Um canteiro de flores com charme especial e composições ligadas a plantas com flores atrofiadas. Seus pequenos arbustos, completamente cobertos de pequenas inflorescências, atraem imediatamente os olhos. Tome pelo menos um cravo alpino – ao contrário de seus congêneres mais dimensionais, ele tem dimensões compactas e caráter muito complacente, pois pode crescer mesmo em solos pobres.
Como é uma planta?
Os cravos-da-índia alpinos desenvolvem-se sob a forma de arbustos redondos constituídos por hastes finas, com uma altura não superior a 25 cm, com finas folhas finas de cor cinzento-verde. Com o início do verão, os arbustos são cobertos de inflorescências pequenas, mas muito perfumadas e bonitas, com até 4 cm de diâmetro, formadas por cinco pétalas crenadas, levemente onduladas. A planta floresce abundantemente até agosto, mas no final do verão nos arbustos pode-se ver flores, embora em números únicos. As unhas para colorir podem ser as mais diversas: de branco-neve a roxo-rico.
O sistema radicular do cravo é uma vara longa, que eventualmente cresce para os lados. Ele acumula nutrientes e “alimenta” a parte superior do mato, de modo que ele rapidamente se transforma em uma grande almofada de ervas de até 50 cm de diâmetro.
Depois do fim da floração no lugar das inflorescências, as caixas seminais da forma alongada formam-se. Quando amadurecem completamente, abrem-se nas quatro folhas superiores e, a partir delas, derramam-se no chão sementes redondas. Então, a longo prazo cravo alpino e multiplica sem a participação do florista. Quanto ao mato da mãe, a sua vida é relativamente curta e não excede os 4 anos.
Os cravos-da-índia alpinos selvagens crescem livremente nas rochas calcárias entre as encostas das montanhas dos Alpes, bem como na Áustria, Itália e Eslovénia. Na floricultura hortícola, suas variedades híbridas são mais usadas – elas são mais adaptadas ao cultivo doméstico.
Peculiaridades do crescimento
A despretensão do cravo alpino é manifestada pela falta de requisitos para os nutrientes do solo, além disso, a terra “muito rica” só irá prejudicar a planta, especialmente com um excesso de substâncias orgânicas. Em tais condições, os arbustos envelhecem rapidamente e toleram melhor o inverno.
A melhor variante do solo para o cultivo de cravo é uma área pedregosa com uma mistura de solo arenoso neutro.
A abundância de floração depende do local de plantio. A planta deve ser plantada no lado ensolarado de áreas elevadas, onde há muita luz e umidade não estagnar.
Cuidar de cravos alpinos é simples e inclui:
- Rega conforme necessário.
- Remoção de ervas daninhas.
- Top periódico vestir com preparações minerais, mas não mais do que três vezes por temporada.
- Compostagem para o inverno.
- Poda de arbustos após a floração.
A flor se multiplica por sementes, estacas ou camadas, mas o primeiro método é usado com mais frequência.