A cinza de madeira é um produto muito útil para as plantas. Contém uma grande quantidade de potássio, cálcio, magnésio e fósforo, necessária para as plantas no período de floração e frutificação.
A desvantagem da cinza de madeira é que ela praticamente não contém nitrogênio, o que é necessário para as plantas no período de vegetação ativa. Para alimentar plantas é necessário fertilizantes minerais complexos.
Use fertilizante de nitrogênio ao mesmo tempo que as cinzas não são desejáveis. Com esse uso, o nitrogênio reage com o álcali e é formada a amônia, que rapidamente se evapora. É melhor aplicar fertilizantes nitrogenados e cinzas em dias diferentes.
Além disso, não aplique cinzas ao solo com fertilizantes de fósforo. Neste caso, o fósforo não será assimilado pelas plantas.
Cinzas como fertilizante
As cinzas de madeira não contêm cloro, por isso podem ser usadas com segurança para fertilização:
- pepinos;
- abobrinhas;
- batatas;
- cenouras;
- morangos;
- framboesas.
Todas essas culturas não toleram a introdução de cloro no solo. Além disso, a cinza reduz a acidez do solo e torna o solo mais solto, por isso é introduzido para normalizar o nível de pH.
Se o solo arenoso ou picante predominar em seu local, recomenda-se adicionar de 700 a 1,5 kg de cinza de madeira por 1 m2 área. Se você usar cinzas da queima de palha, a norma deve ser dobrada.
Ao usar cinza de madeira como fertilizante, a norma é de 100 g por 1 m2 área de pouso. Durante a estação de crescimento, é necessário fazer um curativo líquido. Para a sua preparação, 100 g de cinzas são dissolvidos em 10 litros de água.
Quais plantas são prejudicadas por cinzas
Como a cinza de madeira tem uma reação alcalina, não é recomendado aplicá-la em culturas que crescem em solo ácido. Principalmente é uma planta ornamental:
- culturas de coníferas;
- magnólia;
- azálea;
- rododendros.
O solo neutro não é adequado para essas plantas.
Cinza como remédio para pragas e doenças fúngicas
A fim de se livrar de pulgões e lesmas, umedecer as folhas das plantas no início da manhã e polvilhe-as com cinza de madeira. Este método é eficaz para batatas e morangos.
Se você misturar a infusão de cinza de madeira, tabaco e sabão em pó em proporções iguais, você terá um excelente remédio para o oídio e pulgão.
Como preparar cinzas de madeira
Recolher cinzas após piqueniques, queimar aveleira e galhos doentes de árvores. Mantenha as cinzas em um recipiente selado. Se as condições de armazenamento forem cumpridas, o prazo de validade da cinza de madeira não é limitado.
A noz secreta substâncias venenosas que inibem o crescimento de outras culturas. Quando queimando galhos e folhagens, essas substâncias se quebram. A cinza de madeira, obtida como resultado da queima de aveleira, pode ser usada com segurança para fertilizar outras plantas.