Não há nada mais saboroso do que abrir um pote de tomates enlatados caseiros no inverno e transformá-lo em purê de batatas. E gostoso, e útil ao mesmo tempo! E se os tomates ainda estão no suco de tomate, já existem dois em um – e comer e beber. E o dobro de vitaminas!
Tais tomates podem ser usados para fazer pizza e lasanha, bem como para molhos.
Quais tomates devo tomar?
Para um lanche delicioso, você precisa de dois tipos de tomates:
- Para deixar o pôr do sol lindo e o pote se encaixar em mais vegetais, é preciso escolher tomates maduros, mas não grandes. Se desejar, você pode usar cereja, mas outras variedades são bastante adequadas. O principal é que os tomates são pequenos, menores que o ovo de galinha.
- Diretamente para suco de tomate (para vazamento), é desejável tomar tomates com polpa densa, por exemplo, nata (o tamanho aqui não é tão importante). Deles você obtém um suco grosso e rico – exatamente o que você precisa.
Os bancos devem ser pré-esterilizados e secados, e as tampas – ferver.
Como determinar o número de vegetais?
Para entender o quanto um tomate vai precisar, você precisa colocá-lo em uma jarra. Se várias latas forem conservadas, as verduras podem ser pesadas para descobrir a quantidade total.
Quanto ao suco de tomate, ele deve ser preparado em uma quantidade igual a metade do volume da lata e 150-200 g acima. Por exemplo, um litro de frasco de tomate precisa de pelo menos 700 ml de suco – isso é devido ao fato de que ele é um pouco fervido.
Cozinha passo-a-passo
Frutas grandes, selecionadas para suco, devem ser previamente limpas da pele. Para fazer isso, coloque-os em água fervente por alguns minutos e depois:
- remova a pele;
- recorte as hastes;
- cortado em 4 partes;
- moer no liquidificador ou passar por um moedor de carne;
- cozinhe, removendo periodicamente a espuma até que pare de montar.
Ao preparar o suco de tomate, coloque em frascos lavados e secos pequenos tomates e despeje-os com água fervente. Para sustentar 15 minutos.
Antes de colocar, pique a fruta com um palito de dentes para que a pele não se rompa.
Quando o suco estiver pronto, escorra o tomate com água e despeje imediatamente com suco fervente embaixo do topo. Despeje de tal maneira que quando uma tampa é colocada no frasco, um pouco de suco transborda. O frasco enrolado precisa ser virado. Assim, dentro do frasco não haverá ar, e a tampa é mais uma vez esterilizada por suco fervente.