observar-se que este dispositivo inventou-se e patenteou-se no meio do século antes do último.
Princípio de funcionamento
Além disso, que consideramos o princípio geral do funcionamento de caldeiras elétricas, consideraremos suas variedades individuais. E faremos uma reserva, a diferença não é tanto com o tipo de aquecedores elétricos, cuja classificação já desmontamos, mas mais com as características do design. Portanto, vamos considerar, alguns tipos especiais de caldeiras elétricas, e como eles funcionam, vamos dar a cada um um pequeno parágrafo. Embora esses aquecedores diferem dos tipos padrão e não muito, para se apropriar da situação, eles devem estar familiarizados.
Caldeiras elétricas com seco TEN
Normalmente, o TEN está diretamente na água e sua conexão com o corpo é separada por juntas de vedação. No entanto, há uma variedade chamada caldeiras elétricas com TEN seca, em que os elementos de aquecimento estão em cavidades e são isolados do contato com a água. Esses aquecedores são mais seguros (há uma dupla proteção contra a penetração do potencial, perigosa para a vida na água, que ainda é um condutor) e elementos combustíveis mais baratos podem ser usados neles.
Outra vantagem de tais dispositivos é uma substituição simples dos elementos de aquecimento em si, não são necessárias juntas adicionais, você pode simplesmente remover o TEN com falha e instalar um novo. Além disso, não há diferença que tipo deste tipo, tais aquecedores de água são muito mais fáceis de manter.
Caldeira elétrica de duplo circuito
Esta unidade é projetada para aquecer a água, tanto com a ajuda de corrente elétrica, como com a ajuda de sistemas de fornecimento de calor. A principal característica que tem uma caldeira elétrica de circuito duplo é que, além dos aquecedores, também há trocadores de calor para fornecimento de água quente, que funcionam a partir do aquecimento. Essa abordagem permite o fornecimento de água quente à moradia, mesmo no período em que as caldeiras ou usinas combinadas de calor e energia não funcionam.
A vantagem deste sistema é também que o aquecimento de água por eletricidade é sempre mais caro que o uso de redes de calor.
Na maioria das vezes, esses dispositivos são equipados com um sistema de automação que permite não apenas trocar os elementos de aquecimento, mas também quando necessário. E pode ser uma caldeira elétrica em funcionamento e um aparelho que opera de forma cumulativa. Mesmo porque os tamanhos grandes do dispositivo são necessários para acomodar dois tipos de aquecedores de água, as caldeiras de dois circuitos são mais frequentemente acumulativas.
Em suma, isso é tudo o que pode ser dito sobre caldeiras de aquecimento de água usando eletricidade em um pequeno artigo. Embora, a fim de obter informações exaustivas sobre este tópico, é preciso monitorar constantemente as novidades, tanto na engenharia de aquecimento quanto nos últimos desenvolvimentos das empresas elétricas. Mas isso já é um tópico para o livro, não um artigo.
Vídeo: como escolher a caldeira certa