O nível de saúde de um gato, seu estado mental e expectativa de vida dependem em grande parte da nutrição correta, equilibrada e regular, que fornece um alimentador automático para gatos.
Benefícios
O dispositivo resolve muitos problemas, possuindo uma série de vantagens:
- a comida é servida automaticamente;
- normas dietéticas são observadas, incluindo fracionadas ou especialmente prescritas pelo médico;
- o animal de estimação pode ser deixado com segurança em casa por 2-5 dias, dependendo do modelo adquirido;
- Para casos excepcionais, os alimentadores são feitos com alimentação por 90 dias;
- conveniência para o dono esquecido;
- a operação das baterias garante a segurança do dispositivo;
- o alimento é protegido de umidade excessiva e secagem;
- a presença de vários compartimentos em estruturas separadas permite colocar alimentos secos e úmidos, instalar um recipiente com água;
- uma grande variedade de modelos a preços acessíveis.
Princípio de funcionamento
Gatil automático é uma caixa de plástico alongada ou redonda com uma tampa e uma bandeja de comida aberta. O dispositivo é projetado de forma que o alimento seja alimentado em uma tigela em certas porções, para que o animal não coma todo o volume de comida de cada vez.
Nos modelos com várias secções, o compartimento dos alimentos é aberto no tempo definido pelo temporizador ou programa.
Cada modelo do produto possui seu próprio conjunto de funções básicas e adicionais.
Variedades
Até o momento, vários tipos de alimentadores automáticos para gatos estão sendo produzidos:
- mecânico;
- um quebra-cabeças de manjedoura;
- com compartimentos;
- com um temporizador;
- com um dispensador;
- eletrônico;
- com controle remoto.
Mecânico
O dispositivo mais simples para alimentar membros de quatro patas tem um design confiável. Preenche a tigela do gato depois que o animal come. Por isso, neste caso não é necessário falar da observância de uma dieta. Na venda existem modelos Triol.
No alimentador mecânico para gatos, coloque apenas alimentos secos por um período não superior a um dia.
Quebra-cabeça
Gatos inteligentes e curiosos gostam de obter comida da construção do labirinto.
A comida no dispositivo permanece fresca e o gato tem uma atividade vital mais alta e desenvolve inteligência. Existem construções do Catit Senses.
Com compartimentos
Uma calha com vários compartimentos opera com baterias.
Em certos momentos durante a rotação, abre-se um setor com comida. Pode ser usado não apenas para forragens secas, mas também úmidas e naturais, para armazenamento de gelo armazenado em um dos compartimentos. Modificações populares: Cat Mate C50; SITITEK Pets.
Com temporizador
O alimentador com o temporizador para gatos é conveniente e útil, fechado com uma tampa, dividida em vários compartimentos, que abrem por sua vez no tempo especificado.
Existem adaptações para todos os tipos de alimentos ou apenas para alimentos secos. O último modelo tem a capacidade de alimentar o animal a 90 dias. Mais frequentemente, os produtos da Trixie estão em demanda; Feed-Ex.
Feed Feed cat é projetado para 4 refeições. O temporizador é minimamente definido por 1 hora, máximo – por um dia, dando uma dose em volume de 300g Modelos de Feed Ex podem impor porções de 60 a 360g e gravar a voz do hospedeiro para convidar o gato para o jantar. Ao alimentar com alimentos úmidos, o aparelho é fornecido com um compartimento de armazenamento de gelo.
Com um dispensador
A calha de alimentação para gatos com um dispensador também é uma opção bastante confortável, na qual, na hora certa, o amortecedor é empurrado para trás e o alimento é despejado na tigela no volume necessário.
Opera sem supervisão por até 3-4 dias. Você pode facilmente escolher entre os modelos Ferplast Zenith.
Eletrônico
Ele é projetado para longa ausência de uma pessoa, portanto, é equipado com opções digitais sérias:
- um display no qual todas as informações para controlar o suprimento de alimentos frescos para a tigela do gato são colocadas;
- sensores responsáveis pelo funcionamento do dispositivo;
- a capacidade de gravar a voz do proprietário chamando o gato.
Um carrinho de comida de gato eletrônico pode ser equipado com um indicador especial que abre a tigela quando o gato vem com um charme pessoal na gola.
Construções deste tipo são extremamente convenientes se dois ou vários gatos com diferentes dietas, vitaminas e remédios viverem em casa. Em uma boa conta de modelo: Feed Ex; SiTiTEK Hoison.
Com controle remoto
Esses alimentadores se conectam à Internet para se comunicar com o animal de estimação por meio de um smartphone, tablet e computador. Graças ao serviço “inteligente”, o proprietário está sempre ciente de como o gato recebe a nutrição correta: pelo tempo, volume, quantidade de calorias desperdiçadas, a presença de impurezas indesejadas na alimentação.
O aparelho calcula a dose de alimento levando em conta a idade, peso, comportamento do animal, garantindo a qualidade de saúde e a longevidade do animal. Recomenda-se prestar atenção aos modelos do PETNET SmartFeeder.
Como fazer um self-feeder com suas próprias mãos
O preço do alimentador está na faixa de 900-12500 rublos, dependendo do tipo, design, disponibilidade de funções adicionais, o fabricante. O dispositivo pode ser feito em casa, economizando dinheiro e aproveitando a criatividade.
Como fazer um alimentador de gatos? Um dispositivo mecânico convencional é construído de dois recipientes plásticos de 5 litros cada. Um deles serve como um palete, para o qual o semicírculo é cortado de um lado para precipitar o alimento, e do outro lado é feito um furo redondo para fixar o frasco vertical.
A partir do segundo (recipiente vertical), corte o pescoço e o fundo. A parte estreita é inserida no furo redondo da primeira garrafa e fixada com uma cola confiável ou costurada com uma renda. O alimentador automático para gatos com as próprias mãos não é inferior em qualidade aos dispositivos mecânicos mais simples da loja.
Alimentadores caseiros também podem ser feitos:
- Com a extração de alimentos pelo gato, onde a bola é usada como regulador;
- baseado em um mecanismo de relógio com uma bateria;
- com um regulador (servo), que controla o movimento da parte inferior da estrutura.
Apesar do fato de que a automação da distribuição de alimentos é muito conveniente e cuidadosa, você precisa usar o cocho apenas se necessário, para que o gato tenha plena consciência do cuidado, da comunicação e da importância da casa.